A Apple e a OpenAI firmaram uma parceria para integrar o ChatGPT, chatbot de inteligência artificial (IA), aos dispositivos da maçã, como iPhone, iPad e Mac. A novidade foi revelada durante a Worldwide Developers Conference (WWDC) 2024. Segundo informações da Bloomberg, a Apple não pagará à OpenAI pela utilização do ChatGPT em seus sistemas operacionais, como o iOS 18, iPadOS 18 e macOS Sequoia.
A parceria é vista como mutuamente benéfica, com a OpenAI ganhando exposição ao ter sua tecnologia integrada a milhões de dispositivos Apple, e a Apple oferecendo um chatbot avançado aos seus usuários, potencialmente incentivando-os a passar mais tempo em seus aparelhos e até mesmo a adquirir novos modelos. Representantes da Apple e da OpenAI não quiseram comentar sobre os termos da parceria.
A integração do ChatGPT com a Siri, assistente virtual da Apple, é um dos destaques da parceria. No entanto, a colaboração não se limita à Siri, abrangendo também novas ferramentas de escrita e outras funcionalidades que utilizam a tecnologia do ChatGPT.
Embora a parceria não gere receita direta para nenhuma das empresas no início, a OpenAI poderá se beneficiar futuramente com o aumento do número de assinantes do ChatGPT Plus, que oferece recursos extras por uma taxa mensal. A Apple, por sua vez, poderá lucrar com as comissões da App Store sobre as assinaturas do ChatGPT Plus feitas em seus dispositivos.
Leia Também:
A Apple também está explorando a possibilidade de oferecer o chatbot Gemini, do Google, como uma opção adicional aos usuários, além de ter mantido conversas com a Anthropic para uma possível parceria. A empresa planeja oferecer uma variedade de serviços de IA aos usuários, de forma semelhante às diferentes opções de mecanismos de busca disponíveis no navegador Safari.
A longo prazo, a Apple pretende gerar receita com a IA por meio de acordos de compartilhamento de receita com parceiros que monetizam resultados em chatbots em suas plataformas. A empresa acredita que a IA pode impactar os bilhões de dólares que recebe do Google por meio de seu acordo de busca, já que os usuários podem preferir usar chatbots e outras ferramentas em vez de mecanismos de busca tradicionais.