Na terça-feira 5, o SoundCloud anunciou a compra de uma inteligência artificial (IA) que vai ajudar a empresa a descobrir quais canções vão ser os grandes sucessos da música no futuro. A IA será anexada à biblioteca de músicas para fazer da plataforma um radar de hits.
A tecnologia é produzida pela companhia de música Musiio, fundada em 2018 em Cingapura e eleita uma das companhias mais inovadoras de 2022, segundo lista da Fast Company. A IA da empresa “ouve” mais músicas do que um humano, encontrando padrões para prever sucesso nas paradas em centenas de milhares de títulos publicados em plataformas.
“A aquisição da Mussio acelera nossa estratégia para entendermos em que direção a música está indo, algo que é essencial para nosso sucesso”, disse o presidente do SoundCloud, Eliah Seton, em comunicado.
A plataforma musical é conhecida por ser o berço de muitos artistas independentes, como 21 Savage e o grupo Migos, que lançam faixas para tentar levantar dinheiro e produzir seus próprios álbuns — ou até mesmo serem descobertos por gravadoras e começar sua carreira profissional.
Os valores da compra da Mussio não foram divulgados. De acordo com informações de 2021, a startup era avaliada em pouco mais de US$ 10 milhões.