Criar tecnologia de ponta, inovadora e transformadora está na missão da Zup Innovation, integrante do Grupo Itaú Unibanco. Trata-se de uma empresa AI-First – ou seja, que tem a inteligência artificial como elemento central de suas atividades, que agora aposta no poder dos agentes de IA para impactar como se desenvolve software.
“Todo negócio precisa entender como a inteligência artificial fará parte da sua estratégia, algo que certamente será cada vez mais relevante daqui em diante. A Zup existe para apoiar esse processo”, disse o CEO da empresa, André Palma, durante o vodcast apresentado pelo jornalista Daniel Gonzales, parceria da empresa com o Estadão Blue Studio.
De acordo com pesquisa recente da consultoria McKinsey, 72% das empresas do mundo já adotaram a IA, avanço significativo em comparação aos 55% do ano anterior. A soma dos investimentos direcionados à IA cresceu 47% no mesmo período. Projeta-se que mais dois anos serão suficientes para que 80% das empresas estejam usando modelos de IA generativa (GenAI) ou implantado aplicativos habilitados para GenAI em ambientes de produção, ante menos de 5% em 2023.
O que são agentes de IA e como eles vão impactar a forma como se trabalha
Agentes de IA são como especialistas que utilizam inteligência artificial generativa para tomar decisões autônomas e assim executar tarefas específicas. Eles interagem com usuários ou outros sistemas de forma independente.
No podcast, Palma descreveu como os agentes de IA estão no epicentro da aceleração digital, ao proporcionar diversas possibilidades de aplicações práticas que vão modificar sensivelmente a forma como as pessoas e as empresas trabalham.
Um dos benefícios é a absorção de tarefas repetitivas, liberando os profissionais para missões estratégicas e criativas. “A IA generativa está se consolidando rapidamente como diferencial competitivo, com impacto real em produtividade. Todas as indústrias serão impactadas, sem exceção”, ressaltou Palma. “Por isso o interesse sobre o tema está explodindo. É um caminho sem volta, que leva a um futuro promissor.”
Plataforma de multiagentes
O uso de uma plataforma de desenvolvimento de software com IA generativa traz para as empresas mais segurança e confiança, além da possibilidade de trabalhar o contexto e conhecimento específico do negócio, proporcionando resultados mais assertivos.
A StackSpot AI, plataforma multiagentes da Zup, ajuda a acelerar todas as etapas do desenvolvimento de software. Com seu viés colaborativo, criando um ecossistema robusto de conhecimento e ferramentas, já conta com mais de 400 agentes de IA.
“Só para citar alguns exemplos, há agentes que corrigem problemas de software, outros que ajudam na acessibilidade, outros que aceleram a prototipagem de design. São agentes que resolvem problemas reais, minimizam tarefas repetitivas, impulsionam a produtividade, aumentam a qualidade das entregas”, analisou o CEO.
Agentes da StackSpot AI: entrega de valor real
Na StackSpot AI, os agentes de IA são altamente personalizáveis e podem ser ajustados para atender às necessidades específicas de cada projeto.
O conjunto de agentes já disponíveis no ecossistema trouxe a possibilidade de um ganho médio de cerca de 66% no tempo de desenvolvimento quando aplicado à criação de código a partir do design de interfaces e telas. Para o time de produtos, foi possível reduzir em 88% o tempo médio de refinamento de user stories, que guiam o time de engenharia na construção de features do produto. Além disso, o time de desenvolvimento chegou a aumentar a cobertura de testes unitários, com baixo esforço, em até 90%.
O foco em IA hipercontextualizada propõe soluções adaptadas ao contexto e às necessidades de cada cliente e cada projeto, assegurando máxima relevância e eficiência. Outra vantagem da plataforma, enfatizou o CEO, é o maior nível de confiança. A Zup trabalha para garantir que os modelos de AI sejam contextualizados e assim operem de forma segura e ética.
Agentes de IA: a maior tendência tech para 2025
No próximo ano, espera-se o crescimento do uso dos agentes de IA e aprimoramento, principalmente, para tomadas de decisão, se aproximando das respostas humanas com maior assertividade, ganhando autonomia e aprendendo com os processos em que estão inseridos. Mesmo com esse avanço, Palma reforça: “Aqui na Zup, somos a favor do uso de agentes de IA com supervisão humana”.
Para que esses agentes de IA sejam aplicáveis em todos os negócios – a tecnologia tem potencial para isso –, desponta como uma tendência a adoção da contextualização para a construção de bases de conhecimento especializadas para segmentos que hoje parecem distantes do uso de IA, mas que têm um potencial enorme, como mineração e saúde.
Os agentes de IA representam uma revolução tecnológica que está transformando a maneira como empresas de todos os setores operam, trazendo ganhos expressivos em produtividade, eficiência e inovação. Plataformas como a StackSpot AI, da Zup Innovation, demonstram o impacto real dessa tecnologia, entregando resultados concretos, como redução de tempo no desenvolvimento de software e aumento da qualidade das entregas. À medida que a adoção de agentes de IA cresce, espera-se que eles se tornem ainda mais autônomos e assertivos, com supervisão humana para garantir aprendizado e evolução das bases de conhecimento.