O BeReal, aplicativo francês que ficou famoso por mostrar o lado espontâneo dos usuários por foto, foi eleito o aplicativo do ano na App Store, loja de aplicativos da Apple. A lista do App Store Award 2022 foi divulgada nesta terça-feira, 29, e reúne apps que se destacaram durante 2022 no ecossistema de dispositivos da empresa californiana.
Vencedor do prêmio de melhor app no iPhone, o BeReal se destacou na segunda metade do ano depois de virar uma febre entre os adeptos das redes sociais de foto. A plataforma envia, todos os dias, uma notificação para que o usuário possa publicar duas fotos: uma selfie e uma tirada com a câmera traseira. As fotos não podem ser editadas ou adicionadas da galeria — a intenção é, de fato, ser real.
Embora a Apple não divulgue o número de downloads dos apps escolhidos, o site especializado em redes sociais SensorTower afirmou que, em setembro deste ano, a rede social ultrapassou os 53 milhões de downloads.
Leia também
O prêmio separa as categorias por app, games, impacto cultural e Arcade no iPhone, iPad, Apple Watch, Mac e Apple TV. No iPhone, por exemplo, além do BeReal, o jogo Apex Legends Mobile da Eletronics Arts (EA) venceu no quesito game do ano.
“Os vencedores do App Store Award deste ano reinventaram nossas experiências com aplicativos que oferecem perspectivas novas, ponderadas e genuínas”, disse Tim Cook, presidente da Apple. “De criadores solo autodidatas a equipes internacionais em todo o mundo, esses empreendedores estão causando um impacto significativo e representam as maneiras pelas quais aplicativos e jogos influenciam nossas comunidades e vidas”.
Confira outros aplicativos vencedores do App Store Awards, da Apple:
Aplicativo do ano
- GoodNotes 5 (para iPad)
- MacFamilyTree 10 (para Mac)
- Gentler Streak (para Apple Watch)
- ViX (para Apple TV)
Game do ano
- iPad: Moncage (iPad)
- Mac: Inscryption (Mac)
- Apple TV: El Hijo (Apple TV)
Jogo Arcade do ano
- Wylde Flowers
Apps com impacto cultural
- Dot’s Home
- Locket Widget
- Waterllama
- Inua - A Story in Ice and Time