Já se viu sem créditos na operadora e precisando de internet? As redes públicas de Wi-Fi, disponíveis em praças, shoppings e até transportes, podem ser uma solução. Apesar disso, elas não são seguras e devem ser evitadas por conter “portas de entradas” para hackers, caso informações sensíveis dos usuários sejam expostas.
Ao se conectar a uma rede Wi-Fi pública, o usuário corre o risco de ter suas atividades online monitoradas por terceiros, ter dados e senhas roubados e até ter o aparelho infectado por um vírus. Isso acontece porque a rede não é protegida por nenhum tipo de senha, permitindo que qualquer pessoa transite e invada sua conexão facilmente, podendo hackear eletrônicos conectados.
Pensando nisso, o Estadão trouxe 5 dicas de proteção para preservar suas informações pessoais quando acessar uma rede Wi-Fi pública.
Leia também
Instale uma VPN
A VPN é uma rede privada virtual que, quando ativada, cria uma conexão segura entre o seu aparelho e a rede Wi-Fi.
Ao ativar uma VPN em um eletrônico, ela criptografa os dados que são trocados com a rede pública, ou seja, ela transforma esses dados em códigos incompreensíveis para terceiros que podem estar monitorando seu dispositivo, impedindo tentativas de invasão no seu sistema.
Além disso, a VPN também disfarça o endereço IP do seu aparelho, que é uma série de números usados pra identificar um eletrônico conectado a uma rede de internet, protegendo sua máquina de invasões ou roubo de dados.
Para dispositivos como desktops e laptops, há softwares de VPN que podem ser instalados direto da web e garantem a segurança do sistema. Em aparelhos menores, como smartphones e tablets, opções de VPN são encontradas nas lojas de aplicativos dos dispositivos, esses apps podem ser instalados e facilmente ativados quando for acessar uma rede Wi-Fi na rua.
Desative a conexão automática
Se estiver conectando seu aparelho a uma rede Wi-Fi pública de um local que costuma frequentar, vá nas configurações de internet do eletrônico e desative a opção de conexão automática.
Dispositivos eletrônicos podem se conectar automaticamente a uma rede de internet e, como redes públicas não são seguras, desative essa opção para não correr o risco de estar conectado sem saber e prejudicar a segurança dos seus dados privados.
Compartilhar arquivos? Deixe para depois
Deixe para compartilhar arquivos e documentos mais tarde.
Ao enviar ou baixar arquivos usando uma rede Wi-Fi pública, terceiros podem colocar vírus nesses documentos e infectar seus dispositivos ou até mesmo espalhar para quem você os mandar. Por isso, apenas compartilhe arquivos quando tiver certeza de que sua conexão com a internet é segura.
Não realize transações bancárias
Como não é possível ter certeza na hora de que outro dispositivo está monitorando suas atividades online por meio da rede Wi-Fi pública, não realize transações bancárias quando estiver conectado a esse tipo de rede.
Deixe para mexer com informações sensíveis como essas quando estiver conectado a uma internet segura ou até mesmo quando estiver usando os dados móveis da operadora.
Aproveite para fazer ‘detox’ das redes sociais
Evite logar nas redes sociais quando estiver conectado a uma rede pública.
Se suas atividades estiverem sendo vigiadas, hackers podem facilmente copiar seu login e sua senha para entrar em suas redes sociais e aplicar golpes ou roubar seus dados. Deixe para acessar seus perfis depois que tiver desconectado da rede pública.
*Alice Labate é estagiária sob supervisão do editor Bruno Romani