Tesla quer forçar pagamento de bônus que fez Musk ser o homem mais rico do mundo


Acordo de US$ 56 bilhões feito em 2018 foi rejeitado pela justiça americana no início deste ano

Por Tom Krisher e Michelle Chapman

A Tesla pedirá aos acionistas que restabeleçam o pacote de compensação de US$ 56 bilhões para o CEO Elon Musk, que foi rejeitado por uma juíza em Delaware este ano, além de voltar para que a sede corporativa da fabricante de carros elétricos se mude, oficialmente, para o Texas.

Em um documento apresentado aos órgãos reguladores federais nesta quarta-feira, 17, a empresa disse que pediria aos acionistas que votassem em ambas as questões durante sua reunião anual em 13 de junho.

Em janeiro, a chanceler Kathaleen St. Jude McCormick determinou que Musk não tem direito a um pacote de compensação histórico concedido pelo conselho de administração da Tesla, que tem um valor potencial de cerca de US$ 55,8 bilhões ao longo de 10 anos a partir de 2018.

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Após a decisão da juíza McCormick, Musk disse que tentaria transferir a sede corporativa da Tesla para o Texas Foto: Tingshu Wang/REUTERS

Há cinco anos, uma ação judicial movida por acionistas da Tesla alegou que o pacote de remuneração deveria ser anulado porque foi ditado por Musk e foi produto de negociações fraudulentas com diretores que não eram independentes dele.

Um mês após a decisão da juíza, Musk disse que tentaria transferir a sede corporativa da Tesla para o Texas, para onde ele já havia transferido a sede da empresa.

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Quase imediatamente após a decisão da juíza, Musk fez exatamente isso com a Neuralink, sua empresa privada de implantes cerebrais, mudando sua sede corporativa de Delaware para Nevada.

Em uma carta aos acionistas esta semana, a presidente da empresa Robyn Denholm disse que Musk conseguiu atingir o crescimento que buscava na montadora, com a Tesla atingindo todas as metas operacionais e de valor das ações em um pacote de remuneração do CEO de 2018 que foi aprovado pelos acionistas.

“Como o Tribunal de Delaware seguiu sua decisão, Elon não foi pago por nenhum de seus trabalhos para a Tesla nos últimos seis anos, que ajudaram a gerar crescimento significativo e valor para os acionistas”, escreveu Denholm. “Isso nos parece - e aos muitos acionistas de quem já ouvimos falar - fundamentalmente injusto e inconsistente com a vontade dos acionistas que votaram a favor.”

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A Tesla registrou um recorde de entregas de mais de 1,8 milhão de veículos elétricos em todo o mundo em 2023, de acordo com um documento regulatório. Mas o valor de suas ações sofreu uma rápida erosão este ano, à medida que as vendas de veículos elétricos diminuíram.

O crescimento futuro é duvidoso e pode ser um desafio fazer com que os acionistas apoiem um pacote de remuneração elevado em um ambiente em que a concorrência aumentou em todo o mundo e a demanda por vendas de veículos elétricos está diminuindo. Os acionistas também serão solicitados a emitir um voto consultivo não vinculativo sobre a remuneração futura dos executivos.

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As ações da Tesla perderam mais de um terço de seu valor este ano, pois os cortes maciços de preços não conseguiram atrair mais compradores. A empresa informou que entregou 386.810 veículos de janeiro a março, quase 9% a menos do que vendeu no mesmo período do ano passado.

Ainda, nesta semana, a Tesla disse que estava demitindo cerca de 10% de seus funcionários, aproximadamente 14 mil pessoas.

No documento, o conselho da Tesla escreveu que a decisão de buscar a aprovação dos acionistas para o pacote de remuneração de Musk em 2018 foi tomada pelo conselho depois de receber um relatório de um comitê especial de um membro do conselho, Kathleen Wilson-Thompson.

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O conselho escreveu que, se houver qualquer voto significativo contra futuros pacotes de remuneração de executivos, “consideraremos as preocupações de nossos acionistas, e o comitê de remuneração avaliará se quaisquer ações são necessárias para abordar essas preocupações”.

As ações da Tesla caíram mais 8% esta semana e abriram esta quarta-feira em baixa na bolsa americana.

Este conteúdo foi traduzido com o auxílio de ferramentas de Inteligência Artificial e revisado por nossa equipe editorial. Saiba mais em nossa Política de IA.

A Tesla pedirá aos acionistas que restabeleçam o pacote de compensação de US$ 56 bilhões para o CEO Elon Musk, que foi rejeitado por uma juíza em Delaware este ano, além de voltar para que a sede corporativa da fabricante de carros elétricos se mude, oficialmente, para o Texas.

Em um documento apresentado aos órgãos reguladores federais nesta quarta-feira, 17, a empresa disse que pediria aos acionistas que votassem em ambas as questões durante sua reunião anual em 13 de junho.

Em janeiro, a chanceler Kathaleen St. Jude McCormick determinou que Musk não tem direito a um pacote de compensação histórico concedido pelo conselho de administração da Tesla, que tem um valor potencial de cerca de US$ 55,8 bilhões ao longo de 10 anos a partir de 2018.

Após a decisão da juíza McCormick, Musk disse que tentaria transferir a sede corporativa da Tesla para o Texas Foto: Tingshu Wang/REUTERS

Há cinco anos, uma ação judicial movida por acionistas da Tesla alegou que o pacote de remuneração deveria ser anulado porque foi ditado por Musk e foi produto de negociações fraudulentas com diretores que não eram independentes dele.

Um mês após a decisão da juíza, Musk disse que tentaria transferir a sede corporativa da Tesla para o Texas, para onde ele já havia transferido a sede da empresa.

Quase imediatamente após a decisão da juíza, Musk fez exatamente isso com a Neuralink, sua empresa privada de implantes cerebrais, mudando sua sede corporativa de Delaware para Nevada.

Em uma carta aos acionistas esta semana, a presidente da empresa Robyn Denholm disse que Musk conseguiu atingir o crescimento que buscava na montadora, com a Tesla atingindo todas as metas operacionais e de valor das ações em um pacote de remuneração do CEO de 2018 que foi aprovado pelos acionistas.

“Como o Tribunal de Delaware seguiu sua decisão, Elon não foi pago por nenhum de seus trabalhos para a Tesla nos últimos seis anos, que ajudaram a gerar crescimento significativo e valor para os acionistas”, escreveu Denholm. “Isso nos parece - e aos muitos acionistas de quem já ouvimos falar - fundamentalmente injusto e inconsistente com a vontade dos acionistas que votaram a favor.”

A Tesla registrou um recorde de entregas de mais de 1,8 milhão de veículos elétricos em todo o mundo em 2023, de acordo com um documento regulatório. Mas o valor de suas ações sofreu uma rápida erosão este ano, à medida que as vendas de veículos elétricos diminuíram.

O crescimento futuro é duvidoso e pode ser um desafio fazer com que os acionistas apoiem um pacote de remuneração elevado em um ambiente em que a concorrência aumentou em todo o mundo e a demanda por vendas de veículos elétricos está diminuindo. Os acionistas também serão solicitados a emitir um voto consultivo não vinculativo sobre a remuneração futura dos executivos.

As ações da Tesla perderam mais de um terço de seu valor este ano, pois os cortes maciços de preços não conseguiram atrair mais compradores. A empresa informou que entregou 386.810 veículos de janeiro a março, quase 9% a menos do que vendeu no mesmo período do ano passado.

Ainda, nesta semana, a Tesla disse que estava demitindo cerca de 10% de seus funcionários, aproximadamente 14 mil pessoas.

No documento, o conselho da Tesla escreveu que a decisão de buscar a aprovação dos acionistas para o pacote de remuneração de Musk em 2018 foi tomada pelo conselho depois de receber um relatório de um comitê especial de um membro do conselho, Kathleen Wilson-Thompson.

O conselho escreveu que, se houver qualquer voto significativo contra futuros pacotes de remuneração de executivos, “consideraremos as preocupações de nossos acionistas, e o comitê de remuneração avaliará se quaisquer ações são necessárias para abordar essas preocupações”.

As ações da Tesla caíram mais 8% esta semana e abriram esta quarta-feira em baixa na bolsa americana.

Este conteúdo foi traduzido com o auxílio de ferramentas de Inteligência Artificial e revisado por nossa equipe editorial. Saiba mais em nossa Política de IA.

A Tesla pedirá aos acionistas que restabeleçam o pacote de compensação de US$ 56 bilhões para o CEO Elon Musk, que foi rejeitado por uma juíza em Delaware este ano, além de voltar para que a sede corporativa da fabricante de carros elétricos se mude, oficialmente, para o Texas.

Em um documento apresentado aos órgãos reguladores federais nesta quarta-feira, 17, a empresa disse que pediria aos acionistas que votassem em ambas as questões durante sua reunião anual em 13 de junho.

Em janeiro, a chanceler Kathaleen St. Jude McCormick determinou que Musk não tem direito a um pacote de compensação histórico concedido pelo conselho de administração da Tesla, que tem um valor potencial de cerca de US$ 55,8 bilhões ao longo de 10 anos a partir de 2018.

Após a decisão da juíza McCormick, Musk disse que tentaria transferir a sede corporativa da Tesla para o Texas Foto: Tingshu Wang/REUTERS

Há cinco anos, uma ação judicial movida por acionistas da Tesla alegou que o pacote de remuneração deveria ser anulado porque foi ditado por Musk e foi produto de negociações fraudulentas com diretores que não eram independentes dele.

Um mês após a decisão da juíza, Musk disse que tentaria transferir a sede corporativa da Tesla para o Texas, para onde ele já havia transferido a sede da empresa.

Quase imediatamente após a decisão da juíza, Musk fez exatamente isso com a Neuralink, sua empresa privada de implantes cerebrais, mudando sua sede corporativa de Delaware para Nevada.

Em uma carta aos acionistas esta semana, a presidente da empresa Robyn Denholm disse que Musk conseguiu atingir o crescimento que buscava na montadora, com a Tesla atingindo todas as metas operacionais e de valor das ações em um pacote de remuneração do CEO de 2018 que foi aprovado pelos acionistas.

“Como o Tribunal de Delaware seguiu sua decisão, Elon não foi pago por nenhum de seus trabalhos para a Tesla nos últimos seis anos, que ajudaram a gerar crescimento significativo e valor para os acionistas”, escreveu Denholm. “Isso nos parece - e aos muitos acionistas de quem já ouvimos falar - fundamentalmente injusto e inconsistente com a vontade dos acionistas que votaram a favor.”

A Tesla registrou um recorde de entregas de mais de 1,8 milhão de veículos elétricos em todo o mundo em 2023, de acordo com um documento regulatório. Mas o valor de suas ações sofreu uma rápida erosão este ano, à medida que as vendas de veículos elétricos diminuíram.

O crescimento futuro é duvidoso e pode ser um desafio fazer com que os acionistas apoiem um pacote de remuneração elevado em um ambiente em que a concorrência aumentou em todo o mundo e a demanda por vendas de veículos elétricos está diminuindo. Os acionistas também serão solicitados a emitir um voto consultivo não vinculativo sobre a remuneração futura dos executivos.

As ações da Tesla perderam mais de um terço de seu valor este ano, pois os cortes maciços de preços não conseguiram atrair mais compradores. A empresa informou que entregou 386.810 veículos de janeiro a março, quase 9% a menos do que vendeu no mesmo período do ano passado.

Ainda, nesta semana, a Tesla disse que estava demitindo cerca de 10% de seus funcionários, aproximadamente 14 mil pessoas.

No documento, o conselho da Tesla escreveu que a decisão de buscar a aprovação dos acionistas para o pacote de remuneração de Musk em 2018 foi tomada pelo conselho depois de receber um relatório de um comitê especial de um membro do conselho, Kathleen Wilson-Thompson.

O conselho escreveu que, se houver qualquer voto significativo contra futuros pacotes de remuneração de executivos, “consideraremos as preocupações de nossos acionistas, e o comitê de remuneração avaliará se quaisquer ações são necessárias para abordar essas preocupações”.

As ações da Tesla caíram mais 8% esta semana e abriram esta quarta-feira em baixa na bolsa americana.

Este conteúdo foi traduzido com o auxílio de ferramentas de Inteligência Artificial e revisado por nossa equipe editorial. Saiba mais em nossa Política de IA.

A Tesla pedirá aos acionistas que restabeleçam o pacote de compensação de US$ 56 bilhões para o CEO Elon Musk, que foi rejeitado por uma juíza em Delaware este ano, além de voltar para que a sede corporativa da fabricante de carros elétricos se mude, oficialmente, para o Texas.

Em um documento apresentado aos órgãos reguladores federais nesta quarta-feira, 17, a empresa disse que pediria aos acionistas que votassem em ambas as questões durante sua reunião anual em 13 de junho.

Em janeiro, a chanceler Kathaleen St. Jude McCormick determinou que Musk não tem direito a um pacote de compensação histórico concedido pelo conselho de administração da Tesla, que tem um valor potencial de cerca de US$ 55,8 bilhões ao longo de 10 anos a partir de 2018.

Após a decisão da juíza McCormick, Musk disse que tentaria transferir a sede corporativa da Tesla para o Texas Foto: Tingshu Wang/REUTERS

Há cinco anos, uma ação judicial movida por acionistas da Tesla alegou que o pacote de remuneração deveria ser anulado porque foi ditado por Musk e foi produto de negociações fraudulentas com diretores que não eram independentes dele.

Um mês após a decisão da juíza, Musk disse que tentaria transferir a sede corporativa da Tesla para o Texas, para onde ele já havia transferido a sede da empresa.

Quase imediatamente após a decisão da juíza, Musk fez exatamente isso com a Neuralink, sua empresa privada de implantes cerebrais, mudando sua sede corporativa de Delaware para Nevada.

Em uma carta aos acionistas esta semana, a presidente da empresa Robyn Denholm disse que Musk conseguiu atingir o crescimento que buscava na montadora, com a Tesla atingindo todas as metas operacionais e de valor das ações em um pacote de remuneração do CEO de 2018 que foi aprovado pelos acionistas.

“Como o Tribunal de Delaware seguiu sua decisão, Elon não foi pago por nenhum de seus trabalhos para a Tesla nos últimos seis anos, que ajudaram a gerar crescimento significativo e valor para os acionistas”, escreveu Denholm. “Isso nos parece - e aos muitos acionistas de quem já ouvimos falar - fundamentalmente injusto e inconsistente com a vontade dos acionistas que votaram a favor.”

A Tesla registrou um recorde de entregas de mais de 1,8 milhão de veículos elétricos em todo o mundo em 2023, de acordo com um documento regulatório. Mas o valor de suas ações sofreu uma rápida erosão este ano, à medida que as vendas de veículos elétricos diminuíram.

O crescimento futuro é duvidoso e pode ser um desafio fazer com que os acionistas apoiem um pacote de remuneração elevado em um ambiente em que a concorrência aumentou em todo o mundo e a demanda por vendas de veículos elétricos está diminuindo. Os acionistas também serão solicitados a emitir um voto consultivo não vinculativo sobre a remuneração futura dos executivos.

As ações da Tesla perderam mais de um terço de seu valor este ano, pois os cortes maciços de preços não conseguiram atrair mais compradores. A empresa informou que entregou 386.810 veículos de janeiro a março, quase 9% a menos do que vendeu no mesmo período do ano passado.

Ainda, nesta semana, a Tesla disse que estava demitindo cerca de 10% de seus funcionários, aproximadamente 14 mil pessoas.

No documento, o conselho da Tesla escreveu que a decisão de buscar a aprovação dos acionistas para o pacote de remuneração de Musk em 2018 foi tomada pelo conselho depois de receber um relatório de um comitê especial de um membro do conselho, Kathleen Wilson-Thompson.

O conselho escreveu que, se houver qualquer voto significativo contra futuros pacotes de remuneração de executivos, “consideraremos as preocupações de nossos acionistas, e o comitê de remuneração avaliará se quaisquer ações são necessárias para abordar essas preocupações”.

As ações da Tesla caíram mais 8% esta semana e abriram esta quarta-feira em baixa na bolsa americana.

Este conteúdo foi traduzido com o auxílio de ferramentas de Inteligência Artificial e revisado por nossa equipe editorial. Saiba mais em nossa Política de IA.

A Tesla pedirá aos acionistas que restabeleçam o pacote de compensação de US$ 56 bilhões para o CEO Elon Musk, que foi rejeitado por uma juíza em Delaware este ano, além de voltar para que a sede corporativa da fabricante de carros elétricos se mude, oficialmente, para o Texas.

Em um documento apresentado aos órgãos reguladores federais nesta quarta-feira, 17, a empresa disse que pediria aos acionistas que votassem em ambas as questões durante sua reunião anual em 13 de junho.

Em janeiro, a chanceler Kathaleen St. Jude McCormick determinou que Musk não tem direito a um pacote de compensação histórico concedido pelo conselho de administração da Tesla, que tem um valor potencial de cerca de US$ 55,8 bilhões ao longo de 10 anos a partir de 2018.

Após a decisão da juíza McCormick, Musk disse que tentaria transferir a sede corporativa da Tesla para o Texas Foto: Tingshu Wang/REUTERS

Há cinco anos, uma ação judicial movida por acionistas da Tesla alegou que o pacote de remuneração deveria ser anulado porque foi ditado por Musk e foi produto de negociações fraudulentas com diretores que não eram independentes dele.

Um mês após a decisão da juíza, Musk disse que tentaria transferir a sede corporativa da Tesla para o Texas, para onde ele já havia transferido a sede da empresa.

Quase imediatamente após a decisão da juíza, Musk fez exatamente isso com a Neuralink, sua empresa privada de implantes cerebrais, mudando sua sede corporativa de Delaware para Nevada.

Em uma carta aos acionistas esta semana, a presidente da empresa Robyn Denholm disse que Musk conseguiu atingir o crescimento que buscava na montadora, com a Tesla atingindo todas as metas operacionais e de valor das ações em um pacote de remuneração do CEO de 2018 que foi aprovado pelos acionistas.

“Como o Tribunal de Delaware seguiu sua decisão, Elon não foi pago por nenhum de seus trabalhos para a Tesla nos últimos seis anos, que ajudaram a gerar crescimento significativo e valor para os acionistas”, escreveu Denholm. “Isso nos parece - e aos muitos acionistas de quem já ouvimos falar - fundamentalmente injusto e inconsistente com a vontade dos acionistas que votaram a favor.”

A Tesla registrou um recorde de entregas de mais de 1,8 milhão de veículos elétricos em todo o mundo em 2023, de acordo com um documento regulatório. Mas o valor de suas ações sofreu uma rápida erosão este ano, à medida que as vendas de veículos elétricos diminuíram.

O crescimento futuro é duvidoso e pode ser um desafio fazer com que os acionistas apoiem um pacote de remuneração elevado em um ambiente em que a concorrência aumentou em todo o mundo e a demanda por vendas de veículos elétricos está diminuindo. Os acionistas também serão solicitados a emitir um voto consultivo não vinculativo sobre a remuneração futura dos executivos.

As ações da Tesla perderam mais de um terço de seu valor este ano, pois os cortes maciços de preços não conseguiram atrair mais compradores. A empresa informou que entregou 386.810 veículos de janeiro a março, quase 9% a menos do que vendeu no mesmo período do ano passado.

Ainda, nesta semana, a Tesla disse que estava demitindo cerca de 10% de seus funcionários, aproximadamente 14 mil pessoas.

No documento, o conselho da Tesla escreveu que a decisão de buscar a aprovação dos acionistas para o pacote de remuneração de Musk em 2018 foi tomada pelo conselho depois de receber um relatório de um comitê especial de um membro do conselho, Kathleen Wilson-Thompson.

O conselho escreveu que, se houver qualquer voto significativo contra futuros pacotes de remuneração de executivos, “consideraremos as preocupações de nossos acionistas, e o comitê de remuneração avaliará se quaisquer ações são necessárias para abordar essas preocupações”.

As ações da Tesla caíram mais 8% esta semana e abriram esta quarta-feira em baixa na bolsa americana.

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