Apple diz que nenhum de seus produtos será tão lucrativo quanto o iPhone; entenda


Empresa tem tido dificuldade em popularizar novos gadgets além de seu smartphone

Por Guilherme Nannini

Em um relatório anual recente, a Apple alertou seus investidores de que seus produtos futuros podem não ser tão lucrativos quanto o iPhone. A empresa, que está investindo em novas tecnologias como inteligência artificial (IA) e headsets de realidade virtual, reconhece os desafios e riscos de entrar em mercados ainda não comprovados.

A empresa listou diversos fatores que podem impactar a lucratividade de seus produtos futuros. Em seu relatório, ela reconheceu a concorrência intensa no mercado de tecnologia, com empresas rivais oferecendo produtos similares a preços agressivos. Os altos custos de pesquisa e desenvolvimento (P&D) para se manter competitiva também são citados como um fator de risco, especialmente em novos mercados como inteligência artificial e realidade virtual.

Empresa americana foi recentemente ultrapassada pela Nvidia como empresa mais valiosa do mundo Foto: BGStock72/Adobe St
continua após a publicidade

A Apple também destaca a rápida mudança nas preferências dos consumidores e a necessidade de adaptação para continuar relevante. Novos produtos e serviços podem não ter a mesma demanda que o iPhone, o que pode levar a menores receitas e margens de lucro.

A dependência de fornecedores externos para a fabricação de seus produtos também é apontada como um risco, podendo levar a atrasos na produção ou aumento nos custos, além dos desafios legais e regulatórios em diversos países, que podem aumentar seus custos e afetar suas operações.

continua após a publicidade

Investimento em IA e realidade virtual

Inteligência artificial da Apple será incrementada com atualizações de software durante o fim deste ano e o início de 2025 Foto: Adobe Stock

A Apple tem investido em inteligência artificial para se manter competitiva com empresas como Google e Meta. A empresa lançou recentemente seus primeiros recursos de Apple Intelligence, sua plataforma de IA, e promete integrar o ChatGPT à sua assistente virtual, Siri, nos próximos meses.

continua após a publicidade

Mesmo assim, analistas do mercado expressaram preocupações sobre a capacidade da Apple de replicar o sucesso do iPhone com seus novos produtos. O Vision Pro, óculos de realidade virtual da empresa, por exemplo, é um dispositivo caro, com preço inicial de US$ 3,5 mil, e as vendas têm sido lentas.

Além disso, há dúvidas sobre como a Apple irá monetizar seus recursos de IA, além de usá-los para impulsionar as vendas de dispositivos. Atualmente, a Apple não cobra uma taxa separada pelo acesso aos seus recursos de IA, que funcionam apenas em seus iPhones mais recentes.

Em um relatório anual recente, a Apple alertou seus investidores de que seus produtos futuros podem não ser tão lucrativos quanto o iPhone. A empresa, que está investindo em novas tecnologias como inteligência artificial (IA) e headsets de realidade virtual, reconhece os desafios e riscos de entrar em mercados ainda não comprovados.

A empresa listou diversos fatores que podem impactar a lucratividade de seus produtos futuros. Em seu relatório, ela reconheceu a concorrência intensa no mercado de tecnologia, com empresas rivais oferecendo produtos similares a preços agressivos. Os altos custos de pesquisa e desenvolvimento (P&D) para se manter competitiva também são citados como um fator de risco, especialmente em novos mercados como inteligência artificial e realidade virtual.

Empresa americana foi recentemente ultrapassada pela Nvidia como empresa mais valiosa do mundo Foto: BGStock72/Adobe St

A Apple também destaca a rápida mudança nas preferências dos consumidores e a necessidade de adaptação para continuar relevante. Novos produtos e serviços podem não ter a mesma demanda que o iPhone, o que pode levar a menores receitas e margens de lucro.

A dependência de fornecedores externos para a fabricação de seus produtos também é apontada como um risco, podendo levar a atrasos na produção ou aumento nos custos, além dos desafios legais e regulatórios em diversos países, que podem aumentar seus custos e afetar suas operações.

Investimento em IA e realidade virtual

Inteligência artificial da Apple será incrementada com atualizações de software durante o fim deste ano e o início de 2025 Foto: Adobe Stock

A Apple tem investido em inteligência artificial para se manter competitiva com empresas como Google e Meta. A empresa lançou recentemente seus primeiros recursos de Apple Intelligence, sua plataforma de IA, e promete integrar o ChatGPT à sua assistente virtual, Siri, nos próximos meses.

Mesmo assim, analistas do mercado expressaram preocupações sobre a capacidade da Apple de replicar o sucesso do iPhone com seus novos produtos. O Vision Pro, óculos de realidade virtual da empresa, por exemplo, é um dispositivo caro, com preço inicial de US$ 3,5 mil, e as vendas têm sido lentas.

Além disso, há dúvidas sobre como a Apple irá monetizar seus recursos de IA, além de usá-los para impulsionar as vendas de dispositivos. Atualmente, a Apple não cobra uma taxa separada pelo acesso aos seus recursos de IA, que funcionam apenas em seus iPhones mais recentes.

Em um relatório anual recente, a Apple alertou seus investidores de que seus produtos futuros podem não ser tão lucrativos quanto o iPhone. A empresa, que está investindo em novas tecnologias como inteligência artificial (IA) e headsets de realidade virtual, reconhece os desafios e riscos de entrar em mercados ainda não comprovados.

A empresa listou diversos fatores que podem impactar a lucratividade de seus produtos futuros. Em seu relatório, ela reconheceu a concorrência intensa no mercado de tecnologia, com empresas rivais oferecendo produtos similares a preços agressivos. Os altos custos de pesquisa e desenvolvimento (P&D) para se manter competitiva também são citados como um fator de risco, especialmente em novos mercados como inteligência artificial e realidade virtual.

Empresa americana foi recentemente ultrapassada pela Nvidia como empresa mais valiosa do mundo Foto: BGStock72/Adobe St

A Apple também destaca a rápida mudança nas preferências dos consumidores e a necessidade de adaptação para continuar relevante. Novos produtos e serviços podem não ter a mesma demanda que o iPhone, o que pode levar a menores receitas e margens de lucro.

A dependência de fornecedores externos para a fabricação de seus produtos também é apontada como um risco, podendo levar a atrasos na produção ou aumento nos custos, além dos desafios legais e regulatórios em diversos países, que podem aumentar seus custos e afetar suas operações.

Investimento em IA e realidade virtual

Inteligência artificial da Apple será incrementada com atualizações de software durante o fim deste ano e o início de 2025 Foto: Adobe Stock

A Apple tem investido em inteligência artificial para se manter competitiva com empresas como Google e Meta. A empresa lançou recentemente seus primeiros recursos de Apple Intelligence, sua plataforma de IA, e promete integrar o ChatGPT à sua assistente virtual, Siri, nos próximos meses.

Mesmo assim, analistas do mercado expressaram preocupações sobre a capacidade da Apple de replicar o sucesso do iPhone com seus novos produtos. O Vision Pro, óculos de realidade virtual da empresa, por exemplo, é um dispositivo caro, com preço inicial de US$ 3,5 mil, e as vendas têm sido lentas.

Além disso, há dúvidas sobre como a Apple irá monetizar seus recursos de IA, além de usá-los para impulsionar as vendas de dispositivos. Atualmente, a Apple não cobra uma taxa separada pelo acesso aos seus recursos de IA, que funcionam apenas em seus iPhones mais recentes.

Tudo Sobre

Atualizamos nossa política de cookies

Ao utilizar nossos serviços, você aceita a política de monitoramento de cookies.