O Google está testando a integração entre seu navegador Chrome e sua inteligência artificial Gemini, rival do ChatGPT. Com o novo recurso, a barra de endereço e busca do navegador passa a permitir consultas à IA, bastando digitar o comando “@gemini” antes de cada solicitação.
A atualização dispensaria a visita ao site gemini.google.com para usar o chatbot. No entanto, ainda é preciso se logar ao menos uma vez na ferramenta para que as consultas sejam realizadas diretamente da barra de endereço.
No momento, o recurso foi notado por especialistas na na versão 125 do Chrome Canary, voltada para testes e desenvolvedores, e ainda não tem previsão para ser lançado na versão estável do navegador. Contudo, em teste realizado pelo Estadão, foi possível ativar o Gemini no Chrome estável em sua versão 123.
Como usar o Gemini no Chrome para desktop
A integração do Gemini no Chrome ainda é um recurso experimental que não foi lançado oficialmente pelo Google, portanto é possível se deparar com falhas após sua ativação. Para ativar o Gemini no Chrome para desktop, basta seguir os seguintes passos:
- No Chrome, digite chrome://flags/ na barra de endereço.
- No campo de busca, digite “Expansion pack for the Site search starter pack” e, no menu suspenso à direita, marque a opção como “enabled”;
- Reinicie o navegador
- Digite @gemini no campo de endereço para iniciar uma consulta diretamente no Gemini.
Leia Também:
A integração do Chrome ao Gemini é uma resposta do Google à Microsoft, que lançou em 2023 o Copilot, IA generativa incorporada a seu navegador Edge e ao Windows 11. O Opera, outro navegador popular, também já possui uma IA integrada.
Diversos navegadores alternativos também estão lançando IAs generativas para complementar a experiências dos usuários.
O Google está reunindo esforços para compensar o lançamento desastroso de sua IA. Recentemente, a companhia anunciou uma integração do Gemini com seus serviços e ferramentas, incluindo o Gmail, Google Drive e Workspace.