Notou que o teclado digital do iPhone não está tão preciso quanto antes? Se sim, você não está sozinho.
Usuários têm reclamado em redes sociais e até no fórum de dúvidas da Apple que o teclado do smartphone tem travado ou sugerido palavras erradas, tornando a experiência mais desagradável ao digitar no dia a dia. Além disso, o problema parece afetar não só modelos antigos (como o iPhone 11, de 2019), mas também dispositivos novos, como as famílias do iPhone 14 (de 2022) e do iPhone 15 (2023).
A causa parece estar no iOS 17, sistema operacional lançado pela Apple em setembro do ano passado e alvo de críticas por causar superaquecimento nos smartphones e travamento em aplicativos como Instagram e Uber. Segundo as reclamações sobre o teclado, as mudanças ocorreram após usuários baixarem o novo sistema no celular.
Oficialmente, a Apple não admite os problemas no teclado — mas é possível corrigir os erros com alguns ajustes nas configurações do smartphone ou até baixando teclados de terceiros, que podem ser mais eficientes.
Abaixo, veja como corrigir os erros no teclado do iPhone.
Atualize o iOS 17
Atualizar o sistema para a versão mais recente deve ser sua primeira tentativa. Isso pode permitir que erros sejam corrigidos, além de trazer maior velocidade.
Atualmente, o iOS está na versão 17.2.1 — ou seja, há algumas versões disponíveis que podem solucionar seus problemas de teclado e até de lentidão e superaquecimento.
Para atualizar o sistema do iPhone, siga os passos a passos abaixo. Mas lembre-se de realizar o backup do celular antes de quaisquer mudanças de sistema.
- Abra o aplicativo “Ajustes”;
- Clique em “Geral” e depois em “Atualização de Software”;
- Toque em “Atualizações Automáticas” e ative “Baixar Atualizações do iOS”.
- Ative “Instalar Atualizações do iOS”;
Redefina o teclado
Uma possibilidade simples é redefinir os ajustes do teclado. Isso vai permitir resetar tudo o que a inteligência artificial da Apple aprendeu sobre as palavras mais digitadas pelo usuário — e pode resolver o problema de sugestões erradas feitas pelo sistema.
- Vá no aplicaativo Ajustes;
- Vá até a aba de “Geral”;
- Clique em “Transferir ou Redefinir o iPhone”;
- Toque em “Redefinir” e, então, “Redefinir Dicionário do Teclado”.
Reinicie o iPhone
Reiniciar o aparelho pode ser uma maneira de limpar o cachê armazenado, sem ter de apagar o celular (que deve ser o último recurso possível).
No iPhone com Face ID (modelos X, XS, XR, 11, 12, 13, 14 e 15), siga o seguinte passo a passo:
- Pressione o botão lateral e um dos botões de volume simultaneamente até que os controles deslizantes apareçam na tela;
- Arraste o controlador de “Desligamento”;
- Espere alguns segundos para religar o aparelho;
- Pressione o botão lateral do iPhone até o logotipo da Apple aparecer.
No iPhone com botão de Início (iPhone 8, SE), siga o seguinte passo a passo:
- Pressione o botão lateral até que os controles deslizantes apareçam na tela;
- Arraste o controlador de “Desligamento”;
- Espere alguns segundos para religar o aparelho;
- Pressione o botão lateral do iPhone até o logotipo da Apple aparecer.
Baixe teclados de terceiros
Há alguns anos, a Apple permite que usuários baixem teclados de terceiros na loja de aplicativos. Isso significa que usuários podem testar novos teclados com diferentes tecnologias e visuais em relação ao modelo padrão, criado pela Apple.
Na App Store, existem dois aplicativos de teclado que podem ser baixados:
- Swiftkey é um teclado digital criado em 2008 e comprado pela Microsoft por US$ 250 milhões em 2016. O sistema usa inteligência artificial para aprender quais são as palavras mais digitadas pelo usuário, sugerir correções e prever o que vai ser digitado em seguida.
- Gboard é o teclado do Android, sistema operacional para celulares do Google. Além dos recursos amplificados pela inteligência artificial (como predição de palavras e autocorretor), o teclado permite fazer pesquisas diretamente no buscador da empresa.
Ambos teclados são compatíveis com português brasileiro e com digitação por gesto.
Leia também
Redefina o iPhone
Por mim, se seu smartphone continuar apresentando problemas, uma solução é redefini-lo por completo — e isso significa resetar os ajustes do sistema, mantendo suas informações e mídias salvas. Isso não é a mesma coisa que apagar o aparelho, algo que deve ser realizado em caso de roubo ou furto, venda ou doação do celular.
Para redefeinir o iPhone, siga o guia abaixo:
- Vá ao aplicativo Ajustes;
- Clique em “Geral”;
- Clique em “Transferir ou Redefinir o iPhone”;
- Clique em “Redefinir”;