Carro autônomo da Volvo recebe aval para testes na Suécia


Joint venture da montadora sueca com a Veoneer terá testes de condução autônoma nível 4, quando carro tem motorista que assume comando apenas em situações extremas

Por Agências
Atualização:
Carro autônomo da Volvo poderá rodar pelas estradas por até 80 km/h Foto: Reuters/Emma Thomasson

Uma joint venture liderada pela Volvo obteve aval para começar a testar um software para carros autônomos nas rodovias suecas, disse a parceira da montadora, a Veoneer, nesta segunda-feira, 28. 

A Veoneer disse que o software Zenuity para condução autônoma de nível 4 – o segundo maior nível – seria testado em um carro da Volvo a uma velocidade máxima de 80 quilômetros por hora. O carro terá um motorista treinado a bordo, mas que não colocará as mãos no volante.

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Rivais. Empresas norte-americanas estão liderando a tecnologia de carros autônomos, com a Waymo ganhando em 2018 a primeira aprovação para testar carros sem motoristas de segurança em estradas públicas da Califórnia.

A General Motors disse que está pronta para implantar um carro autônomo sem controles manuais, enquanto as alemãs BMW e Audi também conseguiram licenças para testar seus veículos.

A obtenção de permissões ficou mais difícil após um acidente fatal envolvendo um veículo da Volvo usado pelo Uber, que no mês passado retomou testes limitados em vias públicas.

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A Zenuity já fez alguns testes na Suécia, após a Volvo obter permissão no ano passado para testar carros com características de autônomos, mas com exigência de que os motoristas mantenham pelo menos uma mão no volante e que os carros não excedam 60 quilômetros por hora.

A Zenuity, formada pela Volvo e Veoneer em 2017, deveter seus primeiros produtos de assistência ao motorista disponíveis para venda em 2019, com tecnologias de condução autônoma seguindo logo depois disso. A Volvo será um cliente.

A montadora, controlada pela chinesa Geely, tem seus próprios objetivos de entregar carros autônomos depois de 2021 e obter um terço das suas vendas a partir de carros autônomos até 2025.

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No ano passado, a montadora formou uma parceria com a chinesa Baidu para usar um software de condução autônoma da também chinesa Apollo em um carro de nível 4.

Carro autônomo da Volvo poderá rodar pelas estradas por até 80 km/h Foto: Reuters/Emma Thomasson

Uma joint venture liderada pela Volvo obteve aval para começar a testar um software para carros autônomos nas rodovias suecas, disse a parceira da montadora, a Veoneer, nesta segunda-feira, 28. 

A Veoneer disse que o software Zenuity para condução autônoma de nível 4 – o segundo maior nível – seria testado em um carro da Volvo a uma velocidade máxima de 80 quilômetros por hora. O carro terá um motorista treinado a bordo, mas que não colocará as mãos no volante.

Rivais. Empresas norte-americanas estão liderando a tecnologia de carros autônomos, com a Waymo ganhando em 2018 a primeira aprovação para testar carros sem motoristas de segurança em estradas públicas da Califórnia.

A General Motors disse que está pronta para implantar um carro autônomo sem controles manuais, enquanto as alemãs BMW e Audi também conseguiram licenças para testar seus veículos.

A obtenção de permissões ficou mais difícil após um acidente fatal envolvendo um veículo da Volvo usado pelo Uber, que no mês passado retomou testes limitados em vias públicas.

A Zenuity já fez alguns testes na Suécia, após a Volvo obter permissão no ano passado para testar carros com características de autônomos, mas com exigência de que os motoristas mantenham pelo menos uma mão no volante e que os carros não excedam 60 quilômetros por hora.

A Zenuity, formada pela Volvo e Veoneer em 2017, deveter seus primeiros produtos de assistência ao motorista disponíveis para venda em 2019, com tecnologias de condução autônoma seguindo logo depois disso. A Volvo será um cliente.

A montadora, controlada pela chinesa Geely, tem seus próprios objetivos de entregar carros autônomos depois de 2021 e obter um terço das suas vendas a partir de carros autônomos até 2025.

No ano passado, a montadora formou uma parceria com a chinesa Baidu para usar um software de condução autônoma da também chinesa Apollo em um carro de nível 4.

Carro autônomo da Volvo poderá rodar pelas estradas por até 80 km/h Foto: Reuters/Emma Thomasson

Uma joint venture liderada pela Volvo obteve aval para começar a testar um software para carros autônomos nas rodovias suecas, disse a parceira da montadora, a Veoneer, nesta segunda-feira, 28. 

A Veoneer disse que o software Zenuity para condução autônoma de nível 4 – o segundo maior nível – seria testado em um carro da Volvo a uma velocidade máxima de 80 quilômetros por hora. O carro terá um motorista treinado a bordo, mas que não colocará as mãos no volante.

Rivais. Empresas norte-americanas estão liderando a tecnologia de carros autônomos, com a Waymo ganhando em 2018 a primeira aprovação para testar carros sem motoristas de segurança em estradas públicas da Califórnia.

A General Motors disse que está pronta para implantar um carro autônomo sem controles manuais, enquanto as alemãs BMW e Audi também conseguiram licenças para testar seus veículos.

A obtenção de permissões ficou mais difícil após um acidente fatal envolvendo um veículo da Volvo usado pelo Uber, que no mês passado retomou testes limitados em vias públicas.

A Zenuity já fez alguns testes na Suécia, após a Volvo obter permissão no ano passado para testar carros com características de autônomos, mas com exigência de que os motoristas mantenham pelo menos uma mão no volante e que os carros não excedam 60 quilômetros por hora.

A Zenuity, formada pela Volvo e Veoneer em 2017, deveter seus primeiros produtos de assistência ao motorista disponíveis para venda em 2019, com tecnologias de condução autônoma seguindo logo depois disso. A Volvo será um cliente.

A montadora, controlada pela chinesa Geely, tem seus próprios objetivos de entregar carros autônomos depois de 2021 e obter um terço das suas vendas a partir de carros autônomos até 2025.

No ano passado, a montadora formou uma parceria com a chinesa Baidu para usar um software de condução autônoma da também chinesa Apollo em um carro de nível 4.

Carro autônomo da Volvo poderá rodar pelas estradas por até 80 km/h Foto: Reuters/Emma Thomasson

Uma joint venture liderada pela Volvo obteve aval para começar a testar um software para carros autônomos nas rodovias suecas, disse a parceira da montadora, a Veoneer, nesta segunda-feira, 28. 

A Veoneer disse que o software Zenuity para condução autônoma de nível 4 – o segundo maior nível – seria testado em um carro da Volvo a uma velocidade máxima de 80 quilômetros por hora. O carro terá um motorista treinado a bordo, mas que não colocará as mãos no volante.

Rivais. Empresas norte-americanas estão liderando a tecnologia de carros autônomos, com a Waymo ganhando em 2018 a primeira aprovação para testar carros sem motoristas de segurança em estradas públicas da Califórnia.

A General Motors disse que está pronta para implantar um carro autônomo sem controles manuais, enquanto as alemãs BMW e Audi também conseguiram licenças para testar seus veículos.

A obtenção de permissões ficou mais difícil após um acidente fatal envolvendo um veículo da Volvo usado pelo Uber, que no mês passado retomou testes limitados em vias públicas.

A Zenuity já fez alguns testes na Suécia, após a Volvo obter permissão no ano passado para testar carros com características de autônomos, mas com exigência de que os motoristas mantenham pelo menos uma mão no volante e que os carros não excedam 60 quilômetros por hora.

A Zenuity, formada pela Volvo e Veoneer em 2017, deveter seus primeiros produtos de assistência ao motorista disponíveis para venda em 2019, com tecnologias de condução autônoma seguindo logo depois disso. A Volvo será um cliente.

A montadora, controlada pela chinesa Geely, tem seus próprios objetivos de entregar carros autônomos depois de 2021 e obter um terço das suas vendas a partir de carros autônomos até 2025.

No ano passado, a montadora formou uma parceria com a chinesa Baidu para usar um software de condução autônoma da também chinesa Apollo em um carro de nível 4.

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