Por que hiperlinks são azuis? Explicação pode estar nos primórdios da internet


Pesquisas em arquivos mostram que origem da cor está nos primeiros sistemas operacionais

Por Bruna Arimathea
Além da diferenciação, o hiperlink azul também ajuda quem tem alguma difículdade em enxergar cores, por exemplo Foto: Bruna Arimathea/Estadão

Das muitas coisas que mudaram na internet nos últimos 40 anos, uma delas permaneceu quase intocável: o hiperlink. E mais: quase todos os que você encontrar na web serão em azul. Além do sublinhado característico, a cor é predominante nesse tipo de texto. Assim, a dúvida sobre esse formato ficou pairando por bastante tempo — até agora.

Em um artigo para o blog da empresa Mozilla (criadora do navegador Firefox), a jornalista Elise Blanchard destrinchou navegadores, sites e sistemas operacionais desde a sua criação, em meados dos anos 1960, e descobriu que a ferramenta passou por diferentes formatos até chegar ao conhecido link azul. 

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Desde 1964, quando surgiu a primeira ideia de linkar duas páginas diferentes com o projeto Xanadu, as linhas sublinhadas eram tidas como uma espécie de identificação — que se perpetuou por ser ao mesmo tempo uma diferenciação e um auxílio visual para quem não enxerga cores, por exemplo. Desde então, projetos como Windows, da Microsoft, e Hypercard, da Apple, seguiram mais ou menos o mesmo conceito. 

Mas a cor azul surgiu mesmo no sistema operacional da empresa de Bill Gates, que primeiro adotou o tom nas interfaces do Windows 1.0. Ainda não era utilizada nos hiperlinks de forma oficial — o preto ainda predominava nos textos — mas foi uma marca de identificação da Microsoft. 

Acompanhada por outros sistemas, como o WorldWideWeb (WWW), o azul apareceu, de fato, em 1992, com o Windows 3.0. E a mudança foi grande: o hiperlink colorido significou uma mudança de interação e de layout do que o mundo estava acostumado. A evolução lenta, afirma Elise, é um dos indícios de que a troca foi um padrão disruptivo para os sistemas operacionais da época — que viu, rapidamente, outras empresas aderirem ao mesmo formato, que se mantém até então. 

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A resposta exata do porquê é azul? Bom, essa ainda não foi totalmente esclarecida, mas Elise tem algumas teorias. Segundo ela, uma das possíveis explicações pode ser o lançamento do Windows 3.1 pouco antes de outros sistemas, como o Cello e o Mosaic, que foram inspirados pelo sucesso da Microsoft. Assim, seguindo o lançamento, todos os hiperlinks foram colocados em azul e o restante foi um padrão que se repetiu ano após ano. Afinal, por que mexer no time que está ganhando?

*é estagiária sob supervisão do editor Bruno Romani 

Além da diferenciação, o hiperlink azul também ajuda quem tem alguma difículdade em enxergar cores, por exemplo Foto: Bruna Arimathea/Estadão

Das muitas coisas que mudaram na internet nos últimos 40 anos, uma delas permaneceu quase intocável: o hiperlink. E mais: quase todos os que você encontrar na web serão em azul. Além do sublinhado característico, a cor é predominante nesse tipo de texto. Assim, a dúvida sobre esse formato ficou pairando por bastante tempo — até agora.

Em um artigo para o blog da empresa Mozilla (criadora do navegador Firefox), a jornalista Elise Blanchard destrinchou navegadores, sites e sistemas operacionais desde a sua criação, em meados dos anos 1960, e descobriu que a ferramenta passou por diferentes formatos até chegar ao conhecido link azul. 

Desde 1964, quando surgiu a primeira ideia de linkar duas páginas diferentes com o projeto Xanadu, as linhas sublinhadas eram tidas como uma espécie de identificação — que se perpetuou por ser ao mesmo tempo uma diferenciação e um auxílio visual para quem não enxerga cores, por exemplo. Desde então, projetos como Windows, da Microsoft, e Hypercard, da Apple, seguiram mais ou menos o mesmo conceito. 

Mas a cor azul surgiu mesmo no sistema operacional da empresa de Bill Gates, que primeiro adotou o tom nas interfaces do Windows 1.0. Ainda não era utilizada nos hiperlinks de forma oficial — o preto ainda predominava nos textos — mas foi uma marca de identificação da Microsoft. 

Acompanhada por outros sistemas, como o WorldWideWeb (WWW), o azul apareceu, de fato, em 1992, com o Windows 3.0. E a mudança foi grande: o hiperlink colorido significou uma mudança de interação e de layout do que o mundo estava acostumado. A evolução lenta, afirma Elise, é um dos indícios de que a troca foi um padrão disruptivo para os sistemas operacionais da época — que viu, rapidamente, outras empresas aderirem ao mesmo formato, que se mantém até então. 

A resposta exata do porquê é azul? Bom, essa ainda não foi totalmente esclarecida, mas Elise tem algumas teorias. Segundo ela, uma das possíveis explicações pode ser o lançamento do Windows 3.1 pouco antes de outros sistemas, como o Cello e o Mosaic, que foram inspirados pelo sucesso da Microsoft. Assim, seguindo o lançamento, todos os hiperlinks foram colocados em azul e o restante foi um padrão que se repetiu ano após ano. Afinal, por que mexer no time que está ganhando?

*é estagiária sob supervisão do editor Bruno Romani 

Além da diferenciação, o hiperlink azul também ajuda quem tem alguma difículdade em enxergar cores, por exemplo Foto: Bruna Arimathea/Estadão

Das muitas coisas que mudaram na internet nos últimos 40 anos, uma delas permaneceu quase intocável: o hiperlink. E mais: quase todos os que você encontrar na web serão em azul. Além do sublinhado característico, a cor é predominante nesse tipo de texto. Assim, a dúvida sobre esse formato ficou pairando por bastante tempo — até agora.

Em um artigo para o blog da empresa Mozilla (criadora do navegador Firefox), a jornalista Elise Blanchard destrinchou navegadores, sites e sistemas operacionais desde a sua criação, em meados dos anos 1960, e descobriu que a ferramenta passou por diferentes formatos até chegar ao conhecido link azul. 

Desde 1964, quando surgiu a primeira ideia de linkar duas páginas diferentes com o projeto Xanadu, as linhas sublinhadas eram tidas como uma espécie de identificação — que se perpetuou por ser ao mesmo tempo uma diferenciação e um auxílio visual para quem não enxerga cores, por exemplo. Desde então, projetos como Windows, da Microsoft, e Hypercard, da Apple, seguiram mais ou menos o mesmo conceito. 

Mas a cor azul surgiu mesmo no sistema operacional da empresa de Bill Gates, que primeiro adotou o tom nas interfaces do Windows 1.0. Ainda não era utilizada nos hiperlinks de forma oficial — o preto ainda predominava nos textos — mas foi uma marca de identificação da Microsoft. 

Acompanhada por outros sistemas, como o WorldWideWeb (WWW), o azul apareceu, de fato, em 1992, com o Windows 3.0. E a mudança foi grande: o hiperlink colorido significou uma mudança de interação e de layout do que o mundo estava acostumado. A evolução lenta, afirma Elise, é um dos indícios de que a troca foi um padrão disruptivo para os sistemas operacionais da época — que viu, rapidamente, outras empresas aderirem ao mesmo formato, que se mantém até então. 

A resposta exata do porquê é azul? Bom, essa ainda não foi totalmente esclarecida, mas Elise tem algumas teorias. Segundo ela, uma das possíveis explicações pode ser o lançamento do Windows 3.1 pouco antes de outros sistemas, como o Cello e o Mosaic, que foram inspirados pelo sucesso da Microsoft. Assim, seguindo o lançamento, todos os hiperlinks foram colocados em azul e o restante foi um padrão que se repetiu ano após ano. Afinal, por que mexer no time que está ganhando?

*é estagiária sob supervisão do editor Bruno Romani 

Além da diferenciação, o hiperlink azul também ajuda quem tem alguma difículdade em enxergar cores, por exemplo Foto: Bruna Arimathea/Estadão

Das muitas coisas que mudaram na internet nos últimos 40 anos, uma delas permaneceu quase intocável: o hiperlink. E mais: quase todos os que você encontrar na web serão em azul. Além do sublinhado característico, a cor é predominante nesse tipo de texto. Assim, a dúvida sobre esse formato ficou pairando por bastante tempo — até agora.

Em um artigo para o blog da empresa Mozilla (criadora do navegador Firefox), a jornalista Elise Blanchard destrinchou navegadores, sites e sistemas operacionais desde a sua criação, em meados dos anos 1960, e descobriu que a ferramenta passou por diferentes formatos até chegar ao conhecido link azul. 

Desde 1964, quando surgiu a primeira ideia de linkar duas páginas diferentes com o projeto Xanadu, as linhas sublinhadas eram tidas como uma espécie de identificação — que se perpetuou por ser ao mesmo tempo uma diferenciação e um auxílio visual para quem não enxerga cores, por exemplo. Desde então, projetos como Windows, da Microsoft, e Hypercard, da Apple, seguiram mais ou menos o mesmo conceito. 

Mas a cor azul surgiu mesmo no sistema operacional da empresa de Bill Gates, que primeiro adotou o tom nas interfaces do Windows 1.0. Ainda não era utilizada nos hiperlinks de forma oficial — o preto ainda predominava nos textos — mas foi uma marca de identificação da Microsoft. 

Acompanhada por outros sistemas, como o WorldWideWeb (WWW), o azul apareceu, de fato, em 1992, com o Windows 3.0. E a mudança foi grande: o hiperlink colorido significou uma mudança de interação e de layout do que o mundo estava acostumado. A evolução lenta, afirma Elise, é um dos indícios de que a troca foi um padrão disruptivo para os sistemas operacionais da época — que viu, rapidamente, outras empresas aderirem ao mesmo formato, que se mantém até então. 

A resposta exata do porquê é azul? Bom, essa ainda não foi totalmente esclarecida, mas Elise tem algumas teorias. Segundo ela, uma das possíveis explicações pode ser o lançamento do Windows 3.1 pouco antes de outros sistemas, como o Cello e o Mosaic, que foram inspirados pelo sucesso da Microsoft. Assim, seguindo o lançamento, todos os hiperlinks foram colocados em azul e o restante foi um padrão que se repetiu ano após ano. Afinal, por que mexer no time que está ganhando?

*é estagiária sob supervisão do editor Bruno Romani 

Além da diferenciação, o hiperlink azul também ajuda quem tem alguma difículdade em enxergar cores, por exemplo Foto: Bruna Arimathea/Estadão

Das muitas coisas que mudaram na internet nos últimos 40 anos, uma delas permaneceu quase intocável: o hiperlink. E mais: quase todos os que você encontrar na web serão em azul. Além do sublinhado característico, a cor é predominante nesse tipo de texto. Assim, a dúvida sobre esse formato ficou pairando por bastante tempo — até agora.

Em um artigo para o blog da empresa Mozilla (criadora do navegador Firefox), a jornalista Elise Blanchard destrinchou navegadores, sites e sistemas operacionais desde a sua criação, em meados dos anos 1960, e descobriu que a ferramenta passou por diferentes formatos até chegar ao conhecido link azul. 

Desde 1964, quando surgiu a primeira ideia de linkar duas páginas diferentes com o projeto Xanadu, as linhas sublinhadas eram tidas como uma espécie de identificação — que se perpetuou por ser ao mesmo tempo uma diferenciação e um auxílio visual para quem não enxerga cores, por exemplo. Desde então, projetos como Windows, da Microsoft, e Hypercard, da Apple, seguiram mais ou menos o mesmo conceito. 

Mas a cor azul surgiu mesmo no sistema operacional da empresa de Bill Gates, que primeiro adotou o tom nas interfaces do Windows 1.0. Ainda não era utilizada nos hiperlinks de forma oficial — o preto ainda predominava nos textos — mas foi uma marca de identificação da Microsoft. 

Acompanhada por outros sistemas, como o WorldWideWeb (WWW), o azul apareceu, de fato, em 1992, com o Windows 3.0. E a mudança foi grande: o hiperlink colorido significou uma mudança de interação e de layout do que o mundo estava acostumado. A evolução lenta, afirma Elise, é um dos indícios de que a troca foi um padrão disruptivo para os sistemas operacionais da época — que viu, rapidamente, outras empresas aderirem ao mesmo formato, que se mantém até então. 

A resposta exata do porquê é azul? Bom, essa ainda não foi totalmente esclarecida, mas Elise tem algumas teorias. Segundo ela, uma das possíveis explicações pode ser o lançamento do Windows 3.1 pouco antes de outros sistemas, como o Cello e o Mosaic, que foram inspirados pelo sucesso da Microsoft. Assim, seguindo o lançamento, todos os hiperlinks foram colocados em azul e o restante foi um padrão que se repetiu ano após ano. Afinal, por que mexer no time que está ganhando?

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