Emoji, WTF, Meme, NSFW. Esses termos, comumente utilizados nas redes sociais, agora fazem parte do dicionário britânico Merriam-Webster. A inclusão dessas — e de muitas outras palavras usadas na internet — foi anunciada nesta terça-feira, 26.
Além delas, o dicionário britânico incluiu outras 1,7 mil expressões e palavras. A publicação segue uma tendência de catalogar, explicar e exemplificar os termos que surgem nas conversas virtuais, como feito pelo Oxford English Dictionary, em 2011.
No ano passado, o dicionário já tinha inserido as definições de selfie, crowdfunding e hashtag.
Abaixo, veja algumas das definições de palavras usadas nas redes sociais, segundo o dicionário Merriam-Webster, e divulgadas pelo The Washington Post:
Emoji “Qualquer uma das várias pequenas imagens, símbolos ou ícones usadas em campos de texto em comunicações eletrônicas (como em mensagens de texto, e-mails e redes sociais) para expressar uma atitude emocional do escritor, transmitir informações sucintas, comunicar uma mensagem brincalhona sem usar palavras.”
Meme “Uma ideia, comportamento, estilo ou uso que se espalha de pessoa a pessoa dentro de uma cultura.”
Neutralidade de rede “A ideia, princípio ou requerimento de que os provedores de serviço de internet devem tratar todos os dados da internet com a mesma independência de seu tipo, fonte ou destinação.”
NSFW “Abreviação para ‘not safe for work’ (inseguro para o trabalho). Usado para advertir que um site ou anexo de e-mail não são adequados para ver no emprego.”