Soberania digital: O que é o termo utilizado pelo governo para justificar o Plano Brasileiro de IA?


Independência tecnológica para serviços críticos de infraestrutura tornou-se prioridade para União Europeia, China, Rússia e, agora, o Brasil

Por Guilherme Guerra
Atualização:

O Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (PBIA), apresentado ao governo federal no último dia 30 de julho, coloca a inteligência artificial (IA) como um passo fundamental para o País alavancar áreas como economia, saúde, educação e meio ambiente. O domínio nacional dessa tecnologia, diz o documento, pode ajudar o Brasil chegar à soberania digital.

O PBIA estipula que o Brasil deve desenvolver sua própria tecnologia de IA, desde a estruturação dos bancos massivos de dados utilizados para treinar as máquinas até o desenvolvimento de centros de dados (data centers) e de um supercomputador nacionais. O plano espera tornar o País mais independente de tecnologias estrangeiras, hoje em sua maior parte vindas dos Estados Unidos.

O conceito de soberania digital vem sendo utilizado pela União Europeia e por países como China, Chile e Rússia, além do Brasil, para alavancar serviços de infraestrutura considerados críticos para o desenvolvimento econômico de uma nação.

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Exemplo recente disso foi a pane na CrowdStrike, empresa americana de cibersegurança que teve de consertar, às pressas, uma atualização defeituosa que paralisou 8,5 milhões de computadores Windows, instantaneamente, por todo o mundo – hospitais tiveram de cancelar cirurgia, aeroportos cancelaram voos e bancos não conseguiam operar.

“O Plano de IA (do Brasil) vem justamente tentar compensar o problema da infraestrutura física digital, promovendo investimentos em data centers, e investimento em capacitação de profissionais de tecnologia”, explica Jaqueline Trevisan Pigatto, coordenadora de governança e regulação da organização Data Privacy Brasil.

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Um dos aspectos do PBIA é a criação de uma nuvem brasileira, na qual informações essenciais e sensíveis de cidadãos brasileiros possam ser armazenadas e processadas numa estrutura física em território nacional, seguindo a legislação do País. Atualmente, dados do sistema do governo (gov.br) são alocados na Amazon Web Services (AWS), serviço de nuvem da Amazon.

Soberania digital não é como fechar fronteiras ou proibir usos, mas sim dizer que há alternativas

Luca Belli, advogado e professor da FGV

Para o advogado Luca Belli, professor de Direito na Fundação Getúlio Vargas do Rio (FGV-Rio), estruturar um serviço de nuvem nacional “é um caminho lento, mas não impossível”. Ele frisa que, quando se fala em soberania digital, não se trata de se isolar tecnologicamente, e sim criar escolhas.

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“Criar uma nuvem brasileira é uma demanda mais que justa”, explica Belli, coordenador do CyberBrics, centro de pesquisa da FGV que estuda políticas de cibersegurança com foco nos países do Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). “Não é como fechar fronteiras ou proibir o uso de AWS, Microsoft Azure e Google Cloud (as três maiores companhias de nuvem do mundo), mas sim dizer que há alternativas”

Juntas, essas três corporações americanas somam mais de 60% da participação do mercado de nuvem global, segundo dados da consultoria Synergy Research Group, especializada nesse segmento. Outros nomes incluem a Oracle, Alibaba, Salesforce e IBM, todas com menos de 5% cada.

Presidente Lula recebeu o Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (PBIA) e deve discuti-lo com outros ministérios Foto: Wilton Junior/Estadão
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Tradição no Brasil

A soberania digital não é um assunto exatamente novo no Brasil. Mas o conceito ganhou força em 2013, quando o americano Edward Snowden revelou, por meio de documentos vazados, que a agência nacional de segurança dos Estados Unidos utilizava estrutura de telefonia e de internet para espionar países, inclusive aliados como o Brasil, para obter informações confidenciais.

Jaqueline Pigatto, da Data Privacy Brasil, explica que o escândalo tornou o País um dos pioneiros nas legislações sobre direitos digitais. Primeiro, com o Marco Civil da Internet, de 2014. Depois, com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), de 2018. E, agora, com as discussões sobre uma regulamentação da inteligência artificial no Congresso. “Esse histórico legislativo está fortalecido”, diz.

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Além disso, o Pix, sistema de pagamentos instantâneos implementado pelo Banco Central em 2020, é um ótimo exemplo “fantástico” de soberania digital no Brasil, explica Belli, da FGV.

“Antes, o Brasil era refém de Visa e Mastercard para pagamentos eletrônicos digitais, processados por duas empresas estrangeiras. Elas tinham o duopólio da coleta de dados dos indivíduos e de todas as empresas que vendem qualquer produto”, explica. “O Pix destruiu essas empresas? Não. Mas criou alternativas.”

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Luca Belli acrescenta, no entanto, que implementar softwares, como o Pix, é mais simples do que investir em centros de dados ou num supercomputador, que demanda capacidade técnica de hardware – mais custo, portanto. E que outras ações de soberania digital devem ser observadas, como gestão de dados, criação de algoritmos próprios, conectividade, capacidade computacional, eletricidade, cibersegurança e capacitação e regulação de riscos.

“A lei, sozinha, não serve para nada. Ela precisa ser acompanhada de todos os elementos que compõem a soberania digital. Do contrário, pode ser só fachada”, explica Belli.

O Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (PBIA), apresentado ao governo federal no último dia 30 de julho, coloca a inteligência artificial (IA) como um passo fundamental para o País alavancar áreas como economia, saúde, educação e meio ambiente. O domínio nacional dessa tecnologia, diz o documento, pode ajudar o Brasil chegar à soberania digital.

O PBIA estipula que o Brasil deve desenvolver sua própria tecnologia de IA, desde a estruturação dos bancos massivos de dados utilizados para treinar as máquinas até o desenvolvimento de centros de dados (data centers) e de um supercomputador nacionais. O plano espera tornar o País mais independente de tecnologias estrangeiras, hoje em sua maior parte vindas dos Estados Unidos.

O conceito de soberania digital vem sendo utilizado pela União Europeia e por países como China, Chile e Rússia, além do Brasil, para alavancar serviços de infraestrutura considerados críticos para o desenvolvimento econômico de uma nação.

Exemplo recente disso foi a pane na CrowdStrike, empresa americana de cibersegurança que teve de consertar, às pressas, uma atualização defeituosa que paralisou 8,5 milhões de computadores Windows, instantaneamente, por todo o mundo – hospitais tiveram de cancelar cirurgia, aeroportos cancelaram voos e bancos não conseguiam operar.

“O Plano de IA (do Brasil) vem justamente tentar compensar o problema da infraestrutura física digital, promovendo investimentos em data centers, e investimento em capacitação de profissionais de tecnologia”, explica Jaqueline Trevisan Pigatto, coordenadora de governança e regulação da organização Data Privacy Brasil.

Um dos aspectos do PBIA é a criação de uma nuvem brasileira, na qual informações essenciais e sensíveis de cidadãos brasileiros possam ser armazenadas e processadas numa estrutura física em território nacional, seguindo a legislação do País. Atualmente, dados do sistema do governo (gov.br) são alocados na Amazon Web Services (AWS), serviço de nuvem da Amazon.

Soberania digital não é como fechar fronteiras ou proibir usos, mas sim dizer que há alternativas

Luca Belli, advogado e professor da FGV

Para o advogado Luca Belli, professor de Direito na Fundação Getúlio Vargas do Rio (FGV-Rio), estruturar um serviço de nuvem nacional “é um caminho lento, mas não impossível”. Ele frisa que, quando se fala em soberania digital, não se trata de se isolar tecnologicamente, e sim criar escolhas.

“Criar uma nuvem brasileira é uma demanda mais que justa”, explica Belli, coordenador do CyberBrics, centro de pesquisa da FGV que estuda políticas de cibersegurança com foco nos países do Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). “Não é como fechar fronteiras ou proibir o uso de AWS, Microsoft Azure e Google Cloud (as três maiores companhias de nuvem do mundo), mas sim dizer que há alternativas”

Juntas, essas três corporações americanas somam mais de 60% da participação do mercado de nuvem global, segundo dados da consultoria Synergy Research Group, especializada nesse segmento. Outros nomes incluem a Oracle, Alibaba, Salesforce e IBM, todas com menos de 5% cada.

Presidente Lula recebeu o Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (PBIA) e deve discuti-lo com outros ministérios Foto: Wilton Junior/Estadão

Tradição no Brasil

A soberania digital não é um assunto exatamente novo no Brasil. Mas o conceito ganhou força em 2013, quando o americano Edward Snowden revelou, por meio de documentos vazados, que a agência nacional de segurança dos Estados Unidos utilizava estrutura de telefonia e de internet para espionar países, inclusive aliados como o Brasil, para obter informações confidenciais.

Jaqueline Pigatto, da Data Privacy Brasil, explica que o escândalo tornou o País um dos pioneiros nas legislações sobre direitos digitais. Primeiro, com o Marco Civil da Internet, de 2014. Depois, com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), de 2018. E, agora, com as discussões sobre uma regulamentação da inteligência artificial no Congresso. “Esse histórico legislativo está fortalecido”, diz.

Além disso, o Pix, sistema de pagamentos instantâneos implementado pelo Banco Central em 2020, é um ótimo exemplo “fantástico” de soberania digital no Brasil, explica Belli, da FGV.

“Antes, o Brasil era refém de Visa e Mastercard para pagamentos eletrônicos digitais, processados por duas empresas estrangeiras. Elas tinham o duopólio da coleta de dados dos indivíduos e de todas as empresas que vendem qualquer produto”, explica. “O Pix destruiu essas empresas? Não. Mas criou alternativas.”

Luca Belli acrescenta, no entanto, que implementar softwares, como o Pix, é mais simples do que investir em centros de dados ou num supercomputador, que demanda capacidade técnica de hardware – mais custo, portanto. E que outras ações de soberania digital devem ser observadas, como gestão de dados, criação de algoritmos próprios, conectividade, capacidade computacional, eletricidade, cibersegurança e capacitação e regulação de riscos.

“A lei, sozinha, não serve para nada. Ela precisa ser acompanhada de todos os elementos que compõem a soberania digital. Do contrário, pode ser só fachada”, explica Belli.

O Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (PBIA), apresentado ao governo federal no último dia 30 de julho, coloca a inteligência artificial (IA) como um passo fundamental para o País alavancar áreas como economia, saúde, educação e meio ambiente. O domínio nacional dessa tecnologia, diz o documento, pode ajudar o Brasil chegar à soberania digital.

O PBIA estipula que o Brasil deve desenvolver sua própria tecnologia de IA, desde a estruturação dos bancos massivos de dados utilizados para treinar as máquinas até o desenvolvimento de centros de dados (data centers) e de um supercomputador nacionais. O plano espera tornar o País mais independente de tecnologias estrangeiras, hoje em sua maior parte vindas dos Estados Unidos.

O conceito de soberania digital vem sendo utilizado pela União Europeia e por países como China, Chile e Rússia, além do Brasil, para alavancar serviços de infraestrutura considerados críticos para o desenvolvimento econômico de uma nação.

Exemplo recente disso foi a pane na CrowdStrike, empresa americana de cibersegurança que teve de consertar, às pressas, uma atualização defeituosa que paralisou 8,5 milhões de computadores Windows, instantaneamente, por todo o mundo – hospitais tiveram de cancelar cirurgia, aeroportos cancelaram voos e bancos não conseguiam operar.

“O Plano de IA (do Brasil) vem justamente tentar compensar o problema da infraestrutura física digital, promovendo investimentos em data centers, e investimento em capacitação de profissionais de tecnologia”, explica Jaqueline Trevisan Pigatto, coordenadora de governança e regulação da organização Data Privacy Brasil.

Um dos aspectos do PBIA é a criação de uma nuvem brasileira, na qual informações essenciais e sensíveis de cidadãos brasileiros possam ser armazenadas e processadas numa estrutura física em território nacional, seguindo a legislação do País. Atualmente, dados do sistema do governo (gov.br) são alocados na Amazon Web Services (AWS), serviço de nuvem da Amazon.

Soberania digital não é como fechar fronteiras ou proibir usos, mas sim dizer que há alternativas

Luca Belli, advogado e professor da FGV

Para o advogado Luca Belli, professor de Direito na Fundação Getúlio Vargas do Rio (FGV-Rio), estruturar um serviço de nuvem nacional “é um caminho lento, mas não impossível”. Ele frisa que, quando se fala em soberania digital, não se trata de se isolar tecnologicamente, e sim criar escolhas.

“Criar uma nuvem brasileira é uma demanda mais que justa”, explica Belli, coordenador do CyberBrics, centro de pesquisa da FGV que estuda políticas de cibersegurança com foco nos países do Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). “Não é como fechar fronteiras ou proibir o uso de AWS, Microsoft Azure e Google Cloud (as três maiores companhias de nuvem do mundo), mas sim dizer que há alternativas”

Juntas, essas três corporações americanas somam mais de 60% da participação do mercado de nuvem global, segundo dados da consultoria Synergy Research Group, especializada nesse segmento. Outros nomes incluem a Oracle, Alibaba, Salesforce e IBM, todas com menos de 5% cada.

Presidente Lula recebeu o Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (PBIA) e deve discuti-lo com outros ministérios Foto: Wilton Junior/Estadão

Tradição no Brasil

A soberania digital não é um assunto exatamente novo no Brasil. Mas o conceito ganhou força em 2013, quando o americano Edward Snowden revelou, por meio de documentos vazados, que a agência nacional de segurança dos Estados Unidos utilizava estrutura de telefonia e de internet para espionar países, inclusive aliados como o Brasil, para obter informações confidenciais.

Jaqueline Pigatto, da Data Privacy Brasil, explica que o escândalo tornou o País um dos pioneiros nas legislações sobre direitos digitais. Primeiro, com o Marco Civil da Internet, de 2014. Depois, com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), de 2018. E, agora, com as discussões sobre uma regulamentação da inteligência artificial no Congresso. “Esse histórico legislativo está fortalecido”, diz.

Além disso, o Pix, sistema de pagamentos instantâneos implementado pelo Banco Central em 2020, é um ótimo exemplo “fantástico” de soberania digital no Brasil, explica Belli, da FGV.

“Antes, o Brasil era refém de Visa e Mastercard para pagamentos eletrônicos digitais, processados por duas empresas estrangeiras. Elas tinham o duopólio da coleta de dados dos indivíduos e de todas as empresas que vendem qualquer produto”, explica. “O Pix destruiu essas empresas? Não. Mas criou alternativas.”

Luca Belli acrescenta, no entanto, que implementar softwares, como o Pix, é mais simples do que investir em centros de dados ou num supercomputador, que demanda capacidade técnica de hardware – mais custo, portanto. E que outras ações de soberania digital devem ser observadas, como gestão de dados, criação de algoritmos próprios, conectividade, capacidade computacional, eletricidade, cibersegurança e capacitação e regulação de riscos.

“A lei, sozinha, não serve para nada. Ela precisa ser acompanhada de todos os elementos que compõem a soberania digital. Do contrário, pode ser só fachada”, explica Belli.

O Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (PBIA), apresentado ao governo federal no último dia 30 de julho, coloca a inteligência artificial (IA) como um passo fundamental para o País alavancar áreas como economia, saúde, educação e meio ambiente. O domínio nacional dessa tecnologia, diz o documento, pode ajudar o Brasil chegar à soberania digital.

O PBIA estipula que o Brasil deve desenvolver sua própria tecnologia de IA, desde a estruturação dos bancos massivos de dados utilizados para treinar as máquinas até o desenvolvimento de centros de dados (data centers) e de um supercomputador nacionais. O plano espera tornar o País mais independente de tecnologias estrangeiras, hoje em sua maior parte vindas dos Estados Unidos.

O conceito de soberania digital vem sendo utilizado pela União Europeia e por países como China, Chile e Rússia, além do Brasil, para alavancar serviços de infraestrutura considerados críticos para o desenvolvimento econômico de uma nação.

Exemplo recente disso foi a pane na CrowdStrike, empresa americana de cibersegurança que teve de consertar, às pressas, uma atualização defeituosa que paralisou 8,5 milhões de computadores Windows, instantaneamente, por todo o mundo – hospitais tiveram de cancelar cirurgia, aeroportos cancelaram voos e bancos não conseguiam operar.

“O Plano de IA (do Brasil) vem justamente tentar compensar o problema da infraestrutura física digital, promovendo investimentos em data centers, e investimento em capacitação de profissionais de tecnologia”, explica Jaqueline Trevisan Pigatto, coordenadora de governança e regulação da organização Data Privacy Brasil.

Um dos aspectos do PBIA é a criação de uma nuvem brasileira, na qual informações essenciais e sensíveis de cidadãos brasileiros possam ser armazenadas e processadas numa estrutura física em território nacional, seguindo a legislação do País. Atualmente, dados do sistema do governo (gov.br) são alocados na Amazon Web Services (AWS), serviço de nuvem da Amazon.

Soberania digital não é como fechar fronteiras ou proibir usos, mas sim dizer que há alternativas

Luca Belli, advogado e professor da FGV

Para o advogado Luca Belli, professor de Direito na Fundação Getúlio Vargas do Rio (FGV-Rio), estruturar um serviço de nuvem nacional “é um caminho lento, mas não impossível”. Ele frisa que, quando se fala em soberania digital, não se trata de se isolar tecnologicamente, e sim criar escolhas.

“Criar uma nuvem brasileira é uma demanda mais que justa”, explica Belli, coordenador do CyberBrics, centro de pesquisa da FGV que estuda políticas de cibersegurança com foco nos países do Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). “Não é como fechar fronteiras ou proibir o uso de AWS, Microsoft Azure e Google Cloud (as três maiores companhias de nuvem do mundo), mas sim dizer que há alternativas”

Juntas, essas três corporações americanas somam mais de 60% da participação do mercado de nuvem global, segundo dados da consultoria Synergy Research Group, especializada nesse segmento. Outros nomes incluem a Oracle, Alibaba, Salesforce e IBM, todas com menos de 5% cada.

Presidente Lula recebeu o Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (PBIA) e deve discuti-lo com outros ministérios Foto: Wilton Junior/Estadão

Tradição no Brasil

A soberania digital não é um assunto exatamente novo no Brasil. Mas o conceito ganhou força em 2013, quando o americano Edward Snowden revelou, por meio de documentos vazados, que a agência nacional de segurança dos Estados Unidos utilizava estrutura de telefonia e de internet para espionar países, inclusive aliados como o Brasil, para obter informações confidenciais.

Jaqueline Pigatto, da Data Privacy Brasil, explica que o escândalo tornou o País um dos pioneiros nas legislações sobre direitos digitais. Primeiro, com o Marco Civil da Internet, de 2014. Depois, com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), de 2018. E, agora, com as discussões sobre uma regulamentação da inteligência artificial no Congresso. “Esse histórico legislativo está fortalecido”, diz.

Além disso, o Pix, sistema de pagamentos instantâneos implementado pelo Banco Central em 2020, é um ótimo exemplo “fantástico” de soberania digital no Brasil, explica Belli, da FGV.

“Antes, o Brasil era refém de Visa e Mastercard para pagamentos eletrônicos digitais, processados por duas empresas estrangeiras. Elas tinham o duopólio da coleta de dados dos indivíduos e de todas as empresas que vendem qualquer produto”, explica. “O Pix destruiu essas empresas? Não. Mas criou alternativas.”

Luca Belli acrescenta, no entanto, que implementar softwares, como o Pix, é mais simples do que investir em centros de dados ou num supercomputador, que demanda capacidade técnica de hardware – mais custo, portanto. E que outras ações de soberania digital devem ser observadas, como gestão de dados, criação de algoritmos próprios, conectividade, capacidade computacional, eletricidade, cibersegurança e capacitação e regulação de riscos.

“A lei, sozinha, não serve para nada. Ela precisa ser acompanhada de todos os elementos que compõem a soberania digital. Do contrário, pode ser só fachada”, explica Belli.

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