Empresas tradicionais tiveram de mudar para não perder a relevância
SÃO PAULO –O próximo ano pode surpreender os mais distraídos que não acompanharam os recentes movimentos de empresas já estabelecidas como Yahoo, Nokia, Microsoft e a canadense Research in Motion. Há algum tempo, pequenas empresas, mais ligeiras e audaciosas, têm dado o tom do novo mercado da tecnologia. Companhias tradicionais demoraram para se atualizar, mas 2012 parece ter sido o ano em que as gigantes acordaram.
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Nokia e Microsoft desfilaram pelo menos nove modelos de smartphones Windows. Sem o visual tradicional, os Lumias buscam o mesmo público de aparelhos como o iPhone, da Apple, ou os Androids fabricados principalmente por Samsung e Motorola. Com eles, a Nokia tenta recuperar seu posto de maior fabricante de celulares e a Microsoft quer se tornar o “terceiro cavalo” no mercado de smartphones. Isso sem falar do Windows 8, versão repaginada do sistema operacional, e a aposta no Surface, tablet lançado em outubro.
A Research in Motion (RIM), fabricante do Blackberry, também quer mudar. A empresa aposta no Blackberry 10, seu novo sistema operacional que será lançado no fim de janeiro, para recuperar a confiança de acionistas e o interesse dos usuários.
O Yahoo também ganhou um novo rosto em 2012 – o de uma mulher. A empresa chamou para ocupar sua presidência Marissa Mayer, uma das primeiras funcionárias do Google. E ela disse que a decisão de ir para o Yahoo até que foi “fácil”. De fato, o Yahoo é uma das empresas mais antigas do setor, mas, apesar de manter sua alta audiência, tem tido dificuldade em assumir uma direção nos últimos tempos. Marissa já mostra serviço: o Yahoo! Mail foi repaginado e o aplicativo do Flickr ganhou filtros e interface social.
A partir de amanhã estará dada a largada para um ano que promete novidades não só das startups mais atrevidas, mas também das anciãs do mundo da tecnologia.
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