A Tesla deve revelar um novo veículo totalmente autônomo nesta quinta-feira, 10, projetado para fornecer um serviço de robô-táxi - sem necessidade de motorista humano. No entanto, a apresentação ocorre depois de uma década de previsões erradas do CEO Elon Musk de que um Tesla sem motorista estaria prestes a ser lançado.
O evento nos estúdios da Warner Bros. em Burbank, Califórnia, é fundamental para a empresa, que enfrenta uma concorrência cada vez maior de fabricantes de automóveis estabelecidos e de fabricantes chineses. Musk apostou o futuro da Tesla na tecnologia de condução autônoma, dizendo em uma chamada com investidores que “o valor da Tesla, predominantemente, é a autonomia”.
Musk tem um histórico de façanhas tecnológicas, incluindo foguetes reutilizáveis e serviço de internet rápida a partir do espaço. Mas o histórico de promessas exageradas do CEO sobre a direção autônoma faz com que muitos clientes, analistas e investidores fiquem céticos quanto à possibilidade de uma frota de robôs-taxi da Tesla inundar as estradas em breve.
Veja a seguir as afirmações anteriores de Musk sobre o progresso da Tesla na direção autônoma - e como sua visão ousada ainda não se concretizou. Musk e a Tesla não responderam aos pedidos de comentários.
Elon Musk
A promessa
Musk disse à revista Fortune em dezembro de 2015 que a Tesla estava a apenas dois anos de alcançar a autonomia total, embora ele tenha dito que poderia levar mais tempo para que os reguladores a aprovassem.
A realidade
Quase nove anos depois, os veículos da Tesla nas ruas ainda dependem de seus motoristas humanos. A empresa tem recursos de assistência ao motorista com uma marca ambiciosa, chamada Autopilot e Full Self-Driving (FSD), mas a Tesla diz que a pessoa ao volante deve estar sempre totalmente alerta e pronta para assumir o controle.
As declarações de Musk sobre a condução autônoma e a comercialização do Autopilot e do FSD pela empresa atraíram várias investigações sobre se ele e a Tesla exageraram os recursos da tecnologia, inclusive do Departamento de Justiça dos EUA e da Comissão de Valores Mobiliários. No ano passado, a Administração Nacional de Segurança de Tráfego Rodoviário ordenou o maior recall da Tesla depois que uma investigação descobriu que os controles da função de direção do Autopilot “podem não ser suficientes para evitar o uso indevido pelo motorista” em determinadas circunstâncias.
Em um documento regulatório de janeiro, a Tesla disse que recebe “regularmente” solicitações de reguladores e autoridades governamentais, incluindo o Departamento de Justiça e a SEC. A empresa disse que está cooperando com as solicitações e “até onde sabemos, nenhuma agência governamental em qualquer investigação em andamento concluiu que ocorreu qualquer irregularidade”.
Elon Musk
A promessa
Musk afirmou, em junho de 2016, em uma conferência organizada pela Recode, que os veículos da Tesla poderiam dirigir sozinhos com mais segurança do que uma pessoa, enquanto discutia o futuro da direção em rodovias.
A realidade
Oito anos depois, os órgãos reguladores ainda não aprovaram os veículos de consumo da Tesla para a condução totalmente autônoma e vários processos judiciais contestaram as alegações de autonomia da empresa. Uma ação coletiva em 2017 afirmou que o Autopilot era “essencialmente inutilizável e comprovadamente perigoso”. Em 2018, a Tesla resolveu o caso em US$ 5 milhões.
A empresa também resolveu um caso apresentado em um acidente de 2018 dias antes do início do julgamento no início deste ano, por uma quantia não revelada.
Elon Musk
A promessa
Musk tuítou em outubro de 2016, no mesmo dia em que a Tesla divulgou um vídeo mostrando um de seus veículos navegando em estradas próximas à sua então sede, com a mensagem: “A pessoa no banco do motorista está lá apenas por motivos legais. Ela não está fazendo nada. O carro está dirigindo sozinho”.
A realidade
A empresa disse em um documento judicial referente a um acidente em 2018 que o vídeo era uma demonstração “aspiracional” do que o carro poderia fazer um dia - e não uma documentação do que ele era capaz atualmente.
O vídeo foi citado em várias ações judiciais por homicídio culposo que alegam que a Tesla enganou os clientes sobre as capacidades de seus carros. Em um caso, um engenheiro da Tesla testemunhou que uma equipe mapeou antecipadamente a rota que o carro faria no vídeo.
Elon Musk
A promessa
Musk disse em abril de 2019, durante um dia de investidor da empresa, que a empresa teria uma frota de robô-táxis na estrada em breve.
A realidade
Cinco anos depois, a Tesla ainda não lançou um serviço de táxi autônomo ou sequer mostrou publicamente um veículo robô-taxi. A empresa está atrás de rivais como a Waymo, de propriedade da Alphabet, que está operando um serviço de carona sem motorista usando SUVs elétricos modificados nas principais cidades, incluindo São Francisco, Los Angeles e Phoenix.
Espera-se que o robô-táxi da Tesla não tenha os recursos normais de um carro, como volante e pedal do acelerador. Isso exigiria que a empresa obtivesse uma isenção da NHTSA. Em 4 de outubro, a empresa ainda não havia solicitado uma licença, de acordo com a agência.
Elon Musk
A promessa
Musk tuítou em maio de 2020 que a Tesla aumentaria o preço de sua atualização Full Self-Driving à medida que se aproximasse da aprovação regulatória para a condução autônoma e, eventualmente, o software valeria potencialmente mais de US$ 100 mil.
A realidade
A postagem de Musk fazia parte de um tópico no qual ele incentivava as pessoas a comprar um Tesla online porque os preços do FSD, sua tecnologia mais avançada de assistência ao motorista, logo subiriam, custando cerca de US$ 7.000. O custo do FSD aumentou brevemente, chegando a US$ 15.000 em 2022, mas caiu desde então e agora custa normalmente US$ 99 por mês ou US$ 8.000 - muito menos do que US$ 100.000.
O recurso ainda exige total responsabilidade do motorista em todos os momentos.
Elon Musk
A promessa
Musk disse em uma postagem de abril de 2024 no X que revelaria um robô-táxi da Tesla no início de agosto.
A realidade
Musk anunciou essa data logo após a Reuters informar que a Tesla havia cancelado a produção de um veículo significativamente mais barato. Musk disse alguns meses depois que o evento do robô-táxi foi adiado, confirmando uma reportagem anterior da Bloomberg News. As ações da Tesla caíram cerca de 8% após a divulgação do atraso, e a empresa posteriormente remarcou o evento.
“A empresa sempre esteve atrasada em relação ao plano de obter um veículo totalmente autônomo”, disse Steve Westly, ex-membro do conselho da Tesla e fundador e sócio-gerente do fundo de risco Westly Group. Ele disse que ficaria “surpreso” se no evento de quinta-feira a empresa exibisse algo mais do que uma “demonstração elegante”.
Elon Musk
A promessa
Musk disse em uma chamada de resultados de julho de 2024 que a aprovação regulatória para o robô-táxi da Tesla não era uma preocupação para ele porque os reguladores seriam “moralmente obrigados” a aprovar o veículo se ele provasse ser mais seguro do que um motorista humano. De acordo com a NHTSA, no entanto, todas as empresas que pretendem operar e vender um “veículo não compatível” - como o tipo que Musk deve propor sem volante ou pedal - “devem solicitar e receber uma isenção da NHTSA antes de operar em vias públicas”.
A realidade
Até o momento, a NHTSA concedeu apenas uma isenção geral para um veículo totalmente autônomo à Nuro, um robô de entrega de baixa velocidade. A empresa levou mais de um ano para recebê-la. As aprovações regulatórias necessárias para implantar um robô-táxi são muito rigorosas e podem ser um grande obstáculo para Musk alcançar sua visão.
O bilionário também tem um histórico de ultrapassar os limites que impediram outras empresas de avançar. A Tesla pode estar prestes a desencadear uma grande mudança no setor de transportes. Mas se os acionistas ficarem desapontados - mais uma vez - as dúvidas sobre o futuro da empresa poderão aumentar.
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