Como o botão Curtir mudou a internet nos últimos dez anos


Fazendo aniversário, função que nasceu no Facebook fez usuários buscarem protagonismo na web e e criou um bilionário modelo de negócios

Por Bruno Romani
Na sede do Facebook, em Menlo Park (EUA), turistas fazem fila para tirar fotos com o símbolo da rede Foto: Jim Wilson/NYT

No princípio, as redes sociais eram o verbo. Sentimentos, desejos e teorias eram expressados – e respondidos – por texto. A natureza da internet passou a ser diferente quando, no dia 9 de fevereiro de 2009, o Facebook propôs uma singela questão aos seus membros: “Curtiu?”. Da maneira como as pessoas interagem (e as consequências psicológicas disso) aos modelos de negócios dos serviços mais populares da web: nada mais foi como antes, depois do “primeiro like”. 

É curioso pensar que o Curtir demorou a existir. Criado em 2007 pela ilustradora Leah Pearlman, gerente de produto do Facebook na época, o recurso passou dois anos “na geladeira”. Mark Zuckerberg, fundador da rede social, não gostava muito dele, mas foi vencido pelo entusiasmo dos funcionários da empresa. “É uma forma rápida de dizer aos seus amigos que você curte o que eles estão postando”, dizia o texto que apresentava a função, escrito por Pearlman. “Isso deixa espaço nos comentários para elogios mais longos.” 

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Veja a evolução do design do Facebook ao longo de 12 anos

1 | 12

Início

Foto: Reprodução
2 | 12

Perfil de 2005

Foto: Reprodução
3 | 12

Reforma

Foto: Reprodução
4 | 12

Mini Feed

Foto: Reprodução
5 | 12

Barrinhas

Foto: Reprodução
6 | 12

No que você está pensando?

Foto: Reprodução
7 | 12

Foco nas fotos

Foto: Reprodução
8 | 12

Sem vergonha

Foto: Reprodução
9 | 12

Linha do Tempo

Foto: Reprodução
10 | 12

Ampliação

Foto: Reprodução
11 | 12

Foto de capa

Foto: Reprodução
12 | 12

Perfil de hoje

Foto: Reprodução

Era algo novo: Orkut, MySpace e outros serviços da época eram organizados em textos e comunidades, bem como inúmeros fóruns que reuniam aficionados por qualquer tema – de PCs a cinema, algo que soa muito nerd hoje em dia. Os elementos visuais eram mais rudimentares. As pessoas já usavam emojis para se expressar em e-mails, por exemplo, mas eles serviam mais como complemento ao texto. 

O botão curtir permitia uma reação rápida – e até um pouco desinteressada – a qualquer coisa. Não à toa, ele teve sucesso imediato. “Em pouco tempo, publicações que tinham 50 comentários acabavam tendo 150 curtidas”, disse Pearlman, em entrevista à revista Vice, em 2017. 

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Era o que o Facebook precisava: três meses após lançar o Curtir, a rede superou seu maior rival nos EUA, o MySpace. Mais que isso, ditou moda: em 2010, o YouTube trocou as estrelas de seu sistema de avaliação de vídeos por um polegar positivo. O Twitter fez testes até 2015, quando estabeleceu o coração como símbolo para “curtir” um tuíte. Instagram, LinkedIn e Tinder também incorporaram o recurso. “Hoje, é difícil imaginar uma rede social sem curtidas”, diz Luís Peres-Neto, professor da ESPM. 

Egotrip. “Com o curtir, as pessoas passaram a fazer mais publicações”, afirmou Pearlman à Vice. De participantes de uma rede, as pessoas agora se consideram protagonistas dela. “Há uma supervalorização da validação do próximo, do olhar de outras pessoas sobre tudo que o usuário faz”, diz Alexandre Inagaki, consultor em redes sociais. 

É algo que tem gerado impactos na saúde mental: estudo feito pela Universidade da Califórnia, Los Angeles (UCLA) em 2017 mostrou que receber uma curtida ativa áreas do cérebro que respondem quando se recebe algo bom – como comer chocolate em um dia difícil.

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A história do Facebook em 30 fotos

1 | 30

100 milhões de amigos

Foto: Reuters
2 | 30

Avante

Foto: Reuters
3 | 30

1 bilhão de amigos

Foto: Reuters
4 | 30

Fundação Zuckerberg

Foto: Facebook
5 | 30

Notícias Falsas

Foto: Reuters
6 | 30

2 bilhões de amigos

Foto: Reuters
7 | 30

Cambridge Analytica

Foto: EFE
8 | 30

Prólogo

Foto: Reprodução
9 | 30

Início

Foto: Divulgação
10 | 30

Investimentos

Foto: NYT
11 | 30

Plágio

Foto: NYT
12 | 30

1 milhão de amigos

Foto: NYT
13 | 30

'Não, não, não'

Foto: NYT
14 | 30

Feed de notícias

Foto: Reprodução
15 | 30

Para menores

Foto: Reuters
16 | 30

Abertura

Foto: Reuters
17 | 30

Microsoft

Foto: Reuters
18 | 30

Tchau, Myspace

Foto: Estadão
19 | 30

Fazenda Feliz

Foto: Reprodução
20 | 30

Curtida

Foto: Reuters
21 | 30

A Rede Social

Foto: Reprodução
22 | 30

Mensageiro

Foto: Reuters
23 | 30

Linha do tempo

Foto: Reprodução
24 | 30

Abertura de capital

Foto: Reuters
25 | 30

'Bota no Insta'

Foto: NYT
26 | 30

Internet.org

Foto: Reuters
27 | 30

Zap Zap

Foto: Reuters
28 | 30

Realidade virtual

Foto: Reuters
29 | 30

Reações

Foto: Reuters
30 | 30

Feed de Notícias

Foto: Reuters

Outras pesquisas já ligaram sintomas de depressão, ansiedade, solidão, baixa autoestima e tendências suicidas ao uso de redes sociais. “Tem gente com autoestima baixa que posta selfies todo dia, esperando reações. Quando não se recebe muitas curtidas, a tendência é ficar mais triste”, diz a psicóloga Anna Lucia King, do Instituto Delete, ligado à UFRJ. 

Manada. No mesmo estudo, pesquisadores da UCLA mostraram que o Curtir ajuda a gerar comportamentos de manada – se uma foto já ganhou muitos likes, é provável que mais pessoas devam se manifestar sobre ela. Por outro lado, os algoritmos das redes sociais consideram o número de curtidas para determinar o que será exibido a um usuário. Se ele curte sempre as mesmas coisas – e quem produz conteúdo busca temas populares para ganhar curtidas – o processo de criação de uma bolha está formado. Unidos, o “efeito manada” e o reforço do algoritmo geram uma reação em cadeia. 

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As curtidas permitiram ainda uma forma eficiente para o funcionamento desses algoritmos. Na época, sistemas de reconhecimento de texto por inteligências artificiais eram bem mais rudimentares – até hoje, eles não entendem ironia. Há ainda a complexidade de diferentes idiomas. O Curtir, para o algoritmo, virou um tradutor universal: todos falam a mesma língua, com dois signos – “gostei” ou “não gostei”.

De quebra, as redes sociais passaram a identificar os gostos das pessoas, num prato cheio para a publicidade. É um ingrediente importante para o Facebook ter sobrevivido e gerado receita de US$ 16 bilhões em seu último trimestre fiscal; uma realidade muito diferente do Google com o Orkut, que nunca conseguiu faturar. Trocar curtidas por dinheiro virou um modelo comercial imperativo.

É nas curtidas, também, que surgem algumas das principais mazelas da internet atual – de “fazendas” com milhares de smartphones curtindo posts 24 horas por dia, inflando números de audiência por centenas de dólares, à interferência em eleições e fome por dados de usuários. A Cambridge Analytica, firma de marketing político que usou indevidamente dados de 87 milhões de perfis do Facebook, começou analisando justamente as curtidas. Com 150 publicações, os pesquisadores diziam saber mais sobre alguém do que seus pais ou irmãos. 

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É algo que causou danos ao Facebook – fazendo a empresa rever políticas, perder dinheiro e colocando-a sob escrutínio global. Talvez, em breve, esse modelo já não seja mais tão curtido. / COLABOROU GIOVANNA WOLF

10 motivos para sentir saudade do Orkut

1 | 10

Comunidades sérias

2 | 10

Comunidades sem sentido nenhum

3 | 10

Depoimentos

4 | 10

Buddy Poke

5 | 10

Sorte do Dia

6 | 10

Os scraps

7 | 10

Sexy, legal e confiável

8 | 10

Perfil caprichado

9 | 10

Radar dos bisbilhoteiros

10 | 10

Todo mundo estava lá!

Na sede do Facebook, em Menlo Park (EUA), turistas fazem fila para tirar fotos com o símbolo da rede Foto: Jim Wilson/NYT

No princípio, as redes sociais eram o verbo. Sentimentos, desejos e teorias eram expressados – e respondidos – por texto. A natureza da internet passou a ser diferente quando, no dia 9 de fevereiro de 2009, o Facebook propôs uma singela questão aos seus membros: “Curtiu?”. Da maneira como as pessoas interagem (e as consequências psicológicas disso) aos modelos de negócios dos serviços mais populares da web: nada mais foi como antes, depois do “primeiro like”. 

É curioso pensar que o Curtir demorou a existir. Criado em 2007 pela ilustradora Leah Pearlman, gerente de produto do Facebook na época, o recurso passou dois anos “na geladeira”. Mark Zuckerberg, fundador da rede social, não gostava muito dele, mas foi vencido pelo entusiasmo dos funcionários da empresa. “É uma forma rápida de dizer aos seus amigos que você curte o que eles estão postando”, dizia o texto que apresentava a função, escrito por Pearlman. “Isso deixa espaço nos comentários para elogios mais longos.” 

Veja a evolução do design do Facebook ao longo de 12 anos

1 | 12

Início

Foto: Reprodução
2 | 12

Perfil de 2005

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Reforma

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Mini Feed

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5 | 12

Barrinhas

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6 | 12

No que você está pensando?

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Foco nas fotos

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8 | 12

Sem vergonha

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9 | 12

Linha do Tempo

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10 | 12

Ampliação

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11 | 12

Foto de capa

Foto: Reprodução
12 | 12

Perfil de hoje

Foto: Reprodução

Era algo novo: Orkut, MySpace e outros serviços da época eram organizados em textos e comunidades, bem como inúmeros fóruns que reuniam aficionados por qualquer tema – de PCs a cinema, algo que soa muito nerd hoje em dia. Os elementos visuais eram mais rudimentares. As pessoas já usavam emojis para se expressar em e-mails, por exemplo, mas eles serviam mais como complemento ao texto. 

O botão curtir permitia uma reação rápida – e até um pouco desinteressada – a qualquer coisa. Não à toa, ele teve sucesso imediato. “Em pouco tempo, publicações que tinham 50 comentários acabavam tendo 150 curtidas”, disse Pearlman, em entrevista à revista Vice, em 2017. 

Era o que o Facebook precisava: três meses após lançar o Curtir, a rede superou seu maior rival nos EUA, o MySpace. Mais que isso, ditou moda: em 2010, o YouTube trocou as estrelas de seu sistema de avaliação de vídeos por um polegar positivo. O Twitter fez testes até 2015, quando estabeleceu o coração como símbolo para “curtir” um tuíte. Instagram, LinkedIn e Tinder também incorporaram o recurso. “Hoje, é difícil imaginar uma rede social sem curtidas”, diz Luís Peres-Neto, professor da ESPM. 

Egotrip. “Com o curtir, as pessoas passaram a fazer mais publicações”, afirmou Pearlman à Vice. De participantes de uma rede, as pessoas agora se consideram protagonistas dela. “Há uma supervalorização da validação do próximo, do olhar de outras pessoas sobre tudo que o usuário faz”, diz Alexandre Inagaki, consultor em redes sociais. 

É algo que tem gerado impactos na saúde mental: estudo feito pela Universidade da Califórnia, Los Angeles (UCLA) em 2017 mostrou que receber uma curtida ativa áreas do cérebro que respondem quando se recebe algo bom – como comer chocolate em um dia difícil.

A história do Facebook em 30 fotos

1 | 30

100 milhões de amigos

Foto: Reuters
2 | 30

Avante

Foto: Reuters
3 | 30

1 bilhão de amigos

Foto: Reuters
4 | 30

Fundação Zuckerberg

Foto: Facebook
5 | 30

Notícias Falsas

Foto: Reuters
6 | 30

2 bilhões de amigos

Foto: Reuters
7 | 30

Cambridge Analytica

Foto: EFE
8 | 30

Prólogo

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9 | 30

Início

Foto: Divulgação
10 | 30

Investimentos

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11 | 30

Plágio

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12 | 30

1 milhão de amigos

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13 | 30

'Não, não, não'

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14 | 30

Feed de notícias

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15 | 30

Para menores

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16 | 30

Abertura

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17 | 30

Microsoft

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18 | 30

Tchau, Myspace

Foto: Estadão
19 | 30

Fazenda Feliz

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20 | 30

Curtida

Foto: Reuters
21 | 30

A Rede Social

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22 | 30

Mensageiro

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Linha do tempo

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Abertura de capital

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'Bota no Insta'

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Internet.org

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Zap Zap

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28 | 30

Realidade virtual

Foto: Reuters
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Reações

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30 | 30

Feed de Notícias

Foto: Reuters

Outras pesquisas já ligaram sintomas de depressão, ansiedade, solidão, baixa autoestima e tendências suicidas ao uso de redes sociais. “Tem gente com autoestima baixa que posta selfies todo dia, esperando reações. Quando não se recebe muitas curtidas, a tendência é ficar mais triste”, diz a psicóloga Anna Lucia King, do Instituto Delete, ligado à UFRJ. 

Manada. No mesmo estudo, pesquisadores da UCLA mostraram que o Curtir ajuda a gerar comportamentos de manada – se uma foto já ganhou muitos likes, é provável que mais pessoas devam se manifestar sobre ela. Por outro lado, os algoritmos das redes sociais consideram o número de curtidas para determinar o que será exibido a um usuário. Se ele curte sempre as mesmas coisas – e quem produz conteúdo busca temas populares para ganhar curtidas – o processo de criação de uma bolha está formado. Unidos, o “efeito manada” e o reforço do algoritmo geram uma reação em cadeia. 

As curtidas permitiram ainda uma forma eficiente para o funcionamento desses algoritmos. Na época, sistemas de reconhecimento de texto por inteligências artificiais eram bem mais rudimentares – até hoje, eles não entendem ironia. Há ainda a complexidade de diferentes idiomas. O Curtir, para o algoritmo, virou um tradutor universal: todos falam a mesma língua, com dois signos – “gostei” ou “não gostei”.

De quebra, as redes sociais passaram a identificar os gostos das pessoas, num prato cheio para a publicidade. É um ingrediente importante para o Facebook ter sobrevivido e gerado receita de US$ 16 bilhões em seu último trimestre fiscal; uma realidade muito diferente do Google com o Orkut, que nunca conseguiu faturar. Trocar curtidas por dinheiro virou um modelo comercial imperativo.

É nas curtidas, também, que surgem algumas das principais mazelas da internet atual – de “fazendas” com milhares de smartphones curtindo posts 24 horas por dia, inflando números de audiência por centenas de dólares, à interferência em eleições e fome por dados de usuários. A Cambridge Analytica, firma de marketing político que usou indevidamente dados de 87 milhões de perfis do Facebook, começou analisando justamente as curtidas. Com 150 publicações, os pesquisadores diziam saber mais sobre alguém do que seus pais ou irmãos. 

É algo que causou danos ao Facebook – fazendo a empresa rever políticas, perder dinheiro e colocando-a sob escrutínio global. Talvez, em breve, esse modelo já não seja mais tão curtido. / COLABOROU GIOVANNA WOLF

10 motivos para sentir saudade do Orkut

1 | 10

Comunidades sérias

2 | 10

Comunidades sem sentido nenhum

3 | 10

Depoimentos

4 | 10

Buddy Poke

5 | 10

Sorte do Dia

6 | 10

Os scraps

7 | 10

Sexy, legal e confiável

8 | 10

Perfil caprichado

9 | 10

Radar dos bisbilhoteiros

10 | 10

Todo mundo estava lá!

Na sede do Facebook, em Menlo Park (EUA), turistas fazem fila para tirar fotos com o símbolo da rede Foto: Jim Wilson/NYT

No princípio, as redes sociais eram o verbo. Sentimentos, desejos e teorias eram expressados – e respondidos – por texto. A natureza da internet passou a ser diferente quando, no dia 9 de fevereiro de 2009, o Facebook propôs uma singela questão aos seus membros: “Curtiu?”. Da maneira como as pessoas interagem (e as consequências psicológicas disso) aos modelos de negócios dos serviços mais populares da web: nada mais foi como antes, depois do “primeiro like”. 

É curioso pensar que o Curtir demorou a existir. Criado em 2007 pela ilustradora Leah Pearlman, gerente de produto do Facebook na época, o recurso passou dois anos “na geladeira”. Mark Zuckerberg, fundador da rede social, não gostava muito dele, mas foi vencido pelo entusiasmo dos funcionários da empresa. “É uma forma rápida de dizer aos seus amigos que você curte o que eles estão postando”, dizia o texto que apresentava a função, escrito por Pearlman. “Isso deixa espaço nos comentários para elogios mais longos.” 

Veja a evolução do design do Facebook ao longo de 12 anos

1 | 12

Início

Foto: Reprodução
2 | 12

Perfil de 2005

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3 | 12

Reforma

Foto: Reprodução
4 | 12

Mini Feed

Foto: Reprodução
5 | 12

Barrinhas

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6 | 12

No que você está pensando?

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7 | 12

Foco nas fotos

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8 | 12

Sem vergonha

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9 | 12

Linha do Tempo

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10 | 12

Ampliação

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11 | 12

Foto de capa

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12 | 12

Perfil de hoje

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Era algo novo: Orkut, MySpace e outros serviços da época eram organizados em textos e comunidades, bem como inúmeros fóruns que reuniam aficionados por qualquer tema – de PCs a cinema, algo que soa muito nerd hoje em dia. Os elementos visuais eram mais rudimentares. As pessoas já usavam emojis para se expressar em e-mails, por exemplo, mas eles serviam mais como complemento ao texto. 

O botão curtir permitia uma reação rápida – e até um pouco desinteressada – a qualquer coisa. Não à toa, ele teve sucesso imediato. “Em pouco tempo, publicações que tinham 50 comentários acabavam tendo 150 curtidas”, disse Pearlman, em entrevista à revista Vice, em 2017. 

Era o que o Facebook precisava: três meses após lançar o Curtir, a rede superou seu maior rival nos EUA, o MySpace. Mais que isso, ditou moda: em 2010, o YouTube trocou as estrelas de seu sistema de avaliação de vídeos por um polegar positivo. O Twitter fez testes até 2015, quando estabeleceu o coração como símbolo para “curtir” um tuíte. Instagram, LinkedIn e Tinder também incorporaram o recurso. “Hoje, é difícil imaginar uma rede social sem curtidas”, diz Luís Peres-Neto, professor da ESPM. 

Egotrip. “Com o curtir, as pessoas passaram a fazer mais publicações”, afirmou Pearlman à Vice. De participantes de uma rede, as pessoas agora se consideram protagonistas dela. “Há uma supervalorização da validação do próximo, do olhar de outras pessoas sobre tudo que o usuário faz”, diz Alexandre Inagaki, consultor em redes sociais. 

É algo que tem gerado impactos na saúde mental: estudo feito pela Universidade da Califórnia, Los Angeles (UCLA) em 2017 mostrou que receber uma curtida ativa áreas do cérebro que respondem quando se recebe algo bom – como comer chocolate em um dia difícil.

A história do Facebook em 30 fotos

1 | 30

100 milhões de amigos

Foto: Reuters
2 | 30

Avante

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3 | 30

1 bilhão de amigos

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4 | 30

Fundação Zuckerberg

Foto: Facebook
5 | 30

Notícias Falsas

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6 | 30

2 bilhões de amigos

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7 | 30

Cambridge Analytica

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8 | 30

Prólogo

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9 | 30

Início

Foto: Divulgação
10 | 30

Investimentos

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11 | 30

Plágio

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12 | 30

1 milhão de amigos

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13 | 30

'Não, não, não'

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14 | 30

Feed de notícias

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15 | 30

Para menores

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16 | 30

Abertura

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17 | 30

Microsoft

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18 | 30

Tchau, Myspace

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19 | 30

Fazenda Feliz

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20 | 30

Curtida

Foto: Reuters
21 | 30

A Rede Social

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22 | 30

Mensageiro

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23 | 30

Linha do tempo

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24 | 30

Abertura de capital

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25 | 30

'Bota no Insta'

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26 | 30

Internet.org

Foto: Reuters
27 | 30

Zap Zap

Foto: Reuters
28 | 30

Realidade virtual

Foto: Reuters
29 | 30

Reações

Foto: Reuters
30 | 30

Feed de Notícias

Foto: Reuters

Outras pesquisas já ligaram sintomas de depressão, ansiedade, solidão, baixa autoestima e tendências suicidas ao uso de redes sociais. “Tem gente com autoestima baixa que posta selfies todo dia, esperando reações. Quando não se recebe muitas curtidas, a tendência é ficar mais triste”, diz a psicóloga Anna Lucia King, do Instituto Delete, ligado à UFRJ. 

Manada. No mesmo estudo, pesquisadores da UCLA mostraram que o Curtir ajuda a gerar comportamentos de manada – se uma foto já ganhou muitos likes, é provável que mais pessoas devam se manifestar sobre ela. Por outro lado, os algoritmos das redes sociais consideram o número de curtidas para determinar o que será exibido a um usuário. Se ele curte sempre as mesmas coisas – e quem produz conteúdo busca temas populares para ganhar curtidas – o processo de criação de uma bolha está formado. Unidos, o “efeito manada” e o reforço do algoritmo geram uma reação em cadeia. 

As curtidas permitiram ainda uma forma eficiente para o funcionamento desses algoritmos. Na época, sistemas de reconhecimento de texto por inteligências artificiais eram bem mais rudimentares – até hoje, eles não entendem ironia. Há ainda a complexidade de diferentes idiomas. O Curtir, para o algoritmo, virou um tradutor universal: todos falam a mesma língua, com dois signos – “gostei” ou “não gostei”.

De quebra, as redes sociais passaram a identificar os gostos das pessoas, num prato cheio para a publicidade. É um ingrediente importante para o Facebook ter sobrevivido e gerado receita de US$ 16 bilhões em seu último trimestre fiscal; uma realidade muito diferente do Google com o Orkut, que nunca conseguiu faturar. Trocar curtidas por dinheiro virou um modelo comercial imperativo.

É nas curtidas, também, que surgem algumas das principais mazelas da internet atual – de “fazendas” com milhares de smartphones curtindo posts 24 horas por dia, inflando números de audiência por centenas de dólares, à interferência em eleições e fome por dados de usuários. A Cambridge Analytica, firma de marketing político que usou indevidamente dados de 87 milhões de perfis do Facebook, começou analisando justamente as curtidas. Com 150 publicações, os pesquisadores diziam saber mais sobre alguém do que seus pais ou irmãos. 

É algo que causou danos ao Facebook – fazendo a empresa rever políticas, perder dinheiro e colocando-a sob escrutínio global. Talvez, em breve, esse modelo já não seja mais tão curtido. / COLABOROU GIOVANNA WOLF

10 motivos para sentir saudade do Orkut

1 | 10

Comunidades sérias

2 | 10

Comunidades sem sentido nenhum

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Depoimentos

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Buddy Poke

5 | 10

Sorte do Dia

6 | 10

Os scraps

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