A inteligência artificial da Meta, batizada de Meta AI, vai receber suporte para o português brasileiro a partir de julho, depois de lançamento em língua inglesa nos Estados Unidos e outros países em abril.
O anúncio foi feito nesta quinta-feira, 6, no palco do Conversations, evento global da Meta (dona do WhatsApp, do Facebook e do Instagram) que acontece pela primeira vez em São Paulo e que contou com a participação em vídeo do presidente executivo Mark Zuckerberg.
No início, a funcionalidade deve ser disponibilizada somente para empresas no WhatsApp, que poderão criar agentes de IA para conversar com clientes. Posteriormente, deve ser ampliada para todos os usuários do WhatsApp e chegar também ao Instagram, Facebook e Messenger no Brasil.
Por aqui, a ferramenta de IA para negócios poderá ser utilizada para a criação de anúncios e também vai estar disponível no Instagram e no Facebook em breve.
“Estamos treinando a IA para responder às perguntas mais populares que as empresas recebem no WhatsApp, para que possam ajudar rapidamente os clientes a encontrar as respostas que desejam”, afirmou a empresa em um comunicado.
A Meta AI utiliza inteligência artificial (IA) generativa, o que permite que seja capaz de entender comandos, criar textos e gerar imagens – similar ao ChatGPT. O modelo de linguagem ampla (LLM) da Meta é o Llama 3, de código aberto.
A Meta AI foi primeiramente anunciada por Zuckerberg em 2023 e chegou para usuários nos Estados Unidos em abril deste ano.
IA para entregar mensagens direcionadas
Um dos recursos com IA direcionados a pequenos negócios no WhatsApp vai procurar contatos de clientes mais propensos a gostarem de produtos e ofertas em vez de entregar a mesma mensagem para todos os perfis. É algo que pode preocupar especialistas em privacidade, considerando que a Meta repetidamente diz que o WhatsApp não permite rastrear usuários.
Para tornar isso possível, a Meta adotou uma solução que contorna seu próprio mensageiro. Os negócios no app vão fornecer sua base de telefones de usuários para a Meta, que vai cruzar as informações com a sua base de dados - se o cliente da empresa já forneceu seu número de telefone para a Meta, poderá ser identificado para comunicações comerciais no WhatsApp. Após o cruzamento das informações fora do WhatsApp, a IA da Meta vai identificar os clientes mais propensos, que serão indicados para a empresa.
A IA generativa da empresa vai também poder criar anúncios para empresas dentro do aplicativo.
Concorrência
A nova IA da Meta em português, disponível no WhatsApp, também pode ter começado a sua jornada no Brasil com o impacto em concorrentes diretas, como o chatbot LuzIA.
No mensageiro desde 2023, a LuzIA era uma IA capaz de gerar textos, imagens, traduzir e transcrever áudios, funcionando quase como uma assistente no celular. O recurso, porém, não está mais disponível no WhatsApp devido ao custo elevado para se manter no mensageiro, afirmou a empresa dona do chatbot, de mesmo nome.
Depois que foi lançada no WhatsApp no Brasil, em julho de 2023, a ferramenta fez sucesso por agrupar diversos sistemas populares no mercado, com o ChatGPT e Stable Difusion. Para utilizar a API do WhatsApp, a Meta cobra por cada conversa iniciada pelo usuário em um período de 24 horas. Os preços variam de acordo com a localidade e a atividade do usuário dentro do chatbot.
Agora, o usuário que tentar falar com LuzIA no WhatsApp é redirecionado para o app da IA, que ainda funciona no País.
Outros produtos
Além da Meta AI, a empresa de Zuckerberg anunciou, ainda, outras novidades para o WhatsApp. Em breve, usuários da versão para negócios do app poderão utilizar o pagamento por Pix dentro do próprio mensageiro.
O recurso vai funcionar no formato “copia e cola”, já conhecido pelos brasileiros que usam o modelo instantâneo. Ao concluir o pedido, a plataforma do WhatsApp vai enviar um código único para que o cliente leve o código até o aplicativo de banco ou instituição financeira, que vai processar o pagamento instantaneamente. Não haverá nenhum custo adicional para a operação.
Outro recurso é o Meta Verified, serviço de assinatura de verificação de contas que já existe em outras plataformas da Meta, como Instagram e Facebook. O serviço adiciona um selo azul ao lado da conta do WhatsApp Business de uma empresa, indicando que o perfil foi autenticado pela empresa e que se trata de um negócio real.
Para obter a marca é preciso pagar por planos de assinatura a partir de R$ 55, mas quem já possui contas com o selinho verde vai receber um upgrade gratuito nas próximas semanas./COLABOROU BRUNO ROMANI