O CEO do Spotify, Daniel Ek, provocou uma reação negativa da indústria musical na semana passada quando disse que o custo de criação de conteúdo é “próximo de zero”, o que o levou a esclarecer suas observações neste domingo, 2.
Em uma postagem no dia 29 de maio, Ek ponderou que a sociedade está testemunhando um ressurgimento do estoicismo, uma filosofia adotada pelo imperador romano Marco Aurélio. Mas ele começou irritando alguns dos músicos que contribuem para sua plataforma.
“Hoje, com o custo de criação de conteúdo próximo de zero, as pessoas podem compartilhar uma quantidade incrível de conteúdo. Isso despertou minha curiosidade sobre o conceito de vida útil longa versus vida útil curta”, tuitou Ek no X.
Músicos, compositores e produtores, entre outros, criticaram os comentários de Ek, com alguns apontando o custo considerável associado à música, inclusive para treinamento, equipamento e produção.
Em resposta à publicação de Ek, a artista Cheryl B. Engelhardt disse que investiu milhares de dólares na criação de sua música.
“Criei meu álbum indicado ao Grammy em um trem que cruzava o país, produzi e mixei completamente sozinha”, disse Engelhardt. “Consegui fazer isso graças aos milhares de dólares gastos em sons de qualidade, minha educação, meu equipamento, etc. Por favor, tenha uma ideia e talvez converse com músicos DE VERDADE.”
Outro artista independente, Shimmer Johnson, disse Ek de “fora da realidade”.
“Não diga nada se você não tem nada de verdade com o que comparar!!! Que bom que você é um bilionário à custa do trabalho árduo e do tempo de todos os outros! Parabéns”, escreveu Johnson.
No domingo, Ek tentou esclarecer seus comentários, dizendo que sua definição anterior de conteúdo era “desajeitada”.
“Entendo que tenha parecido muito reducionista e essa não era minha intenção. Só para esclarecer, meu objetivo original não era desvalorizar o tempo, o esforço ou os recursos envolvidos na criação de trabalhos significativos, seja música, literatura ou outras formas de expressão criativa”, escreveu Ek na postagem.
Leia também
Ele acrescentou que o custo das “ferramentas de criação”, como microfones, laptops e câmeras, diminuiu, levando a um aumento na quantidade de conteúdo que as pessoas podem produzir.
No passado, o Spotify foi criticado por não pagar aos artistas, especialmente aos músicos independentes, o valor justo por seu conteúdo. Os comentários de Ek também foram feitos no momento em que o Spotify anunciou na segunda-feira, 3, seu segundo aumento de preço em um ano nos EUA. Os assinantes individuais dos EUA agora pagarão US$ 11,99, ou US$ 1 a mais por mês, para streaming sem anúncios.
“Essa atualização nos ajudará a continuar oferecendo valor aos fãs”, disse o Spotify em um comunicado.
Enquanto isso, a empresa relatou um lucro recorde no primeiro trimestre após medidas de corte de custos no ano passado que a levaram a demitir mais de um quarto de seus funcionários e a reduzir os planos para seu negócio de podcast, em parte cortando programas originais.
Este conteúdo foi traduzido com o auxílio de ferramentas de Inteligência Artificial e revisado por nossa equipe editorial. Saiba mais em nossa Política de IA.
c.2024 Fortune Media IP Limited
Distribuído por The New York Times Licensing Group