Adultos com mais de 45 anos são principais usuários de redes sociais no País, diz estudo


De acordo com a consultoria Comscore, os brasileiros gastam aproximadamente quatro horas por mês usando redes sociais; mais de 114 milhões de pessoas por mês acessam as redes sociais no Brasil

Por Redação Link
Segundo a pesquisa, cerca de 27% dos brasileiros que usam redes sociais são adultos com mais de 45 anos Foto: Gabriela Biló/Estadão

Quem pensa que as redes sociais são dominadas pelos adolescentes no Brasil está bem enganado: segundo pesquisa da consultoria comScore, que mede a visitação de páginas da internet, os adultos com mais de 45 anos são 27% do público desse tipo de plataforma na rede – a maior faixa entre os brasileiros. 

O levantamento analisou a frequência de uso de plataformas como Facebook, Instagram, Twitter, Pinterest, LinkedIn, Snapchat, além do YouTube, com base em dados de abril deste ano. A segunda principal faixa etária foi a de adultos entre 25 e 34 anos, com 25%. Em terceiro, os adultos entre 35 e 44 anos, com 22%. 

continua após a publicidade

Já os jovens de 15 a 24 anos aparecem apenas em quarto lugar na audiência das redes sociais, com 20% dos usuários dessas plataformas. As crianças entre 6 e 14 anos fecham a lista, com 4,8% dos usuários. 

O estudo da comScore leva em consideração que 121 milhões de pessoas estão conectadas hoje no Brasil. Destas, 88% (o equivalente a pouco mais de 114 milhões) acessam redes sociais uma vez por mês. A empresa ressaltou ainda que o País detém o maior consumo de redes sociais entre os mercados que analisa na América Latina. 

Em média, os brasileiros passam quatro horas por mês nas redes sociais. Ao contrário do que acontece na média da população geral, os homens estão ligeiramente mais presentes que as mulheres nas redes sociais – 50,5% contra 49,5%, respectivamente. 

continua após a publicidade

Outro dado bastante interessante do levantamento é a predominância do celular como principal ferramenta de acesso às redes sociais – segundo a comScore, 68 milhões de brasileiros utilizam essas plataformas exclusivamente pelo smartphone. 

O estudo também diz que a região Sudeste do Brasil concentra metade do consumo das redes sociais de todo o País – segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a região concentra 41% dos habitantes do território nacional. Logo depois, vem as regiões Nordeste e Sul. 

Aplicativos

continua após a publicidade

A pesquisa levou ainda em consideração outros tipos de ferramentas da internet, como aplicativos de mensagens instantâneas. O preferido dos brasileiros está longe de ser uma surpresa: segundo a comScore, o WhatsApp alcança 85% dos brasileiros, considerando o acesso por navegador e por aplicativos em dispositivos móveis. 

Já o Facebook Messenger, que também é do Facebook, chega a 50% dos usuários. O estudo ainda considerou que músicos, atletas e políticos são as principais categorias de influenciadores seguidas pelos brasileiros – no top 3 em âmbito nacional, estão os cantores Anitta, Gustavo Lima e Marília Mendonça. 

Relembre os escândalos do Facebook de 2018

1 | 12

Escândalo Cambridge Analytica

Foto: REUTERS/Leah Millis
2 | 12

Consequências do escândalo

Foto: Simon Dawson/Bloomberg
3 | 12

Depoimento de Mark Zuckerberg

Foto: Tom Branner/NYT
4 | 12

Mudanças após o escândalo

Foto: REUTERS/Thomas Hodel
5 | 12

Impacto nos negócios

Foto: Leah Millis/ Reuters
6 | 12

Falha de segurança

Foto: REUTERS/Dado Ruvic
7 | 12

Revelações do The New York Times

Foto: Bloomberg/ Andrew Harrer
8 | 12

Contratação da Definers

Foto: REUTERS/James Lawler Duggan
9 | 12

WhatsApp na Índia

Foto: REUTERS/Dado Ruvic
10 | 12

Caso Mianmar

Foto: REUTERS/Jon Nazca
11 | 12

Falha expõe fotos privadas de usuários

Foto: Bloomberg photo/ Andrew Harrer
12 | 12

Parcerias com gigantes de tecnologia

Foto: Tom Brenner/The New York Times
Segundo a pesquisa, cerca de 27% dos brasileiros que usam redes sociais são adultos com mais de 45 anos Foto: Gabriela Biló/Estadão

Quem pensa que as redes sociais são dominadas pelos adolescentes no Brasil está bem enganado: segundo pesquisa da consultoria comScore, que mede a visitação de páginas da internet, os adultos com mais de 45 anos são 27% do público desse tipo de plataforma na rede – a maior faixa entre os brasileiros. 

O levantamento analisou a frequência de uso de plataformas como Facebook, Instagram, Twitter, Pinterest, LinkedIn, Snapchat, além do YouTube, com base em dados de abril deste ano. A segunda principal faixa etária foi a de adultos entre 25 e 34 anos, com 25%. Em terceiro, os adultos entre 35 e 44 anos, com 22%. 

Já os jovens de 15 a 24 anos aparecem apenas em quarto lugar na audiência das redes sociais, com 20% dos usuários dessas plataformas. As crianças entre 6 e 14 anos fecham a lista, com 4,8% dos usuários. 

O estudo da comScore leva em consideração que 121 milhões de pessoas estão conectadas hoje no Brasil. Destas, 88% (o equivalente a pouco mais de 114 milhões) acessam redes sociais uma vez por mês. A empresa ressaltou ainda que o País detém o maior consumo de redes sociais entre os mercados que analisa na América Latina. 

Em média, os brasileiros passam quatro horas por mês nas redes sociais. Ao contrário do que acontece na média da população geral, os homens estão ligeiramente mais presentes que as mulheres nas redes sociais – 50,5% contra 49,5%, respectivamente. 

Outro dado bastante interessante do levantamento é a predominância do celular como principal ferramenta de acesso às redes sociais – segundo a comScore, 68 milhões de brasileiros utilizam essas plataformas exclusivamente pelo smartphone. 

O estudo também diz que a região Sudeste do Brasil concentra metade do consumo das redes sociais de todo o País – segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a região concentra 41% dos habitantes do território nacional. Logo depois, vem as regiões Nordeste e Sul. 

Aplicativos

A pesquisa levou ainda em consideração outros tipos de ferramentas da internet, como aplicativos de mensagens instantâneas. O preferido dos brasileiros está longe de ser uma surpresa: segundo a comScore, o WhatsApp alcança 85% dos brasileiros, considerando o acesso por navegador e por aplicativos em dispositivos móveis. 

Já o Facebook Messenger, que também é do Facebook, chega a 50% dos usuários. O estudo ainda considerou que músicos, atletas e políticos são as principais categorias de influenciadores seguidas pelos brasileiros – no top 3 em âmbito nacional, estão os cantores Anitta, Gustavo Lima e Marília Mendonça. 

Relembre os escândalos do Facebook de 2018

1 | 12

Escândalo Cambridge Analytica

Foto: REUTERS/Leah Millis
2 | 12

Consequências do escândalo

Foto: Simon Dawson/Bloomberg
3 | 12

Depoimento de Mark Zuckerberg

Foto: Tom Branner/NYT
4 | 12

Mudanças após o escândalo

Foto: REUTERS/Thomas Hodel
5 | 12

Impacto nos negócios

Foto: Leah Millis/ Reuters
6 | 12

Falha de segurança

Foto: REUTERS/Dado Ruvic
7 | 12

Revelações do The New York Times

Foto: Bloomberg/ Andrew Harrer
8 | 12

Contratação da Definers

Foto: REUTERS/James Lawler Duggan
9 | 12

WhatsApp na Índia

Foto: REUTERS/Dado Ruvic
10 | 12

Caso Mianmar

Foto: REUTERS/Jon Nazca
11 | 12

Falha expõe fotos privadas de usuários

Foto: Bloomberg photo/ Andrew Harrer
12 | 12

Parcerias com gigantes de tecnologia

Foto: Tom Brenner/The New York Times
Segundo a pesquisa, cerca de 27% dos brasileiros que usam redes sociais são adultos com mais de 45 anos Foto: Gabriela Biló/Estadão

Quem pensa que as redes sociais são dominadas pelos adolescentes no Brasil está bem enganado: segundo pesquisa da consultoria comScore, que mede a visitação de páginas da internet, os adultos com mais de 45 anos são 27% do público desse tipo de plataforma na rede – a maior faixa entre os brasileiros. 

O levantamento analisou a frequência de uso de plataformas como Facebook, Instagram, Twitter, Pinterest, LinkedIn, Snapchat, além do YouTube, com base em dados de abril deste ano. A segunda principal faixa etária foi a de adultos entre 25 e 34 anos, com 25%. Em terceiro, os adultos entre 35 e 44 anos, com 22%. 

Já os jovens de 15 a 24 anos aparecem apenas em quarto lugar na audiência das redes sociais, com 20% dos usuários dessas plataformas. As crianças entre 6 e 14 anos fecham a lista, com 4,8% dos usuários. 

O estudo da comScore leva em consideração que 121 milhões de pessoas estão conectadas hoje no Brasil. Destas, 88% (o equivalente a pouco mais de 114 milhões) acessam redes sociais uma vez por mês. A empresa ressaltou ainda que o País detém o maior consumo de redes sociais entre os mercados que analisa na América Latina. 

Em média, os brasileiros passam quatro horas por mês nas redes sociais. Ao contrário do que acontece na média da população geral, os homens estão ligeiramente mais presentes que as mulheres nas redes sociais – 50,5% contra 49,5%, respectivamente. 

Outro dado bastante interessante do levantamento é a predominância do celular como principal ferramenta de acesso às redes sociais – segundo a comScore, 68 milhões de brasileiros utilizam essas plataformas exclusivamente pelo smartphone. 

O estudo também diz que a região Sudeste do Brasil concentra metade do consumo das redes sociais de todo o País – segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a região concentra 41% dos habitantes do território nacional. Logo depois, vem as regiões Nordeste e Sul. 

Aplicativos

A pesquisa levou ainda em consideração outros tipos de ferramentas da internet, como aplicativos de mensagens instantâneas. O preferido dos brasileiros está longe de ser uma surpresa: segundo a comScore, o WhatsApp alcança 85% dos brasileiros, considerando o acesso por navegador e por aplicativos em dispositivos móveis. 

Já o Facebook Messenger, que também é do Facebook, chega a 50% dos usuários. O estudo ainda considerou que músicos, atletas e políticos são as principais categorias de influenciadores seguidas pelos brasileiros – no top 3 em âmbito nacional, estão os cantores Anitta, Gustavo Lima e Marília Mendonça. 

Relembre os escândalos do Facebook de 2018

1 | 12

Escândalo Cambridge Analytica

Foto: REUTERS/Leah Millis
2 | 12

Consequências do escândalo

Foto: Simon Dawson/Bloomberg
3 | 12

Depoimento de Mark Zuckerberg

Foto: Tom Branner/NYT
4 | 12

Mudanças após o escândalo

Foto: REUTERS/Thomas Hodel
5 | 12

Impacto nos negócios

Foto: Leah Millis/ Reuters
6 | 12

Falha de segurança

Foto: REUTERS/Dado Ruvic
7 | 12

Revelações do The New York Times

Foto: Bloomberg/ Andrew Harrer
8 | 12

Contratação da Definers

Foto: REUTERS/James Lawler Duggan
9 | 12

WhatsApp na Índia

Foto: REUTERS/Dado Ruvic
10 | 12

Caso Mianmar

Foto: REUTERS/Jon Nazca
11 | 12

Falha expõe fotos privadas de usuários

Foto: Bloomberg photo/ Andrew Harrer
12 | 12

Parcerias com gigantes de tecnologia

Foto: Tom Brenner/The New York Times
Segundo a pesquisa, cerca de 27% dos brasileiros que usam redes sociais são adultos com mais de 45 anos Foto: Gabriela Biló/Estadão

Quem pensa que as redes sociais são dominadas pelos adolescentes no Brasil está bem enganado: segundo pesquisa da consultoria comScore, que mede a visitação de páginas da internet, os adultos com mais de 45 anos são 27% do público desse tipo de plataforma na rede – a maior faixa entre os brasileiros. 

O levantamento analisou a frequência de uso de plataformas como Facebook, Instagram, Twitter, Pinterest, LinkedIn, Snapchat, além do YouTube, com base em dados de abril deste ano. A segunda principal faixa etária foi a de adultos entre 25 e 34 anos, com 25%. Em terceiro, os adultos entre 35 e 44 anos, com 22%. 

Já os jovens de 15 a 24 anos aparecem apenas em quarto lugar na audiência das redes sociais, com 20% dos usuários dessas plataformas. As crianças entre 6 e 14 anos fecham a lista, com 4,8% dos usuários. 

O estudo da comScore leva em consideração que 121 milhões de pessoas estão conectadas hoje no Brasil. Destas, 88% (o equivalente a pouco mais de 114 milhões) acessam redes sociais uma vez por mês. A empresa ressaltou ainda que o País detém o maior consumo de redes sociais entre os mercados que analisa na América Latina. 

Em média, os brasileiros passam quatro horas por mês nas redes sociais. Ao contrário do que acontece na média da população geral, os homens estão ligeiramente mais presentes que as mulheres nas redes sociais – 50,5% contra 49,5%, respectivamente. 

Outro dado bastante interessante do levantamento é a predominância do celular como principal ferramenta de acesso às redes sociais – segundo a comScore, 68 milhões de brasileiros utilizam essas plataformas exclusivamente pelo smartphone. 

O estudo também diz que a região Sudeste do Brasil concentra metade do consumo das redes sociais de todo o País – segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a região concentra 41% dos habitantes do território nacional. Logo depois, vem as regiões Nordeste e Sul. 

Aplicativos

A pesquisa levou ainda em consideração outros tipos de ferramentas da internet, como aplicativos de mensagens instantâneas. O preferido dos brasileiros está longe de ser uma surpresa: segundo a comScore, o WhatsApp alcança 85% dos brasileiros, considerando o acesso por navegador e por aplicativos em dispositivos móveis. 

Já o Facebook Messenger, que também é do Facebook, chega a 50% dos usuários. O estudo ainda considerou que músicos, atletas e políticos são as principais categorias de influenciadores seguidas pelos brasileiros – no top 3 em âmbito nacional, estão os cantores Anitta, Gustavo Lima e Marília Mendonça. 

Relembre os escândalos do Facebook de 2018

1 | 12

Escândalo Cambridge Analytica

Foto: REUTERS/Leah Millis
2 | 12

Consequências do escândalo

Foto: Simon Dawson/Bloomberg
3 | 12

Depoimento de Mark Zuckerberg

Foto: Tom Branner/NYT
4 | 12

Mudanças após o escândalo

Foto: REUTERS/Thomas Hodel
5 | 12

Impacto nos negócios

Foto: Leah Millis/ Reuters
6 | 12

Falha de segurança

Foto: REUTERS/Dado Ruvic
7 | 12

Revelações do The New York Times

Foto: Bloomberg/ Andrew Harrer
8 | 12

Contratação da Definers

Foto: REUTERS/James Lawler Duggan
9 | 12

WhatsApp na Índia

Foto: REUTERS/Dado Ruvic
10 | 12

Caso Mianmar

Foto: REUTERS/Jon Nazca
11 | 12

Falha expõe fotos privadas de usuários

Foto: Bloomberg photo/ Andrew Harrer
12 | 12

Parcerias com gigantes de tecnologia

Foto: Tom Brenner/The New York Times

Atualizamos nossa política de cookies

Ao utilizar nossos serviços, você aceita a política de monitoramento de cookies.