IA generativa nas buscas do Google começa a ser testada no Brasil nesta quinta


AI Overviews já está disponíveis para um grupo pequeno de usuários

Por Bruno Romani
Atualização:

O AI Overviews, ferramenta que usa inteligência artificial (IA) generativa para resumir conteúdos e oferecer tópicos de respostas diretamente nas buscas do Google, entrou em testes no Brasil nesta quinta, 27. Segundo o Estadão apurou, o recurso está disponível para uma parcela pequena do tráfego de buscas.

Procurada pela reportagem, a companhia confirmou o início dos testes da ferramenta. “Conforme anunciamos em maio, o AI Overviews será lançado em mais países. No momento, estamos conduzindo um pequeno teste no Brasil antes do lançamento oficial, para garantir que a experiência mantenha nosso alto padrão de qualidade e utilidade para as pessoas.”

AI Overview entrou em testes nesta quinta no Brasil  Foto: Shannon Stapleton/Reuters
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A companhia não confirma quando será a chegada oficial do novo recurso - o Estadão apurou que será “em breve”. Por enquanto, apenas uma parcela do tráfego dos usuários terá acesso ao AI Overviews - o teste vai ser para um subconjunto de consultas e uma pequena porcentagem do tráfego da pesquisa. Ou seja, ele não estará disponível para todas as buscas, apenas aquelas que o Google considera que o usuário precisa abrir muitos links para obter uma resposta.

Quando o lançamento oficial ocorrer, o AI Overviews estará disponível para todos os usuários. Por enquanto, a ideia do teste é ajustar a ferramenta e detectar problemas e não há chance de recuo no lançamento caso os testes não agradem a companhia - aquilo que a gigante considerar problemático será corrigido para o lançamento oficial.

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A ferramenta usa uma versão do Gemini, o modelo de IA generativa mais poderoso do Google, lançado em dezembro do ano passado. Quem tiver acesso, perceberá também que o Google manteve propagandas no topo, em uma área dedicada a anúncios, uma das preocupações do mercado publicitário.

Temor

Lançado no último Google I/O, principal evento de desenvolvedores da empresa, o AI Overviews é um recurso de IA generativa nas pesquisas do site que vai permitir com que os resultados sejam acompanhados por resumos e imagens explicativas.

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O AI Overviews também vai poder ser personalizado para cada usuário e vai oferecer suporte para perguntas mais complexas, ou seja, com maiores detalhes sobre o que se deseja pesquisar. O usuário poderá incluir informações sobre vários aspectos em uma mesma pesquisa. A empresa espera que o serviço atinja centenas de milhões de usuários até o fim do mês e um bilhão de pessoas até o final do ano.

A sua chegada, porém, lança preocupações sobre o futuro da internet. Com usuários encontrando respostas sem precisar visitar links externos, há um temor de que aconteça um colapso financeiro na maior parte dos sites da web. Hoje, o Google domina a publicidade online e o modelos de negócios de empresas online depende dessa receita, que é calculada a partir do número de visitas que a página recebe. Uma diminuição no número de visitas poderia estrangular diversos veículos da rede - o que, a longo prazo, poderia ser um tiro no próprio pé do Google.

É um cenário que o Google publicamente refuta. “Com o Overviews, as pessoas pesquisam mais, fazem novos tipos de perguntas, fazem mais perguntas e essas são oportunidades adicionais para as pessoas”, afirmou em maio ao Estadão Liz Reid, chefe de buscas do Google em todo o mundo.

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No entanto, parte dos testes do Google tenta entender também como será essa nova dinâmica na internet. Desde o anúncio do recurso, a gigante tenta acalmar a indústria de mídia. /COLABOROU BRUNA ARIMATHEA

O AI Overviews, ferramenta que usa inteligência artificial (IA) generativa para resumir conteúdos e oferecer tópicos de respostas diretamente nas buscas do Google, entrou em testes no Brasil nesta quinta, 27. Segundo o Estadão apurou, o recurso está disponível para uma parcela pequena do tráfego de buscas.

Procurada pela reportagem, a companhia confirmou o início dos testes da ferramenta. “Conforme anunciamos em maio, o AI Overviews será lançado em mais países. No momento, estamos conduzindo um pequeno teste no Brasil antes do lançamento oficial, para garantir que a experiência mantenha nosso alto padrão de qualidade e utilidade para as pessoas.”

AI Overview entrou em testes nesta quinta no Brasil  Foto: Shannon Stapleton/Reuters

A companhia não confirma quando será a chegada oficial do novo recurso - o Estadão apurou que será “em breve”. Por enquanto, apenas uma parcela do tráfego dos usuários terá acesso ao AI Overviews - o teste vai ser para um subconjunto de consultas e uma pequena porcentagem do tráfego da pesquisa. Ou seja, ele não estará disponível para todas as buscas, apenas aquelas que o Google considera que o usuário precisa abrir muitos links para obter uma resposta.

Quando o lançamento oficial ocorrer, o AI Overviews estará disponível para todos os usuários. Por enquanto, a ideia do teste é ajustar a ferramenta e detectar problemas e não há chance de recuo no lançamento caso os testes não agradem a companhia - aquilo que a gigante considerar problemático será corrigido para o lançamento oficial.

A ferramenta usa uma versão do Gemini, o modelo de IA generativa mais poderoso do Google, lançado em dezembro do ano passado. Quem tiver acesso, perceberá também que o Google manteve propagandas no topo, em uma área dedicada a anúncios, uma das preocupações do mercado publicitário.

Temor

Lançado no último Google I/O, principal evento de desenvolvedores da empresa, o AI Overviews é um recurso de IA generativa nas pesquisas do site que vai permitir com que os resultados sejam acompanhados por resumos e imagens explicativas.

O AI Overviews também vai poder ser personalizado para cada usuário e vai oferecer suporte para perguntas mais complexas, ou seja, com maiores detalhes sobre o que se deseja pesquisar. O usuário poderá incluir informações sobre vários aspectos em uma mesma pesquisa. A empresa espera que o serviço atinja centenas de milhões de usuários até o fim do mês e um bilhão de pessoas até o final do ano.

A sua chegada, porém, lança preocupações sobre o futuro da internet. Com usuários encontrando respostas sem precisar visitar links externos, há um temor de que aconteça um colapso financeiro na maior parte dos sites da web. Hoje, o Google domina a publicidade online e o modelos de negócios de empresas online depende dessa receita, que é calculada a partir do número de visitas que a página recebe. Uma diminuição no número de visitas poderia estrangular diversos veículos da rede - o que, a longo prazo, poderia ser um tiro no próprio pé do Google.

É um cenário que o Google publicamente refuta. “Com o Overviews, as pessoas pesquisam mais, fazem novos tipos de perguntas, fazem mais perguntas e essas são oportunidades adicionais para as pessoas”, afirmou em maio ao Estadão Liz Reid, chefe de buscas do Google em todo o mundo.

No entanto, parte dos testes do Google tenta entender também como será essa nova dinâmica na internet. Desde o anúncio do recurso, a gigante tenta acalmar a indústria de mídia. /COLABOROU BRUNA ARIMATHEA

O AI Overviews, ferramenta que usa inteligência artificial (IA) generativa para resumir conteúdos e oferecer tópicos de respostas diretamente nas buscas do Google, entrou em testes no Brasil nesta quinta, 27. Segundo o Estadão apurou, o recurso está disponível para uma parcela pequena do tráfego de buscas.

Procurada pela reportagem, a companhia confirmou o início dos testes da ferramenta. “Conforme anunciamos em maio, o AI Overviews será lançado em mais países. No momento, estamos conduzindo um pequeno teste no Brasil antes do lançamento oficial, para garantir que a experiência mantenha nosso alto padrão de qualidade e utilidade para as pessoas.”

AI Overview entrou em testes nesta quinta no Brasil  Foto: Shannon Stapleton/Reuters

A companhia não confirma quando será a chegada oficial do novo recurso - o Estadão apurou que será “em breve”. Por enquanto, apenas uma parcela do tráfego dos usuários terá acesso ao AI Overviews - o teste vai ser para um subconjunto de consultas e uma pequena porcentagem do tráfego da pesquisa. Ou seja, ele não estará disponível para todas as buscas, apenas aquelas que o Google considera que o usuário precisa abrir muitos links para obter uma resposta.

Quando o lançamento oficial ocorrer, o AI Overviews estará disponível para todos os usuários. Por enquanto, a ideia do teste é ajustar a ferramenta e detectar problemas e não há chance de recuo no lançamento caso os testes não agradem a companhia - aquilo que a gigante considerar problemático será corrigido para o lançamento oficial.

A ferramenta usa uma versão do Gemini, o modelo de IA generativa mais poderoso do Google, lançado em dezembro do ano passado. Quem tiver acesso, perceberá também que o Google manteve propagandas no topo, em uma área dedicada a anúncios, uma das preocupações do mercado publicitário.

Temor

Lançado no último Google I/O, principal evento de desenvolvedores da empresa, o AI Overviews é um recurso de IA generativa nas pesquisas do site que vai permitir com que os resultados sejam acompanhados por resumos e imagens explicativas.

O AI Overviews também vai poder ser personalizado para cada usuário e vai oferecer suporte para perguntas mais complexas, ou seja, com maiores detalhes sobre o que se deseja pesquisar. O usuário poderá incluir informações sobre vários aspectos em uma mesma pesquisa. A empresa espera que o serviço atinja centenas de milhões de usuários até o fim do mês e um bilhão de pessoas até o final do ano.

A sua chegada, porém, lança preocupações sobre o futuro da internet. Com usuários encontrando respostas sem precisar visitar links externos, há um temor de que aconteça um colapso financeiro na maior parte dos sites da web. Hoje, o Google domina a publicidade online e o modelos de negócios de empresas online depende dessa receita, que é calculada a partir do número de visitas que a página recebe. Uma diminuição no número de visitas poderia estrangular diversos veículos da rede - o que, a longo prazo, poderia ser um tiro no próprio pé do Google.

É um cenário que o Google publicamente refuta. “Com o Overviews, as pessoas pesquisam mais, fazem novos tipos de perguntas, fazem mais perguntas e essas são oportunidades adicionais para as pessoas”, afirmou em maio ao Estadão Liz Reid, chefe de buscas do Google em todo o mundo.

No entanto, parte dos testes do Google tenta entender também como será essa nova dinâmica na internet. Desde o anúncio do recurso, a gigante tenta acalmar a indústria de mídia. /COLABOROU BRUNA ARIMATHEA

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