Quatro pessoas morreram e 143 ficaram feridas devido às chuvas torrenciais em Taiwan que causaram perdas agrícolas de mais de 563,2 milhões de dólares taiwaneses (US$ 18,35 milhões), informou hoje o Corpo de Bombeiros Nacional e o Ministério da Agricultura.
Todo o centro e o sul da ilha sofreram inundações que paralisaram fábricas e o trabalho nos campos de cultivo, além de cortes no fornecimento elétrico e bloqueios em inúmeras estradas, segundo o Centro de Resposta a Desastres e Emergências.
Milhares de casas foram inundadas pelas águas e quase 7.000 pessoas foram evacuadas, das quais 1.827 foram alojadas em 20 abrigos temporários. Cerca de 70 mil casas sofreram interrupção na energia elétrica, segundo dados dos bombeiros.
+++ Taiwan se converte em referência da liberdade de expressão
O meteorologista taiwanês Wu Der-Romg previu nesta segunda-feira, 27, mais três dias de chuvas torrenciais e ventos fortes, advertindo a população do aumento de inundações, deslizamentos de terra e quedas de rochas, enquanto as evacuações continuam.
O exército taiwanês mobilizou mais de 37.000 soldados, 47 veículos de assalto anfíbio AAV-7 e cerca de 5.000 aeronaves e veículos, para lidar com os efeitos das chuvas torrenciais na região afetada, segundo o Ministério da Defesa. /EFE