Você já falou em voz alta sobre um assunto e, pouco tempo depois, viu algum produto ou marca relacionado a esse tema sendo exibido em uma publicidade na internet? Para algumas pessoas, isso é apenas uma coincidência. Para outras, trata-se do microfone do smartphone “ouvindo” a conversa.
Considerada polêmica por borrar as fronteiras com privacidade e consentimento do usuário, essa última possibilidade foi confirmada por duas empresas de marketing dos Estados Unidos, conforme revelou o site 404 Media em reportagem publicada nesta quarta-feira, 19.
As companhias americanas MindSift e Cox Media Group (CMG) afirmaram publicamente que utilizam o microfone dos celulares de usuários pelo mundo para bisbilhotar conversas, entender o conteúdo e direcionar publicidade a essas pessoas por meio de anúncios microssegmentados.
A CMG, por exemplo, chama essa prática de “Audição Ativa”, com capacidade de identificar consumidores “a partir de conversas casuais em tempo real”, afirma o 404 Media a partir de documentos de divulgação da companhia para atrair clientes. Essa tecnologia aconteceria por meio de microfones instalados em smartphones, TVs inteligentes e outros dispositivos.
“O que significaria para a sua empresa se você pudesse atingir clientes potenciais que estão discutindo ativamente a necessidade de seus serviços em suas conversas diárias? Não, não se trata de um episódio de Black Mirror — são os dados de voz, e a CMG tem os recursos para usá-los a seu favor”, dizia a empresa em seu site, até deletar a página após contato do 404 Media, cuja reportagem confirmou a informação por meio do site WayBack Machine, cujo propósito é arquivar páginas da Web.
Site da CMG, empresa de marketing
A MindSift faz afirmação semelhante. Dois dos três fundadores da empresa de marketing disseram publicamente, em um podcast “Real Business Roundtable”, que a tecnologia da companhia ouve conversas de usuários. “Eu vou dizer, tipo, ‘Ei, você já falou algo e viu um anúncio disso?’. Nós somos os caras. Somos nós. Distribuímos a tecnologia, que está conosco há um tempo, mas a tocha já foi passada”, declarou o fundador e vice-presidente Andy Galeshahi.
O site da MindSift também confirma que faz essa escuta por meio de tecnologia de análise de dados de voz de milhões de dispositivos. A empresa diz que “é possível saber exatamente quando alguém está em busca de algo no mercado para praticamente qualquer produto ou serviço em tempo real, o que dá à empresa de vendas uma vantagem significativa sobre a concorrência”, diz o 404 Media, citando o site da MindSift.
O 404 Media acrescenta que nenhuma das duas empresas explica como a tecnologia funciona, levantando dúvidas sobre a eficácia do serviço oferecido pela CMG e MindSift.
Como evitar que seu celular ‘ouça’ você
Tanto o Google (dono do Android) quanto a Apple (dona do iPhone) permitem que usuários desativem o uso do microfone para alguns aplicativos.
Siga estes passos no Android para desativar a câmera e microfone de alguns apps:
- Deslize de cima para baixo na tela duas vezes;
- Toque no bloco da câmera ou do microfone para desativar o acesso a eles;
- Se os blocos não estiverem lá, toque em Editar ou Adicionar na parte de baixo das Configurações Rápidas;
- Toque e arraste o bloco para adicioná-lo às Configurações rápidas.
No iPhone, siga estes passos para desativar o microfone e câmera de aplicativos:
- Acesse Ajustes, e clique em Privacidade e Segurança;;
- Toque em um recurso de hardware, como Câmera, Bluetooth, Rede Local ou Microfone.
Ainda, os dois sistemas acusam quando algum app está usando a câmera ou voz. No Android, um ícone verde vai aparecer no topo da tela. Já no iOS, o ícone verde significa que a câmera está em uso e o ícone laranja, o microfone.