Depois de ser vítima de repetidos furtos de suas ferramentas, um carpinteiro nos EUA escondeu AirTags, produto da Apple cuja função é rastrear objetos - mais frequentemente chaves ou bagagens -, em seus objetos de trabalho. Quando os produtos foram levados novamente, foi possível rastreá-los com ajuda da polícia, o que levou à descoberta de um esquema que já havia desviado equipamentos estimados entre US$ 3 milhões e US$ 5 milhões.
AirTags são pequenos objetos redondos que funcionam via Bluetooth, transmitindo sua localização em tempo real para aparelhos como celulares e computadores via iCloud. É possível colocar AirTags em itens pequenos, fáceis de perder, ou em itens maiores e mais valiosas.
Disponíveis desde 2021, elas podem ter sua localização visualizada na função Buscar, exatamente igual à função Buscar iPhone.
Leia também
Aproximadamente 15 mil objetos furtados foram encontrados com a ajuda do carpinteiro. A ação policial levou a mais achados nos quatro meses seguintes, sendo considerado um dos maiores casos de furto do condado de Howard, em Maryland, nos EUA.
“Eles não sabem o que fazem comigo”, disse o carpinteiro sobre os ladrões. “Eles roubam os nossos empregos”. O homem conta com 14 funcionários.
Nenhum dos criminosos chegou a ser preso ainda, mas diversos suspeitos estão sendo investigados, de acordo com as autoridades. Cerca de 80 vítimas foram identificadas até o momento.