O ano está acabando e, em pouco tempo, vai ser impossível entrar nas redes sociais sem se deparar com as retrospectivas de diversos serviços e aplicativos — o “catadão” do ano faz sucesso entre os usuários. Apostando na interação dos ouvintes, o Spotify lançou nesta quarta-feira, 30, o seu Wrapped 2022, seleção personalizada para quem quer recapitular o ano musical na plataforma.
Neste ano, além das listas compartilháveis, a empresa adicionou uma espécie de teste de personalidade a partir do gosto musical de cada usuário, qhamado “Personalidade Sonora” que poderá ser uma combinação de virtudes. As características são mostradas em uma temática de carta de tarô e podem ser compartilhadas pelo Instagram, WhatsApp e por um filtro dedicado ao Wrapped no Snapchat.
“O seu ‘Personalidade Sonora’ é um novo recurso que não apenas informa sobre a música que você escuta, mas também sobre o seu gosto musical. Os fãs podem descobrir qual dos 16 tipos diferentes de personalidade sonora criada pelo Spotify eles possuem, com base em suas tendências de 2022″, afirmou a empresa.
Leia também
Além disso, as mensagens de artistas também voltam para a plataforma. De acordo com a empresa, são mais de 40 mil cantores e bandas com mensagens para os fãs neste ano. Também será possível acompanhar qual é a jornada musical de cada perfil ao longo dos períodos do dia na ferramenta chamada “Seu Dia em Áudio”.
Também é possível ter até cinco playlists personalizadas, ver a lista de artistas mais escutadas e saber qual a música mais ouvida — incluindo quantas vezes a canção ficou no repeteco e qual foi o dia do ano em que ela foi mais escutada.
Para acessar o Wrapped 2022, é preciso ter a versão mais recente do aplicativo e estar logado em uma conta da plataforma. Depois, é só clicar no banner da campanha e visualizar a retrospectiva. A retrospectiva está disponível para celulares com sistema operacional Android e iOS, da Apple.
Melhores do ano
O Wrapped 2022 também trouxe quais foram os sucessos no app durante esse ano. No Brasil, a rainha da sofrência Marília Mendonça alcançou o primeiro lugar igualando a marca de 2020 e também esteve presente na música mais escutada do ano: “Mal feito”, da dupla sertaneja Hugo e Guilherme.
O Top 5 artistas mais escutados do ano também ficou dentro do sertanejo: depois de Marília aparecem Henrique e Juliano, Jorge e Mateus, Gusttavo Lima e Maiara e Maraisa. A tendência latina não ficou distante do que mais se escutou pelo mundo. Entre os números globais, o rapper porto-riquenho Bad Bunny ficou com com a primeira colocação, assim como a seu último álbum “Un Verano Sin Ti”.
A música do ano ficou com Harry Styles, que levou “As it Was” a ser a canção mais ouvida do Spotify no ano de 2022. Confira o ranking de algumas categorias da plataforma:
Top 5 artistas mais escutados no Spotify no Brasil em 2022
- Marília Mendonça
- Henrique & Juliano
- Jorge & Mateus
- Gusttavo Lima
- Maiara & Maraisa
Top 5 músicas mais escutadas no Spotify no Brasil em 2022
- Mal Feito - Ao Vivo, por Hugo & Guilherme
- Malvadão 3, por Xamã
- Vai Lá Em Casa Hoje, por George Henrique & Rodrigo
- Molhando o Volante, por Jorge & Mateus
- Dançarina, por Pedro Sampaio
Top 5 álbuns mais escutados no Spotify no Brasil em 2022
- Manifesto Musical, por Henrique & Juliano
- Festa das Patroas 35%, por Marília Mendonça, Maiara & Maraisa
- Buteco in Boston (Ao Vivo), por Gusttavo Lima
- Próximo Passo, por Hugo & Guilherme
- Chama Meu Nome, por Pedro Sampaio
Top 5 artistas mais escutados no Spotify no mundo em 2022
- Bad Bunny
- Taylor Swift
- Drake
- The Weeknd
- BTS
Top 5 músicas mais escutadas no Spotify no mundo em 2022
- As It Was, por Harry Styles
- Heat Waves, por Glass Animals
- STAY (with Justin Bieber), por The Kid LAROI
- Me Porto Bonito, por Bad Bunny
- Tití Me Preguntó, por Bad Bunny
Top 5 álbuns mais escutados no Spotify no mundo em 2022
- Un Verano Sin Ti, por Bad Bunny
- Harry’s House, por Harry Styles
- SOUR, por Olivia Rodrigo
- =, por Ed Sheeran
- Planet Her, por Doja Cat