Um enorme deslizamento de terra atingiu uma mina de ouro no leste da Turquia na terça-feira, 13, soterrando pelo menos nove trabalhadores, que continuam desaparecidos. Quatro pessoas, incluindo o gerente da mina, foram presas na quarta-feira, 14, como parte da investigação do acidente.
Um vídeo, aparentemente filmado por um trabalhador da mina, mostrou uma enorme massa de terra descendo por uma ravina, invadindo tudo em seu caminho. O deslizamento de terra envolveu um monte de solo extraído da mina, disse o ministro do Interior, Ali Yerlikaya. Há a suspeita de que o deslizamento poderia estar contaminado com cianeto.
O deslizamento de terra atingiu a mina Copler da empresa Anagold Madencilik, na cidade de Ilic, na província montanhosa de Erzincan. Equipes de busca e resgate, incluindo equipes policiais e militares, equipes de resgate de minas e voluntários, foram mobilizadas para procurar os desaparecidos, disse Yerlikaya.
O ministro informou à imprensa que se acreditava que cinco dos trabalhadores desaparecidos estavam perto ou dentro de um contêiner de metal quando ocorreu o deslizamento de terra. Três outros estavam dentro ou perto de um veículo, enquanto outro estava dentro de um caminhão, disse ele, acrescentando que as equipes de resgate estavam usando dispositivos de detecção de radar para tentar localizá-los.
Leia Também:
Contaminação
Especialistas alertaram que o deslizamento de terra pode trazer riscos ambientais. O geólogo Suleyman Pampal disse que o solo que formou o deslizamento foi processado para obter ouro e pode conter substâncias perigosas, como o cianeto, usado para extrair ouro. Ele também alertou sobre uma ameaça ao vizinho rio Eufrates.
O Ministério do Meio Ambiente disse em comunicado que um riacho que leva ao Eufrates foi fechado para evitar a poluição da água. O governador de Erzincan, Hamza Aydoglu, também disse que não houve vazamento na hidrovia.
Mas o grupo ambientalista local Plataforma Ilic sobre a Natureza e o Meio Ambiente afirmou que o riacho já se misturou com o Eufrates. “Não fechem (o riacho), fechem a mina”, disse o grupo.
A mina é operada pela empresa privada Anagold, que atua na área desde 2010. Ela foi fechada em 2020 na sequência de uma fuga de cianeto no rio, que atravessa a Turquia, a Síria e o Iraque. Reabriu dois anos depois, depois que a empresa foi multada e uma operação de limpeza foi concluída.
Ambientalistas e autoridades locais tentaram fechar a mina novamente após um vazamento de cianeto em 2022, causado por um rompimento de tubulação. Houve encerramento das atividades durante alguns meses, mas a mina foi reaberta depois que sua operadora pagou uma multa, suscitando duras críticas dos partidos da oposição.
O ministro da Energia, Alparslan Bayraktar, disse que a mina foi inspecionada pela última vez em agosto./Associated Press e AFP.