É hora de pôr o carro em dia


Vistoria oferecida de graça na cidade pode se tornar obrigatória em breve

Por Luís Felipe Figueiredo, Mário Curcio e do Jornal da Tarde

Uma inspeção grátis para carros fez "bombar" o pátio da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) na Barra Funda, zona oeste. Dos 161 veículos checados na primeira semana da ação, no mês passado, só 8,1% passariam direto se o teste fosse para valer. Para deixar um dos 91,9% reprovados em ordem, os motoristas teriam de desembolsar, no mínimo, entre R$ 418 e R$ 1.300, conforme levantamento de preços feito em oficinas da capital.   Veja também: Prepare-se para 2009 Como funciona a inspeção no exterior   Criada pelo jornal Oficina Brasil e o site WebMotors, o programa verifica cerca de 70 itens do carro. Mais da metade (57,1%) foi barrada por ter faróis desalinhados.   Problema nos freios (42,9%) também é comum, assim como falha no motor - 37,9% deixam poças de óleo onde param.   Prevenção   E a procura continua enorme. Aberto na segunda-feira passada, o agendamento para a segunda rodada encerrou-se na quarta.   O interessado em participar da terceira Estação de Inspeção, como a ação é chamada, terá de esperar até o mês que vem. O cadastramento poderá ser feito entre os dias 10 e 14 de novembro, das 9h às 17h, pelo telefone 3871-8750. Ao final da avaliação, que leva cerca de 30 minutos para ser feita, o motorista recebe um relatório sobre o estado geral do veículo.   A promotora de eventos Marcela Negrão teve seu Fiat Mille ano 2006 "reprovado" na primeira edição da inspeção. "Cuido bem dele, mas constataram faróis desregulados e tampa do porta-malas desalinhada", afirma.   Ela ainda não procurou uma oficina porque pretende vender o veículo. "Acho que vou dar um desconto a quem o comprar", diz.   Lígia Gonçalves também promove eventos e depende do carro, um Peugeot 206 ano 2005, no dia-a-dia. "Fiz as revisões direitinho e ele não me dá problema. Não posso ficar na mão. Às vezes viajo sozinha à noite", conta.   Será para valer   Em 30 de setembro, a Assembléia Legislativa de São Paulo aprovou um projeto de lei sobre inspeção veicular. O texto sugere verificação de itens como direção, freios, pneus, suspensões, emissões e outros (semelhante àquela prevista no atual código de trânsito).   Para entrara em vigor, depende da assinatura do governador José Serra. "Foi a bancada dele que pediu para pôr o projeto em votação", diz o autor do projeto, o deputado estadual Vanderlei Siraque, do PT de Santo André.   Mas esse tipo de vistoria é mais abrangente e entraria em conflito com a com a atual Inspeção Ambiental Veicular para a veículos a diesel. Em maio de 2009, valerá para os a gasolina, álcool, flexíveis e a GNV (leia na página ao lado).   "Não acredito que o governador aprove porque o tema é federal", diz Eduardo Rosim, diretor-operacional da Controlar, empresa que realiza as inspeções atuais.     O que mais reprova e quanto sai para consertar 57,10% Faróis desregulados. Embora a maioria apresente o defeito, custa pouco para repará-lo: de R$ 10 a R$ 20. 42,90% Falha nos freios. Sai a partir de R$ 8 (pastilha) e atinge R$ 180 se for preciso trocar os discos. 37,9% Vazamento de óleo do motor. Com várias causas possíveis, preço do conserto pode variar de R$ 100 a até R$ 800, caso seja necessário trocar o retentor. 29,80% Pneus desgastados. Preço varia de acordo com as dimensões. Para um VW Gol, sai por cerca de R$ 150 cada. 19,3% Sistema de arrefecimento com corrosão ou vazamento. Conjunto de mangueiras para o VW Gol custa cerca de R$ 150.   * Pesquisa feita nas oficinas Auto Técnica Pardal Motores (2955-0093) e Auto Mecânico Scopino (3955-2086).

Uma inspeção grátis para carros fez "bombar" o pátio da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) na Barra Funda, zona oeste. Dos 161 veículos checados na primeira semana da ação, no mês passado, só 8,1% passariam direto se o teste fosse para valer. Para deixar um dos 91,9% reprovados em ordem, os motoristas teriam de desembolsar, no mínimo, entre R$ 418 e R$ 1.300, conforme levantamento de preços feito em oficinas da capital.   Veja também: Prepare-se para 2009 Como funciona a inspeção no exterior   Criada pelo jornal Oficina Brasil e o site WebMotors, o programa verifica cerca de 70 itens do carro. Mais da metade (57,1%) foi barrada por ter faróis desalinhados.   Problema nos freios (42,9%) também é comum, assim como falha no motor - 37,9% deixam poças de óleo onde param.   Prevenção   E a procura continua enorme. Aberto na segunda-feira passada, o agendamento para a segunda rodada encerrou-se na quarta.   O interessado em participar da terceira Estação de Inspeção, como a ação é chamada, terá de esperar até o mês que vem. O cadastramento poderá ser feito entre os dias 10 e 14 de novembro, das 9h às 17h, pelo telefone 3871-8750. Ao final da avaliação, que leva cerca de 30 minutos para ser feita, o motorista recebe um relatório sobre o estado geral do veículo.   A promotora de eventos Marcela Negrão teve seu Fiat Mille ano 2006 "reprovado" na primeira edição da inspeção. "Cuido bem dele, mas constataram faróis desregulados e tampa do porta-malas desalinhada", afirma.   Ela ainda não procurou uma oficina porque pretende vender o veículo. "Acho que vou dar um desconto a quem o comprar", diz.   Lígia Gonçalves também promove eventos e depende do carro, um Peugeot 206 ano 2005, no dia-a-dia. "Fiz as revisões direitinho e ele não me dá problema. Não posso ficar na mão. Às vezes viajo sozinha à noite", conta.   Será para valer   Em 30 de setembro, a Assembléia Legislativa de São Paulo aprovou um projeto de lei sobre inspeção veicular. O texto sugere verificação de itens como direção, freios, pneus, suspensões, emissões e outros (semelhante àquela prevista no atual código de trânsito).   Para entrara em vigor, depende da assinatura do governador José Serra. "Foi a bancada dele que pediu para pôr o projeto em votação", diz o autor do projeto, o deputado estadual Vanderlei Siraque, do PT de Santo André.   Mas esse tipo de vistoria é mais abrangente e entraria em conflito com a com a atual Inspeção Ambiental Veicular para a veículos a diesel. Em maio de 2009, valerá para os a gasolina, álcool, flexíveis e a GNV (leia na página ao lado).   "Não acredito que o governador aprove porque o tema é federal", diz Eduardo Rosim, diretor-operacional da Controlar, empresa que realiza as inspeções atuais.     O que mais reprova e quanto sai para consertar 57,10% Faróis desregulados. Embora a maioria apresente o defeito, custa pouco para repará-lo: de R$ 10 a R$ 20. 42,90% Falha nos freios. Sai a partir de R$ 8 (pastilha) e atinge R$ 180 se for preciso trocar os discos. 37,9% Vazamento de óleo do motor. Com várias causas possíveis, preço do conserto pode variar de R$ 100 a até R$ 800, caso seja necessário trocar o retentor. 29,80% Pneus desgastados. Preço varia de acordo com as dimensões. Para um VW Gol, sai por cerca de R$ 150 cada. 19,3% Sistema de arrefecimento com corrosão ou vazamento. Conjunto de mangueiras para o VW Gol custa cerca de R$ 150.   * Pesquisa feita nas oficinas Auto Técnica Pardal Motores (2955-0093) e Auto Mecânico Scopino (3955-2086).

Uma inspeção grátis para carros fez "bombar" o pátio da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) na Barra Funda, zona oeste. Dos 161 veículos checados na primeira semana da ação, no mês passado, só 8,1% passariam direto se o teste fosse para valer. Para deixar um dos 91,9% reprovados em ordem, os motoristas teriam de desembolsar, no mínimo, entre R$ 418 e R$ 1.300, conforme levantamento de preços feito em oficinas da capital.   Veja também: Prepare-se para 2009 Como funciona a inspeção no exterior   Criada pelo jornal Oficina Brasil e o site WebMotors, o programa verifica cerca de 70 itens do carro. Mais da metade (57,1%) foi barrada por ter faróis desalinhados.   Problema nos freios (42,9%) também é comum, assim como falha no motor - 37,9% deixam poças de óleo onde param.   Prevenção   E a procura continua enorme. Aberto na segunda-feira passada, o agendamento para a segunda rodada encerrou-se na quarta.   O interessado em participar da terceira Estação de Inspeção, como a ação é chamada, terá de esperar até o mês que vem. O cadastramento poderá ser feito entre os dias 10 e 14 de novembro, das 9h às 17h, pelo telefone 3871-8750. Ao final da avaliação, que leva cerca de 30 minutos para ser feita, o motorista recebe um relatório sobre o estado geral do veículo.   A promotora de eventos Marcela Negrão teve seu Fiat Mille ano 2006 "reprovado" na primeira edição da inspeção. "Cuido bem dele, mas constataram faróis desregulados e tampa do porta-malas desalinhada", afirma.   Ela ainda não procurou uma oficina porque pretende vender o veículo. "Acho que vou dar um desconto a quem o comprar", diz.   Lígia Gonçalves também promove eventos e depende do carro, um Peugeot 206 ano 2005, no dia-a-dia. "Fiz as revisões direitinho e ele não me dá problema. Não posso ficar na mão. Às vezes viajo sozinha à noite", conta.   Será para valer   Em 30 de setembro, a Assembléia Legislativa de São Paulo aprovou um projeto de lei sobre inspeção veicular. O texto sugere verificação de itens como direção, freios, pneus, suspensões, emissões e outros (semelhante àquela prevista no atual código de trânsito).   Para entrara em vigor, depende da assinatura do governador José Serra. "Foi a bancada dele que pediu para pôr o projeto em votação", diz o autor do projeto, o deputado estadual Vanderlei Siraque, do PT de Santo André.   Mas esse tipo de vistoria é mais abrangente e entraria em conflito com a com a atual Inspeção Ambiental Veicular para a veículos a diesel. Em maio de 2009, valerá para os a gasolina, álcool, flexíveis e a GNV (leia na página ao lado).   "Não acredito que o governador aprove porque o tema é federal", diz Eduardo Rosim, diretor-operacional da Controlar, empresa que realiza as inspeções atuais.     O que mais reprova e quanto sai para consertar 57,10% Faróis desregulados. Embora a maioria apresente o defeito, custa pouco para repará-lo: de R$ 10 a R$ 20. 42,90% Falha nos freios. Sai a partir de R$ 8 (pastilha) e atinge R$ 180 se for preciso trocar os discos. 37,9% Vazamento de óleo do motor. Com várias causas possíveis, preço do conserto pode variar de R$ 100 a até R$ 800, caso seja necessário trocar o retentor. 29,80% Pneus desgastados. Preço varia de acordo com as dimensões. Para um VW Gol, sai por cerca de R$ 150 cada. 19,3% Sistema de arrefecimento com corrosão ou vazamento. Conjunto de mangueiras para o VW Gol custa cerca de R$ 150.   * Pesquisa feita nas oficinas Auto Técnica Pardal Motores (2955-0093) e Auto Mecânico Scopino (3955-2086).

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