Califórnia quer criar o ‘imposto do link’, mas Google vai lutar para derrubar projeto


Legisladores do Estado americano querem que a gigante pague pelos sites exibidos em sua ferramenta de buscas

Por Gerrit De Vynck e Laura Wagner
Atualização:

Durante anos, os governos de diversos países travaram uma disputa acirrada com o Google e a Meta sobre se elas deveriam pagar pelas notícias e vídeos que aparecem nos resultados de pesquisa e nas mídias sociais. Agora essa luta chegou ao quinta das gigantes da tecnologia: a Califórnia.

Os políticos do Estado americano apresentaram um projeto de lei que obrigaria Google e Meta (dona do Facebook e do Instagram) a pagar veículos de notícias cada vez que exibissem partes de seus artigos ou mostrassem links para eles nos resultados de pesquisa ou nas mídias sociais. As empresas estão fazendo um lobby intenso para bloquear o projeto, dizendo que a lei decretaria um “imposto sobre links” e acabaria com o livre fluxo de informações online.

Agora, o Google está levando sua resistência um passo adiante, bloqueando completamente a exibição de links de notícias de organizações de notícias sediadas na Califórnia nos resultados de pesquisa para alguns californianos. O Google não informa para quantas pessoas está bloqueando as notícias, mas chamou a medida de “teste de curto prazo” em uma postagem em seu blog no início deste mês.

continua após a publicidade
Confronto entre Google e legisladores da Califórnia intensifica-se com bloqueio de links de notícias Foto: Annegret Hilse/Reuters

Políticos e veículos de notícias reagiram. “Essa é uma ameaça perigosa do Google” que é “claramente um abuso de poder e demonstra uma arrogância extraordinária”, disse Mike McGuire, um senador democrata do estado da Califórnia que criou o projeto de lei.

“Essas ações do Google mostram por que um projeto de lei é necessário. É muito preocupante o fato de que uma empresa possa, essencialmente, cortar o livre fluxo de informações para os californianos”, disse Brittney Barsotti, conselheira geral da California News Publishers Association. Mais de 350 empresas de notícias assinaram uma carta em 18 de abril apoiando o projeto de lei, incluindo o Los Angeles Times e o San Francisco Chronicle.

continua após a publicidade

A Meta disse que bloqueará todos os links de notícias em suas plataformas sociais se o projeto de lei for aprovado.

A ação do Google é o mais recente movimento em um confronto crescente entre os gigantes da tecnologia e o setor de notícias. Após anos de redução da receita publicitária, demissões e falências de jornais, as organizações jornalísticas estão recorrendo cada vez mais aos governos para que promulguem novas regras que obriguem as plataformas tecnológicas a compartilhar parte do dinheiro que ganham na web com as organizações jornalísticas.

Os defensores argumentam que as leis são uma forma justa de manter o jornalismo vivo, enquanto as empresas de tecnologia dizem que exigir pagamento para publicar links e partes de artigos de notícias públicas vai contra o espírito de uma internet aberta e livre, e poderia abri-las para intermináveis desafios legais de organizações não jornalísticas que querem acordos semelhantes.

continua após a publicidade

“As grandes empresas de tecnologia realmente odeiam essas leis. E estão fazendo o que podem para impedi-las”, diz Anya Schiffrin, diretora da especialização em tecnologia, mídia e comunicações da escola de assuntos internacionais e públicos da Universidade de Columbia.

Até o momento, os veículos de notícias da Califórnia dizem que não perceberam um grande impacto das medidas do Google, disse Barsotti. Alguns californianos relataram não conseguir acessar os sites dos jornais locais, disse ela.

A News Media Alliance, um grupo do setor que representa 2,2 mil organizações de notícias em todo o país, acusou o Google de potencialmente violar a lei de concorrência e enviou cartas ao Departamento de Justiça e à Comissão Federal de Comércio (FTC) solicitando que as agências investigassem a ação do Google. Um porta-voz da FTC não quis comentar. Um porta-voz do Departamento de Justiça não retornou um pedido de comentário.

continua após a publicidade

Como Google e Facebook dominaram o mercado publicitário

Durante duas décadas, o Google e o Facebook aumentaram constantemente seu controle sobre o mundo da publicidade. O Google faturou US$ 65,5 bilhões em receita de anúncios somente no quarto trimestre de 2023, enquanto o Facebook faturou US$ 40,1 bilhões no mesmo período. Enquanto isso, as organizações de notícias que costumavam prosperar com anúncios e classificados encolheram. Milhares de jornais locais nos EUA fecharam, e dezenas de milhares de jornalistas perderam seus empregos.

continua após a publicidade

À medida que o setor de notícias se adaptava à internet, o Facebook, o Google e outras plataformas online se tornaram essenciais para o alcance dos leitores. Durante anos, o Facebook trouxe uma enxurrada de tráfego para as editoras de notícias, permitindo que organizações nativas da internet, como BuzzFeed e Vice Media, crescessem rapidamente. Porém, nos últimos anos, o Meta deixou de enfatizar as notícias, o que prejudicou os negócios dessas empresas e levou a uma nova onda de demissões. O Google continua sendo a fonte de tráfego mais importante para a maioria das organizações de notícias e o lugar onde a maioria das pessoas vai para aprender sobre o mundo e encontrar notícias relevantes.

Em 2021, a Austrália aprovou uma lei que exigia que o Meta e o Google negociassem pagamentos com os veículos de notícias para ter o conteúdo deles em seus sites. As empresas reagiram violentamente, com o Meta fechando todos os links de notícias em sua plataforma e o Google ameaçando retirar todo o seu mecanismo de busca da Austrália. Mas o governo e as empresas chegaram a um acordo, e os pagamentos acabaram sendo negociados. As organizações de notícias do país dizem que os acordos permitiram que elas contratassem mais jornalistas, especialmente em áreas rurais carentes do país.

As organizações de notícias e os políticos canadenses tomaram nota. Logo, eles estavam promovendo sua própria lei. Os gigantes da tecnologia revidaram novamente, com o Google realizando um “teste” semelhante ao que está realizando agora na Califórnia, impedindo alguns canadenses de ver notícias nos resultados de pesquisa. O Meta foi além e bloqueou todos os links para conteúdo de notícias em seu site.

continua após a publicidade

Quando algumas pessoas tiveram dificuldades para encontrar notícias importantes sobre incêndios florestais no verão de 2023 devido à proibição de notícias do Facebook, a luta se tornou uma questão política nacional. Os políticos da oposição culparam o governo do Primeiro-Ministro Justin Trudeau por ter apresentado apressadamente um projeto de lei ruim que teria um efeito contrário e prejudicaria as organizações de notícias canadenses. Por fim, o Google e o governo chegaram a um acordo, e a empresa concordou em criar um fundo de notícias de US$ 73 milhões que seria distribuído aos provedores de notícias do país.

A Meta, por sua vez, manteve a linha dura. Os links de notícias ainda estão completamente bloqueados no Facebook e no Instagram no Canadá. Isso levou a uma “queda significativa no tráfego das organizações de notícias canadenses”, disse Dwayne Winseck, professor de comunicação da Carleton University, em Ottawa. Mas ainda é muito cedo para dizer se essa queda no tráfego levará a uma queda semelhante na receita, disse ele.

O impacto da Meta pode ser administrável simplesmente porque a empresa já reduziu bastante a quantidade de notícias que promove para seus usuários em seus algoritmos. Se o Google bloqueasse as notícias na Califórnia ou em qualquer outro lugar, o impacto seria muito maior, disse Blayne Haggart, professor de ciências políticas da Brock University.

Projeto de lei californiano provoca resposta do Google, ampliando confronto sobre pagamento por conteúdo Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

“O Google se vendeu como a interface entre as pessoas e o conhecimento do mundo”, disse Haggart. Impedir que as pessoas acessem notícias pelo Google seria “quase um ato de guerra contra um país”, diz ele, porque o livre acesso à informação é muito importante para o funcionamento da sociedade.

Divergências

Nem todas as editoras da Califórnia apoiam o projeto de lei. Em um editorial publicado na semana passada, a CEO da Jewish News of Northern California, Jo Ellen Green Kaiser, escreveu que o projeto de lei poderia “destruir nossa capacidade de descoberta na internet” se levasse o Google a bloquear o conteúdo de notícias.

A Câmara de Progresso, um grupo comercial que representa empresas de tecnologia, incluindo Google e Meta, disse em seu site que alguns pequenos editores de notícias, incluindo o Alameda Post e o Times of San Diego, se opõem ao projeto de lei, além de outros grupos empresariais, como a Câmara de Comércio da Califórnia. Os pedidos de comentários para o Alameda Post e o Times of San Diego não foram respondidos.

Os defensores da liberdade na internet também expressaram preocupação com as regras governamentais que obrigam as empresas de tecnologia a pagar por links ou conteúdo. A American Civil Liberties Union e a Electronic Frontier Foundation se opuseram a um projeto de lei federal chamado Journalism Competition and Preservation Act, que abriria uma exceção na lei antitruste para permitir que as organizações de notícias negociassem coletivamente com as plataformas de Big Tech para fechar acordos de pagamento por seu conteúdo. Permitir que as organizações de notícias processem as plataformas de tecnologia por limitarem seu alcance, algo que a lei da Califórnia também inclui, é um “ataque direto” ao direito das empresas de moderar o conteúdo online, abrindo um conjunto totalmente novo de problemas, disse um grupo de organizações de internet aberta em uma carta de 2022 aos legisladores.

O projeto de lei da Califórnia permitiria que as organizações de notícias solicitassem ao Google e à Meta uma parte do dinheiro ganho com anúncios exibidos ao lado de seu conteúdo ou links para seus sites. As empresas de tecnologia teriam que fazer os pagamentos a cada trimestre e não poderiam penalizar as organizações de notícias por solicitarem os pagamentos, colocando-as em uma posição inferior em seus algoritmos. As organizações de notícias que receberem os pagamentos terão de apresentar relatórios anuais comprovando que os gastaram em jornalismo.

O vice-presidente de parcerias globais de notícias do Google, Jaffer Zaidi, argumentou em um post recente no blog da empresa que o projeto de lei da Califórnia beneficiaria os fundos de investimento que já estão comprando organizações de notícias locais e transformando-as em máquinas de conteúdo de baixa qualidade. “Há muito tempo dizemos que essa é a abordagem errada para apoiar o jornalismo”, escreveu Zaidi.

Ainda assim, o projeto de lei está avançando.

“A última coisa de que precisamos é ter um mundo das notícias esvaziado ou em colapso. Isso é péssimo para a democracia, é péssimo para as comunidades locais. Tudo o que isso faz é fortalecer a proliferação de notícias falsas”, diz Scott Wiener, um senador democrata do estado da Califórnia que representa São Francisco e apoia o projeto de lei.

“O Google está com raiva”, disse Wiener. “Minha esperança é que ele supere isso e venha à mesa de negociações para encontrar uma solução.”

Este conteúdo foi traduzido com o auxílio de ferramentas de Inteligência Artificial e revisado por nossa equipe editorial. Saiba mais em nossa Política de IA.

Durante anos, os governos de diversos países travaram uma disputa acirrada com o Google e a Meta sobre se elas deveriam pagar pelas notícias e vídeos que aparecem nos resultados de pesquisa e nas mídias sociais. Agora essa luta chegou ao quinta das gigantes da tecnologia: a Califórnia.

Os políticos do Estado americano apresentaram um projeto de lei que obrigaria Google e Meta (dona do Facebook e do Instagram) a pagar veículos de notícias cada vez que exibissem partes de seus artigos ou mostrassem links para eles nos resultados de pesquisa ou nas mídias sociais. As empresas estão fazendo um lobby intenso para bloquear o projeto, dizendo que a lei decretaria um “imposto sobre links” e acabaria com o livre fluxo de informações online.

Agora, o Google está levando sua resistência um passo adiante, bloqueando completamente a exibição de links de notícias de organizações de notícias sediadas na Califórnia nos resultados de pesquisa para alguns californianos. O Google não informa para quantas pessoas está bloqueando as notícias, mas chamou a medida de “teste de curto prazo” em uma postagem em seu blog no início deste mês.

Confronto entre Google e legisladores da Califórnia intensifica-se com bloqueio de links de notícias Foto: Annegret Hilse/Reuters

Políticos e veículos de notícias reagiram. “Essa é uma ameaça perigosa do Google” que é “claramente um abuso de poder e demonstra uma arrogância extraordinária”, disse Mike McGuire, um senador democrata do estado da Califórnia que criou o projeto de lei.

“Essas ações do Google mostram por que um projeto de lei é necessário. É muito preocupante o fato de que uma empresa possa, essencialmente, cortar o livre fluxo de informações para os californianos”, disse Brittney Barsotti, conselheira geral da California News Publishers Association. Mais de 350 empresas de notícias assinaram uma carta em 18 de abril apoiando o projeto de lei, incluindo o Los Angeles Times e o San Francisco Chronicle.

A Meta disse que bloqueará todos os links de notícias em suas plataformas sociais se o projeto de lei for aprovado.

A ação do Google é o mais recente movimento em um confronto crescente entre os gigantes da tecnologia e o setor de notícias. Após anos de redução da receita publicitária, demissões e falências de jornais, as organizações jornalísticas estão recorrendo cada vez mais aos governos para que promulguem novas regras que obriguem as plataformas tecnológicas a compartilhar parte do dinheiro que ganham na web com as organizações jornalísticas.

Os defensores argumentam que as leis são uma forma justa de manter o jornalismo vivo, enquanto as empresas de tecnologia dizem que exigir pagamento para publicar links e partes de artigos de notícias públicas vai contra o espírito de uma internet aberta e livre, e poderia abri-las para intermináveis desafios legais de organizações não jornalísticas que querem acordos semelhantes.

“As grandes empresas de tecnologia realmente odeiam essas leis. E estão fazendo o que podem para impedi-las”, diz Anya Schiffrin, diretora da especialização em tecnologia, mídia e comunicações da escola de assuntos internacionais e públicos da Universidade de Columbia.

Até o momento, os veículos de notícias da Califórnia dizem que não perceberam um grande impacto das medidas do Google, disse Barsotti. Alguns californianos relataram não conseguir acessar os sites dos jornais locais, disse ela.

A News Media Alliance, um grupo do setor que representa 2,2 mil organizações de notícias em todo o país, acusou o Google de potencialmente violar a lei de concorrência e enviou cartas ao Departamento de Justiça e à Comissão Federal de Comércio (FTC) solicitando que as agências investigassem a ação do Google. Um porta-voz da FTC não quis comentar. Um porta-voz do Departamento de Justiça não retornou um pedido de comentário.

Como Google e Facebook dominaram o mercado publicitário

Durante duas décadas, o Google e o Facebook aumentaram constantemente seu controle sobre o mundo da publicidade. O Google faturou US$ 65,5 bilhões em receita de anúncios somente no quarto trimestre de 2023, enquanto o Facebook faturou US$ 40,1 bilhões no mesmo período. Enquanto isso, as organizações de notícias que costumavam prosperar com anúncios e classificados encolheram. Milhares de jornais locais nos EUA fecharam, e dezenas de milhares de jornalistas perderam seus empregos.

À medida que o setor de notícias se adaptava à internet, o Facebook, o Google e outras plataformas online se tornaram essenciais para o alcance dos leitores. Durante anos, o Facebook trouxe uma enxurrada de tráfego para as editoras de notícias, permitindo que organizações nativas da internet, como BuzzFeed e Vice Media, crescessem rapidamente. Porém, nos últimos anos, o Meta deixou de enfatizar as notícias, o que prejudicou os negócios dessas empresas e levou a uma nova onda de demissões. O Google continua sendo a fonte de tráfego mais importante para a maioria das organizações de notícias e o lugar onde a maioria das pessoas vai para aprender sobre o mundo e encontrar notícias relevantes.

Em 2021, a Austrália aprovou uma lei que exigia que o Meta e o Google negociassem pagamentos com os veículos de notícias para ter o conteúdo deles em seus sites. As empresas reagiram violentamente, com o Meta fechando todos os links de notícias em sua plataforma e o Google ameaçando retirar todo o seu mecanismo de busca da Austrália. Mas o governo e as empresas chegaram a um acordo, e os pagamentos acabaram sendo negociados. As organizações de notícias do país dizem que os acordos permitiram que elas contratassem mais jornalistas, especialmente em áreas rurais carentes do país.

As organizações de notícias e os políticos canadenses tomaram nota. Logo, eles estavam promovendo sua própria lei. Os gigantes da tecnologia revidaram novamente, com o Google realizando um “teste” semelhante ao que está realizando agora na Califórnia, impedindo alguns canadenses de ver notícias nos resultados de pesquisa. O Meta foi além e bloqueou todos os links para conteúdo de notícias em seu site.

Quando algumas pessoas tiveram dificuldades para encontrar notícias importantes sobre incêndios florestais no verão de 2023 devido à proibição de notícias do Facebook, a luta se tornou uma questão política nacional. Os políticos da oposição culparam o governo do Primeiro-Ministro Justin Trudeau por ter apresentado apressadamente um projeto de lei ruim que teria um efeito contrário e prejudicaria as organizações de notícias canadenses. Por fim, o Google e o governo chegaram a um acordo, e a empresa concordou em criar um fundo de notícias de US$ 73 milhões que seria distribuído aos provedores de notícias do país.

A Meta, por sua vez, manteve a linha dura. Os links de notícias ainda estão completamente bloqueados no Facebook e no Instagram no Canadá. Isso levou a uma “queda significativa no tráfego das organizações de notícias canadenses”, disse Dwayne Winseck, professor de comunicação da Carleton University, em Ottawa. Mas ainda é muito cedo para dizer se essa queda no tráfego levará a uma queda semelhante na receita, disse ele.

O impacto da Meta pode ser administrável simplesmente porque a empresa já reduziu bastante a quantidade de notícias que promove para seus usuários em seus algoritmos. Se o Google bloqueasse as notícias na Califórnia ou em qualquer outro lugar, o impacto seria muito maior, disse Blayne Haggart, professor de ciências políticas da Brock University.

Projeto de lei californiano provoca resposta do Google, ampliando confronto sobre pagamento por conteúdo Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

“O Google se vendeu como a interface entre as pessoas e o conhecimento do mundo”, disse Haggart. Impedir que as pessoas acessem notícias pelo Google seria “quase um ato de guerra contra um país”, diz ele, porque o livre acesso à informação é muito importante para o funcionamento da sociedade.

Divergências

Nem todas as editoras da Califórnia apoiam o projeto de lei. Em um editorial publicado na semana passada, a CEO da Jewish News of Northern California, Jo Ellen Green Kaiser, escreveu que o projeto de lei poderia “destruir nossa capacidade de descoberta na internet” se levasse o Google a bloquear o conteúdo de notícias.

A Câmara de Progresso, um grupo comercial que representa empresas de tecnologia, incluindo Google e Meta, disse em seu site que alguns pequenos editores de notícias, incluindo o Alameda Post e o Times of San Diego, se opõem ao projeto de lei, além de outros grupos empresariais, como a Câmara de Comércio da Califórnia. Os pedidos de comentários para o Alameda Post e o Times of San Diego não foram respondidos.

Os defensores da liberdade na internet também expressaram preocupação com as regras governamentais que obrigam as empresas de tecnologia a pagar por links ou conteúdo. A American Civil Liberties Union e a Electronic Frontier Foundation se opuseram a um projeto de lei federal chamado Journalism Competition and Preservation Act, que abriria uma exceção na lei antitruste para permitir que as organizações de notícias negociassem coletivamente com as plataformas de Big Tech para fechar acordos de pagamento por seu conteúdo. Permitir que as organizações de notícias processem as plataformas de tecnologia por limitarem seu alcance, algo que a lei da Califórnia também inclui, é um “ataque direto” ao direito das empresas de moderar o conteúdo online, abrindo um conjunto totalmente novo de problemas, disse um grupo de organizações de internet aberta em uma carta de 2022 aos legisladores.

O projeto de lei da Califórnia permitiria que as organizações de notícias solicitassem ao Google e à Meta uma parte do dinheiro ganho com anúncios exibidos ao lado de seu conteúdo ou links para seus sites. As empresas de tecnologia teriam que fazer os pagamentos a cada trimestre e não poderiam penalizar as organizações de notícias por solicitarem os pagamentos, colocando-as em uma posição inferior em seus algoritmos. As organizações de notícias que receberem os pagamentos terão de apresentar relatórios anuais comprovando que os gastaram em jornalismo.

O vice-presidente de parcerias globais de notícias do Google, Jaffer Zaidi, argumentou em um post recente no blog da empresa que o projeto de lei da Califórnia beneficiaria os fundos de investimento que já estão comprando organizações de notícias locais e transformando-as em máquinas de conteúdo de baixa qualidade. “Há muito tempo dizemos que essa é a abordagem errada para apoiar o jornalismo”, escreveu Zaidi.

Ainda assim, o projeto de lei está avançando.

“A última coisa de que precisamos é ter um mundo das notícias esvaziado ou em colapso. Isso é péssimo para a democracia, é péssimo para as comunidades locais. Tudo o que isso faz é fortalecer a proliferação de notícias falsas”, diz Scott Wiener, um senador democrata do estado da Califórnia que representa São Francisco e apoia o projeto de lei.

“O Google está com raiva”, disse Wiener. “Minha esperança é que ele supere isso e venha à mesa de negociações para encontrar uma solução.”

Este conteúdo foi traduzido com o auxílio de ferramentas de Inteligência Artificial e revisado por nossa equipe editorial. Saiba mais em nossa Política de IA.

Durante anos, os governos de diversos países travaram uma disputa acirrada com o Google e a Meta sobre se elas deveriam pagar pelas notícias e vídeos que aparecem nos resultados de pesquisa e nas mídias sociais. Agora essa luta chegou ao quinta das gigantes da tecnologia: a Califórnia.

Os políticos do Estado americano apresentaram um projeto de lei que obrigaria Google e Meta (dona do Facebook e do Instagram) a pagar veículos de notícias cada vez que exibissem partes de seus artigos ou mostrassem links para eles nos resultados de pesquisa ou nas mídias sociais. As empresas estão fazendo um lobby intenso para bloquear o projeto, dizendo que a lei decretaria um “imposto sobre links” e acabaria com o livre fluxo de informações online.

Agora, o Google está levando sua resistência um passo adiante, bloqueando completamente a exibição de links de notícias de organizações de notícias sediadas na Califórnia nos resultados de pesquisa para alguns californianos. O Google não informa para quantas pessoas está bloqueando as notícias, mas chamou a medida de “teste de curto prazo” em uma postagem em seu blog no início deste mês.

Confronto entre Google e legisladores da Califórnia intensifica-se com bloqueio de links de notícias Foto: Annegret Hilse/Reuters

Políticos e veículos de notícias reagiram. “Essa é uma ameaça perigosa do Google” que é “claramente um abuso de poder e demonstra uma arrogância extraordinária”, disse Mike McGuire, um senador democrata do estado da Califórnia que criou o projeto de lei.

“Essas ações do Google mostram por que um projeto de lei é necessário. É muito preocupante o fato de que uma empresa possa, essencialmente, cortar o livre fluxo de informações para os californianos”, disse Brittney Barsotti, conselheira geral da California News Publishers Association. Mais de 350 empresas de notícias assinaram uma carta em 18 de abril apoiando o projeto de lei, incluindo o Los Angeles Times e o San Francisco Chronicle.

A Meta disse que bloqueará todos os links de notícias em suas plataformas sociais se o projeto de lei for aprovado.

A ação do Google é o mais recente movimento em um confronto crescente entre os gigantes da tecnologia e o setor de notícias. Após anos de redução da receita publicitária, demissões e falências de jornais, as organizações jornalísticas estão recorrendo cada vez mais aos governos para que promulguem novas regras que obriguem as plataformas tecnológicas a compartilhar parte do dinheiro que ganham na web com as organizações jornalísticas.

Os defensores argumentam que as leis são uma forma justa de manter o jornalismo vivo, enquanto as empresas de tecnologia dizem que exigir pagamento para publicar links e partes de artigos de notícias públicas vai contra o espírito de uma internet aberta e livre, e poderia abri-las para intermináveis desafios legais de organizações não jornalísticas que querem acordos semelhantes.

“As grandes empresas de tecnologia realmente odeiam essas leis. E estão fazendo o que podem para impedi-las”, diz Anya Schiffrin, diretora da especialização em tecnologia, mídia e comunicações da escola de assuntos internacionais e públicos da Universidade de Columbia.

Até o momento, os veículos de notícias da Califórnia dizem que não perceberam um grande impacto das medidas do Google, disse Barsotti. Alguns californianos relataram não conseguir acessar os sites dos jornais locais, disse ela.

A News Media Alliance, um grupo do setor que representa 2,2 mil organizações de notícias em todo o país, acusou o Google de potencialmente violar a lei de concorrência e enviou cartas ao Departamento de Justiça e à Comissão Federal de Comércio (FTC) solicitando que as agências investigassem a ação do Google. Um porta-voz da FTC não quis comentar. Um porta-voz do Departamento de Justiça não retornou um pedido de comentário.

Como Google e Facebook dominaram o mercado publicitário

Durante duas décadas, o Google e o Facebook aumentaram constantemente seu controle sobre o mundo da publicidade. O Google faturou US$ 65,5 bilhões em receita de anúncios somente no quarto trimestre de 2023, enquanto o Facebook faturou US$ 40,1 bilhões no mesmo período. Enquanto isso, as organizações de notícias que costumavam prosperar com anúncios e classificados encolheram. Milhares de jornais locais nos EUA fecharam, e dezenas de milhares de jornalistas perderam seus empregos.

À medida que o setor de notícias se adaptava à internet, o Facebook, o Google e outras plataformas online se tornaram essenciais para o alcance dos leitores. Durante anos, o Facebook trouxe uma enxurrada de tráfego para as editoras de notícias, permitindo que organizações nativas da internet, como BuzzFeed e Vice Media, crescessem rapidamente. Porém, nos últimos anos, o Meta deixou de enfatizar as notícias, o que prejudicou os negócios dessas empresas e levou a uma nova onda de demissões. O Google continua sendo a fonte de tráfego mais importante para a maioria das organizações de notícias e o lugar onde a maioria das pessoas vai para aprender sobre o mundo e encontrar notícias relevantes.

Em 2021, a Austrália aprovou uma lei que exigia que o Meta e o Google negociassem pagamentos com os veículos de notícias para ter o conteúdo deles em seus sites. As empresas reagiram violentamente, com o Meta fechando todos os links de notícias em sua plataforma e o Google ameaçando retirar todo o seu mecanismo de busca da Austrália. Mas o governo e as empresas chegaram a um acordo, e os pagamentos acabaram sendo negociados. As organizações de notícias do país dizem que os acordos permitiram que elas contratassem mais jornalistas, especialmente em áreas rurais carentes do país.

As organizações de notícias e os políticos canadenses tomaram nota. Logo, eles estavam promovendo sua própria lei. Os gigantes da tecnologia revidaram novamente, com o Google realizando um “teste” semelhante ao que está realizando agora na Califórnia, impedindo alguns canadenses de ver notícias nos resultados de pesquisa. O Meta foi além e bloqueou todos os links para conteúdo de notícias em seu site.

Quando algumas pessoas tiveram dificuldades para encontrar notícias importantes sobre incêndios florestais no verão de 2023 devido à proibição de notícias do Facebook, a luta se tornou uma questão política nacional. Os políticos da oposição culparam o governo do Primeiro-Ministro Justin Trudeau por ter apresentado apressadamente um projeto de lei ruim que teria um efeito contrário e prejudicaria as organizações de notícias canadenses. Por fim, o Google e o governo chegaram a um acordo, e a empresa concordou em criar um fundo de notícias de US$ 73 milhões que seria distribuído aos provedores de notícias do país.

A Meta, por sua vez, manteve a linha dura. Os links de notícias ainda estão completamente bloqueados no Facebook e no Instagram no Canadá. Isso levou a uma “queda significativa no tráfego das organizações de notícias canadenses”, disse Dwayne Winseck, professor de comunicação da Carleton University, em Ottawa. Mas ainda é muito cedo para dizer se essa queda no tráfego levará a uma queda semelhante na receita, disse ele.

O impacto da Meta pode ser administrável simplesmente porque a empresa já reduziu bastante a quantidade de notícias que promove para seus usuários em seus algoritmos. Se o Google bloqueasse as notícias na Califórnia ou em qualquer outro lugar, o impacto seria muito maior, disse Blayne Haggart, professor de ciências políticas da Brock University.

Projeto de lei californiano provoca resposta do Google, ampliando confronto sobre pagamento por conteúdo Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

“O Google se vendeu como a interface entre as pessoas e o conhecimento do mundo”, disse Haggart. Impedir que as pessoas acessem notícias pelo Google seria “quase um ato de guerra contra um país”, diz ele, porque o livre acesso à informação é muito importante para o funcionamento da sociedade.

Divergências

Nem todas as editoras da Califórnia apoiam o projeto de lei. Em um editorial publicado na semana passada, a CEO da Jewish News of Northern California, Jo Ellen Green Kaiser, escreveu que o projeto de lei poderia “destruir nossa capacidade de descoberta na internet” se levasse o Google a bloquear o conteúdo de notícias.

A Câmara de Progresso, um grupo comercial que representa empresas de tecnologia, incluindo Google e Meta, disse em seu site que alguns pequenos editores de notícias, incluindo o Alameda Post e o Times of San Diego, se opõem ao projeto de lei, além de outros grupos empresariais, como a Câmara de Comércio da Califórnia. Os pedidos de comentários para o Alameda Post e o Times of San Diego não foram respondidos.

Os defensores da liberdade na internet também expressaram preocupação com as regras governamentais que obrigam as empresas de tecnologia a pagar por links ou conteúdo. A American Civil Liberties Union e a Electronic Frontier Foundation se opuseram a um projeto de lei federal chamado Journalism Competition and Preservation Act, que abriria uma exceção na lei antitruste para permitir que as organizações de notícias negociassem coletivamente com as plataformas de Big Tech para fechar acordos de pagamento por seu conteúdo. Permitir que as organizações de notícias processem as plataformas de tecnologia por limitarem seu alcance, algo que a lei da Califórnia também inclui, é um “ataque direto” ao direito das empresas de moderar o conteúdo online, abrindo um conjunto totalmente novo de problemas, disse um grupo de organizações de internet aberta em uma carta de 2022 aos legisladores.

O projeto de lei da Califórnia permitiria que as organizações de notícias solicitassem ao Google e à Meta uma parte do dinheiro ganho com anúncios exibidos ao lado de seu conteúdo ou links para seus sites. As empresas de tecnologia teriam que fazer os pagamentos a cada trimestre e não poderiam penalizar as organizações de notícias por solicitarem os pagamentos, colocando-as em uma posição inferior em seus algoritmos. As organizações de notícias que receberem os pagamentos terão de apresentar relatórios anuais comprovando que os gastaram em jornalismo.

O vice-presidente de parcerias globais de notícias do Google, Jaffer Zaidi, argumentou em um post recente no blog da empresa que o projeto de lei da Califórnia beneficiaria os fundos de investimento que já estão comprando organizações de notícias locais e transformando-as em máquinas de conteúdo de baixa qualidade. “Há muito tempo dizemos que essa é a abordagem errada para apoiar o jornalismo”, escreveu Zaidi.

Ainda assim, o projeto de lei está avançando.

“A última coisa de que precisamos é ter um mundo das notícias esvaziado ou em colapso. Isso é péssimo para a democracia, é péssimo para as comunidades locais. Tudo o que isso faz é fortalecer a proliferação de notícias falsas”, diz Scott Wiener, um senador democrata do estado da Califórnia que representa São Francisco e apoia o projeto de lei.

“O Google está com raiva”, disse Wiener. “Minha esperança é que ele supere isso e venha à mesa de negociações para encontrar uma solução.”

Este conteúdo foi traduzido com o auxílio de ferramentas de Inteligência Artificial e revisado por nossa equipe editorial. Saiba mais em nossa Política de IA.

Durante anos, os governos de diversos países travaram uma disputa acirrada com o Google e a Meta sobre se elas deveriam pagar pelas notícias e vídeos que aparecem nos resultados de pesquisa e nas mídias sociais. Agora essa luta chegou ao quinta das gigantes da tecnologia: a Califórnia.

Os políticos do Estado americano apresentaram um projeto de lei que obrigaria Google e Meta (dona do Facebook e do Instagram) a pagar veículos de notícias cada vez que exibissem partes de seus artigos ou mostrassem links para eles nos resultados de pesquisa ou nas mídias sociais. As empresas estão fazendo um lobby intenso para bloquear o projeto, dizendo que a lei decretaria um “imposto sobre links” e acabaria com o livre fluxo de informações online.

Agora, o Google está levando sua resistência um passo adiante, bloqueando completamente a exibição de links de notícias de organizações de notícias sediadas na Califórnia nos resultados de pesquisa para alguns californianos. O Google não informa para quantas pessoas está bloqueando as notícias, mas chamou a medida de “teste de curto prazo” em uma postagem em seu blog no início deste mês.

Confronto entre Google e legisladores da Califórnia intensifica-se com bloqueio de links de notícias Foto: Annegret Hilse/Reuters

Políticos e veículos de notícias reagiram. “Essa é uma ameaça perigosa do Google” que é “claramente um abuso de poder e demonstra uma arrogância extraordinária”, disse Mike McGuire, um senador democrata do estado da Califórnia que criou o projeto de lei.

“Essas ações do Google mostram por que um projeto de lei é necessário. É muito preocupante o fato de que uma empresa possa, essencialmente, cortar o livre fluxo de informações para os californianos”, disse Brittney Barsotti, conselheira geral da California News Publishers Association. Mais de 350 empresas de notícias assinaram uma carta em 18 de abril apoiando o projeto de lei, incluindo o Los Angeles Times e o San Francisco Chronicle.

A Meta disse que bloqueará todos os links de notícias em suas plataformas sociais se o projeto de lei for aprovado.

A ação do Google é o mais recente movimento em um confronto crescente entre os gigantes da tecnologia e o setor de notícias. Após anos de redução da receita publicitária, demissões e falências de jornais, as organizações jornalísticas estão recorrendo cada vez mais aos governos para que promulguem novas regras que obriguem as plataformas tecnológicas a compartilhar parte do dinheiro que ganham na web com as organizações jornalísticas.

Os defensores argumentam que as leis são uma forma justa de manter o jornalismo vivo, enquanto as empresas de tecnologia dizem que exigir pagamento para publicar links e partes de artigos de notícias públicas vai contra o espírito de uma internet aberta e livre, e poderia abri-las para intermináveis desafios legais de organizações não jornalísticas que querem acordos semelhantes.

“As grandes empresas de tecnologia realmente odeiam essas leis. E estão fazendo o que podem para impedi-las”, diz Anya Schiffrin, diretora da especialização em tecnologia, mídia e comunicações da escola de assuntos internacionais e públicos da Universidade de Columbia.

Até o momento, os veículos de notícias da Califórnia dizem que não perceberam um grande impacto das medidas do Google, disse Barsotti. Alguns californianos relataram não conseguir acessar os sites dos jornais locais, disse ela.

A News Media Alliance, um grupo do setor que representa 2,2 mil organizações de notícias em todo o país, acusou o Google de potencialmente violar a lei de concorrência e enviou cartas ao Departamento de Justiça e à Comissão Federal de Comércio (FTC) solicitando que as agências investigassem a ação do Google. Um porta-voz da FTC não quis comentar. Um porta-voz do Departamento de Justiça não retornou um pedido de comentário.

Como Google e Facebook dominaram o mercado publicitário

Durante duas décadas, o Google e o Facebook aumentaram constantemente seu controle sobre o mundo da publicidade. O Google faturou US$ 65,5 bilhões em receita de anúncios somente no quarto trimestre de 2023, enquanto o Facebook faturou US$ 40,1 bilhões no mesmo período. Enquanto isso, as organizações de notícias que costumavam prosperar com anúncios e classificados encolheram. Milhares de jornais locais nos EUA fecharam, e dezenas de milhares de jornalistas perderam seus empregos.

À medida que o setor de notícias se adaptava à internet, o Facebook, o Google e outras plataformas online se tornaram essenciais para o alcance dos leitores. Durante anos, o Facebook trouxe uma enxurrada de tráfego para as editoras de notícias, permitindo que organizações nativas da internet, como BuzzFeed e Vice Media, crescessem rapidamente. Porém, nos últimos anos, o Meta deixou de enfatizar as notícias, o que prejudicou os negócios dessas empresas e levou a uma nova onda de demissões. O Google continua sendo a fonte de tráfego mais importante para a maioria das organizações de notícias e o lugar onde a maioria das pessoas vai para aprender sobre o mundo e encontrar notícias relevantes.

Em 2021, a Austrália aprovou uma lei que exigia que o Meta e o Google negociassem pagamentos com os veículos de notícias para ter o conteúdo deles em seus sites. As empresas reagiram violentamente, com o Meta fechando todos os links de notícias em sua plataforma e o Google ameaçando retirar todo o seu mecanismo de busca da Austrália. Mas o governo e as empresas chegaram a um acordo, e os pagamentos acabaram sendo negociados. As organizações de notícias do país dizem que os acordos permitiram que elas contratassem mais jornalistas, especialmente em áreas rurais carentes do país.

As organizações de notícias e os políticos canadenses tomaram nota. Logo, eles estavam promovendo sua própria lei. Os gigantes da tecnologia revidaram novamente, com o Google realizando um “teste” semelhante ao que está realizando agora na Califórnia, impedindo alguns canadenses de ver notícias nos resultados de pesquisa. O Meta foi além e bloqueou todos os links para conteúdo de notícias em seu site.

Quando algumas pessoas tiveram dificuldades para encontrar notícias importantes sobre incêndios florestais no verão de 2023 devido à proibição de notícias do Facebook, a luta se tornou uma questão política nacional. Os políticos da oposição culparam o governo do Primeiro-Ministro Justin Trudeau por ter apresentado apressadamente um projeto de lei ruim que teria um efeito contrário e prejudicaria as organizações de notícias canadenses. Por fim, o Google e o governo chegaram a um acordo, e a empresa concordou em criar um fundo de notícias de US$ 73 milhões que seria distribuído aos provedores de notícias do país.

A Meta, por sua vez, manteve a linha dura. Os links de notícias ainda estão completamente bloqueados no Facebook e no Instagram no Canadá. Isso levou a uma “queda significativa no tráfego das organizações de notícias canadenses”, disse Dwayne Winseck, professor de comunicação da Carleton University, em Ottawa. Mas ainda é muito cedo para dizer se essa queda no tráfego levará a uma queda semelhante na receita, disse ele.

O impacto da Meta pode ser administrável simplesmente porque a empresa já reduziu bastante a quantidade de notícias que promove para seus usuários em seus algoritmos. Se o Google bloqueasse as notícias na Califórnia ou em qualquer outro lugar, o impacto seria muito maior, disse Blayne Haggart, professor de ciências políticas da Brock University.

Projeto de lei californiano provoca resposta do Google, ampliando confronto sobre pagamento por conteúdo Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

“O Google se vendeu como a interface entre as pessoas e o conhecimento do mundo”, disse Haggart. Impedir que as pessoas acessem notícias pelo Google seria “quase um ato de guerra contra um país”, diz ele, porque o livre acesso à informação é muito importante para o funcionamento da sociedade.

Divergências

Nem todas as editoras da Califórnia apoiam o projeto de lei. Em um editorial publicado na semana passada, a CEO da Jewish News of Northern California, Jo Ellen Green Kaiser, escreveu que o projeto de lei poderia “destruir nossa capacidade de descoberta na internet” se levasse o Google a bloquear o conteúdo de notícias.

A Câmara de Progresso, um grupo comercial que representa empresas de tecnologia, incluindo Google e Meta, disse em seu site que alguns pequenos editores de notícias, incluindo o Alameda Post e o Times of San Diego, se opõem ao projeto de lei, além de outros grupos empresariais, como a Câmara de Comércio da Califórnia. Os pedidos de comentários para o Alameda Post e o Times of San Diego não foram respondidos.

Os defensores da liberdade na internet também expressaram preocupação com as regras governamentais que obrigam as empresas de tecnologia a pagar por links ou conteúdo. A American Civil Liberties Union e a Electronic Frontier Foundation se opuseram a um projeto de lei federal chamado Journalism Competition and Preservation Act, que abriria uma exceção na lei antitruste para permitir que as organizações de notícias negociassem coletivamente com as plataformas de Big Tech para fechar acordos de pagamento por seu conteúdo. Permitir que as organizações de notícias processem as plataformas de tecnologia por limitarem seu alcance, algo que a lei da Califórnia também inclui, é um “ataque direto” ao direito das empresas de moderar o conteúdo online, abrindo um conjunto totalmente novo de problemas, disse um grupo de organizações de internet aberta em uma carta de 2022 aos legisladores.

O projeto de lei da Califórnia permitiria que as organizações de notícias solicitassem ao Google e à Meta uma parte do dinheiro ganho com anúncios exibidos ao lado de seu conteúdo ou links para seus sites. As empresas de tecnologia teriam que fazer os pagamentos a cada trimestre e não poderiam penalizar as organizações de notícias por solicitarem os pagamentos, colocando-as em uma posição inferior em seus algoritmos. As organizações de notícias que receberem os pagamentos terão de apresentar relatórios anuais comprovando que os gastaram em jornalismo.

O vice-presidente de parcerias globais de notícias do Google, Jaffer Zaidi, argumentou em um post recente no blog da empresa que o projeto de lei da Califórnia beneficiaria os fundos de investimento que já estão comprando organizações de notícias locais e transformando-as em máquinas de conteúdo de baixa qualidade. “Há muito tempo dizemos que essa é a abordagem errada para apoiar o jornalismo”, escreveu Zaidi.

Ainda assim, o projeto de lei está avançando.

“A última coisa de que precisamos é ter um mundo das notícias esvaziado ou em colapso. Isso é péssimo para a democracia, é péssimo para as comunidades locais. Tudo o que isso faz é fortalecer a proliferação de notícias falsas”, diz Scott Wiener, um senador democrata do estado da Califórnia que representa São Francisco e apoia o projeto de lei.

“O Google está com raiva”, disse Wiener. “Minha esperança é que ele supere isso e venha à mesa de negociações para encontrar uma solução.”

Este conteúdo foi traduzido com o auxílio de ferramentas de Inteligência Artificial e revisado por nossa equipe editorial. Saiba mais em nossa Política de IA.

Durante anos, os governos de diversos países travaram uma disputa acirrada com o Google e a Meta sobre se elas deveriam pagar pelas notícias e vídeos que aparecem nos resultados de pesquisa e nas mídias sociais. Agora essa luta chegou ao quinta das gigantes da tecnologia: a Califórnia.

Os políticos do Estado americano apresentaram um projeto de lei que obrigaria Google e Meta (dona do Facebook e do Instagram) a pagar veículos de notícias cada vez que exibissem partes de seus artigos ou mostrassem links para eles nos resultados de pesquisa ou nas mídias sociais. As empresas estão fazendo um lobby intenso para bloquear o projeto, dizendo que a lei decretaria um “imposto sobre links” e acabaria com o livre fluxo de informações online.

Agora, o Google está levando sua resistência um passo adiante, bloqueando completamente a exibição de links de notícias de organizações de notícias sediadas na Califórnia nos resultados de pesquisa para alguns californianos. O Google não informa para quantas pessoas está bloqueando as notícias, mas chamou a medida de “teste de curto prazo” em uma postagem em seu blog no início deste mês.

Confronto entre Google e legisladores da Califórnia intensifica-se com bloqueio de links de notícias Foto: Annegret Hilse/Reuters

Políticos e veículos de notícias reagiram. “Essa é uma ameaça perigosa do Google” que é “claramente um abuso de poder e demonstra uma arrogância extraordinária”, disse Mike McGuire, um senador democrata do estado da Califórnia que criou o projeto de lei.

“Essas ações do Google mostram por que um projeto de lei é necessário. É muito preocupante o fato de que uma empresa possa, essencialmente, cortar o livre fluxo de informações para os californianos”, disse Brittney Barsotti, conselheira geral da California News Publishers Association. Mais de 350 empresas de notícias assinaram uma carta em 18 de abril apoiando o projeto de lei, incluindo o Los Angeles Times e o San Francisco Chronicle.

A Meta disse que bloqueará todos os links de notícias em suas plataformas sociais se o projeto de lei for aprovado.

A ação do Google é o mais recente movimento em um confronto crescente entre os gigantes da tecnologia e o setor de notícias. Após anos de redução da receita publicitária, demissões e falências de jornais, as organizações jornalísticas estão recorrendo cada vez mais aos governos para que promulguem novas regras que obriguem as plataformas tecnológicas a compartilhar parte do dinheiro que ganham na web com as organizações jornalísticas.

Os defensores argumentam que as leis são uma forma justa de manter o jornalismo vivo, enquanto as empresas de tecnologia dizem que exigir pagamento para publicar links e partes de artigos de notícias públicas vai contra o espírito de uma internet aberta e livre, e poderia abri-las para intermináveis desafios legais de organizações não jornalísticas que querem acordos semelhantes.

“As grandes empresas de tecnologia realmente odeiam essas leis. E estão fazendo o que podem para impedi-las”, diz Anya Schiffrin, diretora da especialização em tecnologia, mídia e comunicações da escola de assuntos internacionais e públicos da Universidade de Columbia.

Até o momento, os veículos de notícias da Califórnia dizem que não perceberam um grande impacto das medidas do Google, disse Barsotti. Alguns californianos relataram não conseguir acessar os sites dos jornais locais, disse ela.

A News Media Alliance, um grupo do setor que representa 2,2 mil organizações de notícias em todo o país, acusou o Google de potencialmente violar a lei de concorrência e enviou cartas ao Departamento de Justiça e à Comissão Federal de Comércio (FTC) solicitando que as agências investigassem a ação do Google. Um porta-voz da FTC não quis comentar. Um porta-voz do Departamento de Justiça não retornou um pedido de comentário.

Como Google e Facebook dominaram o mercado publicitário

Durante duas décadas, o Google e o Facebook aumentaram constantemente seu controle sobre o mundo da publicidade. O Google faturou US$ 65,5 bilhões em receita de anúncios somente no quarto trimestre de 2023, enquanto o Facebook faturou US$ 40,1 bilhões no mesmo período. Enquanto isso, as organizações de notícias que costumavam prosperar com anúncios e classificados encolheram. Milhares de jornais locais nos EUA fecharam, e dezenas de milhares de jornalistas perderam seus empregos.

À medida que o setor de notícias se adaptava à internet, o Facebook, o Google e outras plataformas online se tornaram essenciais para o alcance dos leitores. Durante anos, o Facebook trouxe uma enxurrada de tráfego para as editoras de notícias, permitindo que organizações nativas da internet, como BuzzFeed e Vice Media, crescessem rapidamente. Porém, nos últimos anos, o Meta deixou de enfatizar as notícias, o que prejudicou os negócios dessas empresas e levou a uma nova onda de demissões. O Google continua sendo a fonte de tráfego mais importante para a maioria das organizações de notícias e o lugar onde a maioria das pessoas vai para aprender sobre o mundo e encontrar notícias relevantes.

Em 2021, a Austrália aprovou uma lei que exigia que o Meta e o Google negociassem pagamentos com os veículos de notícias para ter o conteúdo deles em seus sites. As empresas reagiram violentamente, com o Meta fechando todos os links de notícias em sua plataforma e o Google ameaçando retirar todo o seu mecanismo de busca da Austrália. Mas o governo e as empresas chegaram a um acordo, e os pagamentos acabaram sendo negociados. As organizações de notícias do país dizem que os acordos permitiram que elas contratassem mais jornalistas, especialmente em áreas rurais carentes do país.

As organizações de notícias e os políticos canadenses tomaram nota. Logo, eles estavam promovendo sua própria lei. Os gigantes da tecnologia revidaram novamente, com o Google realizando um “teste” semelhante ao que está realizando agora na Califórnia, impedindo alguns canadenses de ver notícias nos resultados de pesquisa. O Meta foi além e bloqueou todos os links para conteúdo de notícias em seu site.

Quando algumas pessoas tiveram dificuldades para encontrar notícias importantes sobre incêndios florestais no verão de 2023 devido à proibição de notícias do Facebook, a luta se tornou uma questão política nacional. Os políticos da oposição culparam o governo do Primeiro-Ministro Justin Trudeau por ter apresentado apressadamente um projeto de lei ruim que teria um efeito contrário e prejudicaria as organizações de notícias canadenses. Por fim, o Google e o governo chegaram a um acordo, e a empresa concordou em criar um fundo de notícias de US$ 73 milhões que seria distribuído aos provedores de notícias do país.

A Meta, por sua vez, manteve a linha dura. Os links de notícias ainda estão completamente bloqueados no Facebook e no Instagram no Canadá. Isso levou a uma “queda significativa no tráfego das organizações de notícias canadenses”, disse Dwayne Winseck, professor de comunicação da Carleton University, em Ottawa. Mas ainda é muito cedo para dizer se essa queda no tráfego levará a uma queda semelhante na receita, disse ele.

O impacto da Meta pode ser administrável simplesmente porque a empresa já reduziu bastante a quantidade de notícias que promove para seus usuários em seus algoritmos. Se o Google bloqueasse as notícias na Califórnia ou em qualquer outro lugar, o impacto seria muito maior, disse Blayne Haggart, professor de ciências políticas da Brock University.

Projeto de lei californiano provoca resposta do Google, ampliando confronto sobre pagamento por conteúdo Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

“O Google se vendeu como a interface entre as pessoas e o conhecimento do mundo”, disse Haggart. Impedir que as pessoas acessem notícias pelo Google seria “quase um ato de guerra contra um país”, diz ele, porque o livre acesso à informação é muito importante para o funcionamento da sociedade.

Divergências

Nem todas as editoras da Califórnia apoiam o projeto de lei. Em um editorial publicado na semana passada, a CEO da Jewish News of Northern California, Jo Ellen Green Kaiser, escreveu que o projeto de lei poderia “destruir nossa capacidade de descoberta na internet” se levasse o Google a bloquear o conteúdo de notícias.

A Câmara de Progresso, um grupo comercial que representa empresas de tecnologia, incluindo Google e Meta, disse em seu site que alguns pequenos editores de notícias, incluindo o Alameda Post e o Times of San Diego, se opõem ao projeto de lei, além de outros grupos empresariais, como a Câmara de Comércio da Califórnia. Os pedidos de comentários para o Alameda Post e o Times of San Diego não foram respondidos.

Os defensores da liberdade na internet também expressaram preocupação com as regras governamentais que obrigam as empresas de tecnologia a pagar por links ou conteúdo. A American Civil Liberties Union e a Electronic Frontier Foundation se opuseram a um projeto de lei federal chamado Journalism Competition and Preservation Act, que abriria uma exceção na lei antitruste para permitir que as organizações de notícias negociassem coletivamente com as plataformas de Big Tech para fechar acordos de pagamento por seu conteúdo. Permitir que as organizações de notícias processem as plataformas de tecnologia por limitarem seu alcance, algo que a lei da Califórnia também inclui, é um “ataque direto” ao direito das empresas de moderar o conteúdo online, abrindo um conjunto totalmente novo de problemas, disse um grupo de organizações de internet aberta em uma carta de 2022 aos legisladores.

O projeto de lei da Califórnia permitiria que as organizações de notícias solicitassem ao Google e à Meta uma parte do dinheiro ganho com anúncios exibidos ao lado de seu conteúdo ou links para seus sites. As empresas de tecnologia teriam que fazer os pagamentos a cada trimestre e não poderiam penalizar as organizações de notícias por solicitarem os pagamentos, colocando-as em uma posição inferior em seus algoritmos. As organizações de notícias que receberem os pagamentos terão de apresentar relatórios anuais comprovando que os gastaram em jornalismo.

O vice-presidente de parcerias globais de notícias do Google, Jaffer Zaidi, argumentou em um post recente no blog da empresa que o projeto de lei da Califórnia beneficiaria os fundos de investimento que já estão comprando organizações de notícias locais e transformando-as em máquinas de conteúdo de baixa qualidade. “Há muito tempo dizemos que essa é a abordagem errada para apoiar o jornalismo”, escreveu Zaidi.

Ainda assim, o projeto de lei está avançando.

“A última coisa de que precisamos é ter um mundo das notícias esvaziado ou em colapso. Isso é péssimo para a democracia, é péssimo para as comunidades locais. Tudo o que isso faz é fortalecer a proliferação de notícias falsas”, diz Scott Wiener, um senador democrata do estado da Califórnia que representa São Francisco e apoia o projeto de lei.

“O Google está com raiva”, disse Wiener. “Minha esperança é que ele supere isso e venha à mesa de negociações para encontrar uma solução.”

Este conteúdo foi traduzido com o auxílio de ferramentas de Inteligência Artificial e revisado por nossa equipe editorial. Saiba mais em nossa Política de IA.

Atualizamos nossa política de cookies

Ao utilizar nossos serviços, você aceita a política de monitoramento de cookies.