A Snap lançou um redesenho de seu aplicativo Snapchat nesta quarta-feira, 29. Voltado a deixar o aplicativo mais fácil de usar para novos usuários e simplificar a navegação, o novo design foca em separar posts do círculo social de um usuário das publicações enviadas por editoras e criadores de conteúdo.
O presidente executivo da Snap, Evan Spiegel, anunciou mais cedo este mês que o Snapchat seria redesenhado, após o que ele disse terem sido anos de queixas de que o aplicativo era difícil de entender ou usar. Além disso, a empresa tem amargado um ritmo de crescimento lento, abaixo da expectativa de Wall Street, o que fez as ações da Snap chegarem ao nível mais baixo desde sua abertura de capital no início deste mês.
Conhecido por suas mensagens que desaparecem segundos após serem vistas, o Snapchat é extremamente popular entre os jovens, mas enfrenta forte concorrência do Facebook e do Instagram, seu aplicativo de compartilhamento de fotos. Hoje, o Instagram Stories, função efêmera da rede social de fotos, tem 300 milhões de usuários diários, contra 178 milhões do Snapchat.
A Snap disse que o redesenho do aplicativo permitirá que os usuários vejam conversas e histórias de seu círculo social ao deslizar para a esquerda, a partir da home, enquanto deslizar para a direita mostrará posts de produtores de conteúdo e veículos.
Spiegel disse que a Snap criará mais ferramentas para permitir que usuários compartilhem o conteúdo para além de seus amigos, o tipo de transmissão pública comum no Instagram e no Twitter.