Um público de mais de 20 milhões de pessoas assistiu, no horário nobre desta quinta-feira, 9, à primeira audiência da investigação da comissão da Câmara dos Deputados dos EUA sobre o ataque de 6 de janeiro de 2021 ao Capitólio, segundo a Nielsen.
Ao agendar uma audiência no Congresso das 20h às 22h, os membros da comissão e os democratas esperavam levar o caso ao maior público possível. As redes ABC, CBS e NBC anteciparam a programação do horário nobre e entraram no modo de reportagem especial para cobri-la ao vivo.
Embora o número desta quinta-feira à noite empalideça ao lado dos debates presidenciais (de 63 milhões a 73 milhões) ou do discurso do Estado da União deste ano (de 38 milhões), ainda é muito maior do que o público que normalmente assistiria a uma audiência diurna no Congresso.
Ele está no nível de eventos de televisão como um grande jogo Sunday Night Football ou o Desfile do Dia de Ação de Graças da Macy’s.
A ABC atraiu a maior audiência, com 5,2 milhões de espectadores. NBC e CBS tiveram uma audiência de mais de 3 milhões cada. A MSNBC teve uma média de mais de 4 milhões, e a CNN atraiu 2,7 milhões. A cifra de 20 milhões ainda não incluía a PBS, então a audiência total provavelmente deve ser um pouco maior.
Os espectadores que sintonizaram acompanharam praticamente toda a transmissão. A audiência em cada uma das redes de transmissão permaneceu estável entre 20h e 22h, de acordo com informações da Nielsen.
Enquanto as redes de transmissão abriram mão de suas ofertas de entretenimento no horário nobre e a CNN e a MSNBC deram cobertura total à audiência, havia uma diferença notável entre as redes de notícias a cabo. A Fox News, a rede de TV a cabo mais assistida, não transmitiu as audiências ao vivo, mantendo sua programação habitual no horário nobre.
Os apresentadores da Fox News Tucker Carlson e Sean Hannity dedicaram seus programas ao tema e ambos dividiram a tela com a transmissão ao vivo, mas o som da comissão silenciado, enquanto menosprezavam o trabalho dos parlamentares. “Eles estão mentindo, e nós não vamos ajudá-los a fazer isso. O que faremos em vez disso é tentar dizer a verdade”, disse Carlson.
Investigação do ataque ao Capitólio
Os esforços de contra-programação da Fox atraíram uma audiência média de 3 milhões, o que é quase normal.
Os âncoras da Fox News Bret Baier e Martha MacCallum cobriram as audiências ao vivo, mas o fizeram no canal Fox Business, que atrai muito menos espectadores. Cerca de 223 mil pessoas assistiram à audiência pela Fox Business.
As afiliadas locais da rede Fox tinham a opção de pegar a transmissão da Fox Business, mas não eram obrigadas a fazê-lo. Algumas das principais estações locais da Fox, como Los Angeles e Chicago, aceitaram, enquanto outras transmitiam programação de entretenimento programada regularmente.
A estação Fox de Nova York, por exemplo, optou por exibir episódios de MasterChef Junior e Don’t Forget the Lyrics. /NYT