A Apple está de olho no setor de publicidade e deve tomar o lugar de Google e Facebook nas propagandas dos seus apps, afirmou a agência de notícias Bloomberg. A inclusão de publicidade é parte do plano da companhia de aumentar a receita da área, que hoje fatura cerca de US$ 4 bilhões.
A decisão, que ainda está sendo tratada internamente, de acordo com Mark Gurman, especialista em Apple da Bloomberg, é uma prática já feita por algumas fabricantes chinesas, como a Xiaomi: ao invés de permitir que empresas externas usem as informações do usuário para direcionar anúncios, a Apple vai, ela mesma, cuidar da propaganda que você vê nos apps da empresa. O objetivo é chegar em uma receita de propaganda que atinja os “dois dígitos”, informou Gurman.
Isso significa que a empresa vai ter mais controle sobre os dados de seus usuários. No ano passado, quando introduziu o iPhone 12, a empresa trouxe uma ferramenta para desativar o envio de informações para terceiros, como Google e Facebook.
A decisão afetou diretamente a receita dessas duas receitas e levou a Apple a um patamar acima em relação à privacidade.
Agora, a empresa pretende usar os mesmos dados em benefício próprio. Segundo Gurman, a empresa vai poder mostrar anúncios de restaurantes, por exemplo, quando você procurar um endereço no mapa. Ainda, pode incluir essas propagandas em podcasts e em apps nativos, como o Books.
Por enquanto, a Apple não confirmou a mudança na área de publicidade e não respondeu a um pedido de comentário.
Leia Também:
Os 21 fatos mais importantes da história da Apple
1976
Foto: Wikimedia Commons ▲1977
Foto: Wikimedia Commons ▲1983
Foto: Wikimedia Commons ▲1984
Foto: REUTERS/Mike Blake ▲1985
Foto: Dado Ruvic/Reuters ▲1993
Foto: Wikimedia Commons ▲1997
Foto: Sean Ramsay/REUTERS ▲1998
Foto: Wikimedia Commons ▲2001
Foto: Reuters ▲2003
Foto: Reprodução ▲2007
Foto: REUTERS/Kimberly White ▲2010
Foto: REUTERS/Kimberly White ▲2011
Foto: Reuters ▲2011
Foto: REUTERS/Romeo Ranoco ▲2015
Foto: Reuters ▲2017
Foto: Sam Hall/Bloomberg ▲2018
Foto: BRUNO ROCHA/FOTOARENA ▲Março de 2019
Foto: REUTERS/Stephen Lam ▲Junho de 2019
Foto: REUTERS/Mason Trinca ▲2020
Foto: REUTERS/Joshua Roberts ▲2021
Foto: Brooks Kraft/Apple Inc/Handout via REUTERS ▲