Jeff Bezos quer chegar à Lua antes de Elon Musk; entenda a disputa entre Blue Origin e SpaceX


SpaceX parece ter vantagem com testes da Starship, mas Blue Origin planeja lançar módulo lunar menor antes

Por Kenneth Chang

Qual empresa espacial bilionária chegará primeiro à lua? A SpaceX de Elon Musk ou a Blue Origin de Jeff Bezos?

À primeira vista, a SpaceX parece ter uma grande vantagem. Ela lançou o terceiro voo de teste do Starship, que está programado para levar os astronautas da NASA à superfície da lua em setembro de 2026. Em contrapartida, a Blue Origin ainda não colocou nada em órbita, e seu contrato com a NASA para um módulo de pouso lunar para astronautas é para uma missão que será lançada em 2030.

Mas a Blue Origin ainda pode chegar lá primeiro. A SpaceX enfrenta grandes desafios com o Starship, que tem 120 metros de altura, enquanto a Blue Origin planeja enviar um módulo de pouso de carga menor para a Lua.

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Jeff Bezos, o fundador da Amazon e da Blue Origin, anunciou seus planos de construir uma fábrica de foguetes e um local de lançamento na Estação da Força Aérea de Cabo Canaveral em 2015  Foto: Joshua Roberts/Reuters

“Esperamos que esse módulo de pouso pouse na Lua entre 12 e 16 meses a partir de hoje”, disse John Couluris, vice-presidente sênior de permanência lunar da Blue Origin, durante uma entrevista no programa “60 Minutes” da CBS News neste mês.

O primeiro lançamento da versão Mark 1 do módulo de aterrissagem Blue Moon é o que a Blue Origin chama de “pathfinder” (desbravador) para testar tecnologias como o motor BE-7, os computadores de voo e os sistemas de energia - os mesmos sistemas que serão usados no módulo de aterrissagem Mark 2, muito maior, que levará os astronautas à superfície da Lua.

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O módulo de aterrissagem Mark 1 pode transportar até três toneladas de carga para a superfície lunar, mas será pequeno o suficiente para caber em um dos foguetes New Glenn da Blue Origin. O New Glenn ainda não voou, mas a empresa diz que sua primeira viagem ocorrerá ainda este ano.

Depois que o Blue Moon Mark 1 for lançado em uma órbita a cerca de 200 km acima da superfície da Terra, o motor BE-7 do módulo de pouso o impulsionará em direção à Lua, desacelerando-o para entrar em órbita ao redor da Lua e, em seguida, guiando-o para o pouso na superfície.

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O tamanho menor significa que o módulo de pouso Mark 1, ao contrário do Starship, não precisará ser reabastecido antes de deixar a órbita da Terra. A demonstração dessa tecnologia de reabastecimento em órbita será um teste fundamental para validar o projeto do Starship. O reabastecimento também será necessário para o módulo de pouso Blue Moon Mark 2.

Musk e Bezos já foram derrotados por outro bilionário, Kam Ghaffarian, um dos fundadores da Intuitive Machines, que colocou um pequeno módulo robótico de pouso chamado Odysseus próximo ao polo sul lunar em fevereiro. Essa foi a primeira espaçonave privada a chegar inteira e com sucesso à superfície da Lua (embora sua jornada tenha tido alguns percalços).

Este conteúdo foi traduzido com o auxílio de ferramentas de Inteligência Artificial e revisado por nossa equipe editorial. Saiba mais em nossa Política de IA.

Qual empresa espacial bilionária chegará primeiro à lua? A SpaceX de Elon Musk ou a Blue Origin de Jeff Bezos?

À primeira vista, a SpaceX parece ter uma grande vantagem. Ela lançou o terceiro voo de teste do Starship, que está programado para levar os astronautas da NASA à superfície da lua em setembro de 2026. Em contrapartida, a Blue Origin ainda não colocou nada em órbita, e seu contrato com a NASA para um módulo de pouso lunar para astronautas é para uma missão que será lançada em 2030.

Mas a Blue Origin ainda pode chegar lá primeiro. A SpaceX enfrenta grandes desafios com o Starship, que tem 120 metros de altura, enquanto a Blue Origin planeja enviar um módulo de pouso de carga menor para a Lua.

Jeff Bezos, o fundador da Amazon e da Blue Origin, anunciou seus planos de construir uma fábrica de foguetes e um local de lançamento na Estação da Força Aérea de Cabo Canaveral em 2015  Foto: Joshua Roberts/Reuters

“Esperamos que esse módulo de pouso pouse na Lua entre 12 e 16 meses a partir de hoje”, disse John Couluris, vice-presidente sênior de permanência lunar da Blue Origin, durante uma entrevista no programa “60 Minutes” da CBS News neste mês.

O primeiro lançamento da versão Mark 1 do módulo de aterrissagem Blue Moon é o que a Blue Origin chama de “pathfinder” (desbravador) para testar tecnologias como o motor BE-7, os computadores de voo e os sistemas de energia - os mesmos sistemas que serão usados no módulo de aterrissagem Mark 2, muito maior, que levará os astronautas à superfície da Lua.

O módulo de aterrissagem Mark 1 pode transportar até três toneladas de carga para a superfície lunar, mas será pequeno o suficiente para caber em um dos foguetes New Glenn da Blue Origin. O New Glenn ainda não voou, mas a empresa diz que sua primeira viagem ocorrerá ainda este ano.

Depois que o Blue Moon Mark 1 for lançado em uma órbita a cerca de 200 km acima da superfície da Terra, o motor BE-7 do módulo de pouso o impulsionará em direção à Lua, desacelerando-o para entrar em órbita ao redor da Lua e, em seguida, guiando-o para o pouso na superfície.

O tamanho menor significa que o módulo de pouso Mark 1, ao contrário do Starship, não precisará ser reabastecido antes de deixar a órbita da Terra. A demonstração dessa tecnologia de reabastecimento em órbita será um teste fundamental para validar o projeto do Starship. O reabastecimento também será necessário para o módulo de pouso Blue Moon Mark 2.

Musk e Bezos já foram derrotados por outro bilionário, Kam Ghaffarian, um dos fundadores da Intuitive Machines, que colocou um pequeno módulo robótico de pouso chamado Odysseus próximo ao polo sul lunar em fevereiro. Essa foi a primeira espaçonave privada a chegar inteira e com sucesso à superfície da Lua (embora sua jornada tenha tido alguns percalços).

Este conteúdo foi traduzido com o auxílio de ferramentas de Inteligência Artificial e revisado por nossa equipe editorial. Saiba mais em nossa Política de IA.

Qual empresa espacial bilionária chegará primeiro à lua? A SpaceX de Elon Musk ou a Blue Origin de Jeff Bezos?

À primeira vista, a SpaceX parece ter uma grande vantagem. Ela lançou o terceiro voo de teste do Starship, que está programado para levar os astronautas da NASA à superfície da lua em setembro de 2026. Em contrapartida, a Blue Origin ainda não colocou nada em órbita, e seu contrato com a NASA para um módulo de pouso lunar para astronautas é para uma missão que será lançada em 2030.

Mas a Blue Origin ainda pode chegar lá primeiro. A SpaceX enfrenta grandes desafios com o Starship, que tem 120 metros de altura, enquanto a Blue Origin planeja enviar um módulo de pouso de carga menor para a Lua.

Jeff Bezos, o fundador da Amazon e da Blue Origin, anunciou seus planos de construir uma fábrica de foguetes e um local de lançamento na Estação da Força Aérea de Cabo Canaveral em 2015  Foto: Joshua Roberts/Reuters

“Esperamos que esse módulo de pouso pouse na Lua entre 12 e 16 meses a partir de hoje”, disse John Couluris, vice-presidente sênior de permanência lunar da Blue Origin, durante uma entrevista no programa “60 Minutes” da CBS News neste mês.

O primeiro lançamento da versão Mark 1 do módulo de aterrissagem Blue Moon é o que a Blue Origin chama de “pathfinder” (desbravador) para testar tecnologias como o motor BE-7, os computadores de voo e os sistemas de energia - os mesmos sistemas que serão usados no módulo de aterrissagem Mark 2, muito maior, que levará os astronautas à superfície da Lua.

O módulo de aterrissagem Mark 1 pode transportar até três toneladas de carga para a superfície lunar, mas será pequeno o suficiente para caber em um dos foguetes New Glenn da Blue Origin. O New Glenn ainda não voou, mas a empresa diz que sua primeira viagem ocorrerá ainda este ano.

Depois que o Blue Moon Mark 1 for lançado em uma órbita a cerca de 200 km acima da superfície da Terra, o motor BE-7 do módulo de pouso o impulsionará em direção à Lua, desacelerando-o para entrar em órbita ao redor da Lua e, em seguida, guiando-o para o pouso na superfície.

O tamanho menor significa que o módulo de pouso Mark 1, ao contrário do Starship, não precisará ser reabastecido antes de deixar a órbita da Terra. A demonstração dessa tecnologia de reabastecimento em órbita será um teste fundamental para validar o projeto do Starship. O reabastecimento também será necessário para o módulo de pouso Blue Moon Mark 2.

Musk e Bezos já foram derrotados por outro bilionário, Kam Ghaffarian, um dos fundadores da Intuitive Machines, que colocou um pequeno módulo robótico de pouso chamado Odysseus próximo ao polo sul lunar em fevereiro. Essa foi a primeira espaçonave privada a chegar inteira e com sucesso à superfície da Lua (embora sua jornada tenha tido alguns percalços).

Este conteúdo foi traduzido com o auxílio de ferramentas de Inteligência Artificial e revisado por nossa equipe editorial. Saiba mais em nossa Política de IA.

Qual empresa espacial bilionária chegará primeiro à lua? A SpaceX de Elon Musk ou a Blue Origin de Jeff Bezos?

À primeira vista, a SpaceX parece ter uma grande vantagem. Ela lançou o terceiro voo de teste do Starship, que está programado para levar os astronautas da NASA à superfície da lua em setembro de 2026. Em contrapartida, a Blue Origin ainda não colocou nada em órbita, e seu contrato com a NASA para um módulo de pouso lunar para astronautas é para uma missão que será lançada em 2030.

Mas a Blue Origin ainda pode chegar lá primeiro. A SpaceX enfrenta grandes desafios com o Starship, que tem 120 metros de altura, enquanto a Blue Origin planeja enviar um módulo de pouso de carga menor para a Lua.

Jeff Bezos, o fundador da Amazon e da Blue Origin, anunciou seus planos de construir uma fábrica de foguetes e um local de lançamento na Estação da Força Aérea de Cabo Canaveral em 2015  Foto: Joshua Roberts/Reuters

“Esperamos que esse módulo de pouso pouse na Lua entre 12 e 16 meses a partir de hoje”, disse John Couluris, vice-presidente sênior de permanência lunar da Blue Origin, durante uma entrevista no programa “60 Minutes” da CBS News neste mês.

O primeiro lançamento da versão Mark 1 do módulo de aterrissagem Blue Moon é o que a Blue Origin chama de “pathfinder” (desbravador) para testar tecnologias como o motor BE-7, os computadores de voo e os sistemas de energia - os mesmos sistemas que serão usados no módulo de aterrissagem Mark 2, muito maior, que levará os astronautas à superfície da Lua.

O módulo de aterrissagem Mark 1 pode transportar até três toneladas de carga para a superfície lunar, mas será pequeno o suficiente para caber em um dos foguetes New Glenn da Blue Origin. O New Glenn ainda não voou, mas a empresa diz que sua primeira viagem ocorrerá ainda este ano.

Depois que o Blue Moon Mark 1 for lançado em uma órbita a cerca de 200 km acima da superfície da Terra, o motor BE-7 do módulo de pouso o impulsionará em direção à Lua, desacelerando-o para entrar em órbita ao redor da Lua e, em seguida, guiando-o para o pouso na superfície.

O tamanho menor significa que o módulo de pouso Mark 1, ao contrário do Starship, não precisará ser reabastecido antes de deixar a órbita da Terra. A demonstração dessa tecnologia de reabastecimento em órbita será um teste fundamental para validar o projeto do Starship. O reabastecimento também será necessário para o módulo de pouso Blue Moon Mark 2.

Musk e Bezos já foram derrotados por outro bilionário, Kam Ghaffarian, um dos fundadores da Intuitive Machines, que colocou um pequeno módulo robótico de pouso chamado Odysseus próximo ao polo sul lunar em fevereiro. Essa foi a primeira espaçonave privada a chegar inteira e com sucesso à superfície da Lua (embora sua jornada tenha tido alguns percalços).

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