Uber aposta em serviços populares para crescer no Brasil


Novas iniciativas, como versão light de app e novo modelo do Uber Pool, pretendem aumentar a participação da empresa no Brasil; País é o segundo mercado em números de corridas, atrás apenas dos EUA

Por Mariana Lima
Manik Gupta vice-presidente de produto do Uber anunciou novidades para o Brasil Foto: Werther Santana/Estadão

O Uber está apostando em novas soluções para atrair os consumidores brasileiros de baixa renda. Ontem, o aplicativo de transportes anunciou novidades focadas nesse público. 

Disponível apenas para o sistema operacional Android, o Uber Lite é uma versão mais simples do aplicativo da empresa. Ele ocupa apenas 5 MB de espaço – o equivalente a três fotos de qualidade razoável. Já o aplicativo comum tem 181 MB – quase 36 vezes mais. Há compensações: o app não tem animações e utiliza mais opções pré-programadas pelo usuário, como “Casa” ou “Trabalho”. Até o momento, o aplicativo estava disponível apenas na Índia, onde foi lançado em junho. 

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Para Manik Gupta, vice-presidente de produto do Uber, o Brasil sempre esteve na mira do Uber Lite. “Para termos mais sucesso, sabíamos que precisávamos de um app que funcionasse mesmo quando a internet estivesse falhando”, disse ao Estado. Segundo ele, outros países da América Latina devem receber o Lite nas próximas semanas. 

Pagamento. A empresa também mostrou um novo meio de pagamento, voltado a brasileiros desbancarizados. É o Uber Cash, que funciona como uma carteira virtual para pagamentos de corridas e pedidos de comida, com o Uber Eats. Os créditos serão vendidos em cartões, em pontos de venda como lojas e bancas de jornais, de forma pré-paga. Cada cartão conterá um código, que poderá ser inserido no celular; depois disso, o valor será creditado no app. 

Outra novidade é uma reformulação do serviço Pool, no qual o usuário divide uma viagem com outras pessoas. A partir de outubro, quem solicitar uma corrida desse tipo terá de andar até um ponto de encontro próximo. Dessa forma, a empresa pretende evitar que o motorista se desloque demais, tornando as viagens mais econômicas. A previsão do Uber é que as corridas do “novo Pool” sejam até 35% mais baratas que no UberX, modelo mais tradicional da empresa. Antes, o Pool era 20% mais barato que o X. 

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Para Luiz Alberto Albertin, professor da Fundação Getulio Vargas (FGV-SP), as novidades fazem parte do modelo de negócio do Uber, focado em corte de custos. “É algo interessante para classes mais humildes, que até então eram pouco contempladas”, diz Albertin. “Se o Uber não se despertasse para isso agora, muito possivelmente um concorrente faria”.

Motorista. A empresa revelou ainda novidades para os motoristas. Entre elas, a possibilidade de receber gorjetas – de R$ 1 a R$ 5, ou ao gosto do usuário – e parcerias de benefícios, como crédito para implementação de motor a gás natural e descontos em abastecimentos de combustível. 

Manik Gupta vice-presidente de produto do Uber anunciou novidades para o Brasil Foto: Werther Santana/Estadão

O Uber está apostando em novas soluções para atrair os consumidores brasileiros de baixa renda. Ontem, o aplicativo de transportes anunciou novidades focadas nesse público. 

Disponível apenas para o sistema operacional Android, o Uber Lite é uma versão mais simples do aplicativo da empresa. Ele ocupa apenas 5 MB de espaço – o equivalente a três fotos de qualidade razoável. Já o aplicativo comum tem 181 MB – quase 36 vezes mais. Há compensações: o app não tem animações e utiliza mais opções pré-programadas pelo usuário, como “Casa” ou “Trabalho”. Até o momento, o aplicativo estava disponível apenas na Índia, onde foi lançado em junho. 

Para Manik Gupta, vice-presidente de produto do Uber, o Brasil sempre esteve na mira do Uber Lite. “Para termos mais sucesso, sabíamos que precisávamos de um app que funcionasse mesmo quando a internet estivesse falhando”, disse ao Estado. Segundo ele, outros países da América Latina devem receber o Lite nas próximas semanas. 

Pagamento. A empresa também mostrou um novo meio de pagamento, voltado a brasileiros desbancarizados. É o Uber Cash, que funciona como uma carteira virtual para pagamentos de corridas e pedidos de comida, com o Uber Eats. Os créditos serão vendidos em cartões, em pontos de venda como lojas e bancas de jornais, de forma pré-paga. Cada cartão conterá um código, que poderá ser inserido no celular; depois disso, o valor será creditado no app. 

Outra novidade é uma reformulação do serviço Pool, no qual o usuário divide uma viagem com outras pessoas. A partir de outubro, quem solicitar uma corrida desse tipo terá de andar até um ponto de encontro próximo. Dessa forma, a empresa pretende evitar que o motorista se desloque demais, tornando as viagens mais econômicas. A previsão do Uber é que as corridas do “novo Pool” sejam até 35% mais baratas que no UberX, modelo mais tradicional da empresa. Antes, o Pool era 20% mais barato que o X. 

Para Luiz Alberto Albertin, professor da Fundação Getulio Vargas (FGV-SP), as novidades fazem parte do modelo de negócio do Uber, focado em corte de custos. “É algo interessante para classes mais humildes, que até então eram pouco contempladas”, diz Albertin. “Se o Uber não se despertasse para isso agora, muito possivelmente um concorrente faria”.

Motorista. A empresa revelou ainda novidades para os motoristas. Entre elas, a possibilidade de receber gorjetas – de R$ 1 a R$ 5, ou ao gosto do usuário – e parcerias de benefícios, como crédito para implementação de motor a gás natural e descontos em abastecimentos de combustível. 

Manik Gupta vice-presidente de produto do Uber anunciou novidades para o Brasil Foto: Werther Santana/Estadão

O Uber está apostando em novas soluções para atrair os consumidores brasileiros de baixa renda. Ontem, o aplicativo de transportes anunciou novidades focadas nesse público. 

Disponível apenas para o sistema operacional Android, o Uber Lite é uma versão mais simples do aplicativo da empresa. Ele ocupa apenas 5 MB de espaço – o equivalente a três fotos de qualidade razoável. Já o aplicativo comum tem 181 MB – quase 36 vezes mais. Há compensações: o app não tem animações e utiliza mais opções pré-programadas pelo usuário, como “Casa” ou “Trabalho”. Até o momento, o aplicativo estava disponível apenas na Índia, onde foi lançado em junho. 

Para Manik Gupta, vice-presidente de produto do Uber, o Brasil sempre esteve na mira do Uber Lite. “Para termos mais sucesso, sabíamos que precisávamos de um app que funcionasse mesmo quando a internet estivesse falhando”, disse ao Estado. Segundo ele, outros países da América Latina devem receber o Lite nas próximas semanas. 

Pagamento. A empresa também mostrou um novo meio de pagamento, voltado a brasileiros desbancarizados. É o Uber Cash, que funciona como uma carteira virtual para pagamentos de corridas e pedidos de comida, com o Uber Eats. Os créditos serão vendidos em cartões, em pontos de venda como lojas e bancas de jornais, de forma pré-paga. Cada cartão conterá um código, que poderá ser inserido no celular; depois disso, o valor será creditado no app. 

Outra novidade é uma reformulação do serviço Pool, no qual o usuário divide uma viagem com outras pessoas. A partir de outubro, quem solicitar uma corrida desse tipo terá de andar até um ponto de encontro próximo. Dessa forma, a empresa pretende evitar que o motorista se desloque demais, tornando as viagens mais econômicas. A previsão do Uber é que as corridas do “novo Pool” sejam até 35% mais baratas que no UberX, modelo mais tradicional da empresa. Antes, o Pool era 20% mais barato que o X. 

Para Luiz Alberto Albertin, professor da Fundação Getulio Vargas (FGV-SP), as novidades fazem parte do modelo de negócio do Uber, focado em corte de custos. “É algo interessante para classes mais humildes, que até então eram pouco contempladas”, diz Albertin. “Se o Uber não se despertasse para isso agora, muito possivelmente um concorrente faria”.

Motorista. A empresa revelou ainda novidades para os motoristas. Entre elas, a possibilidade de receber gorjetas – de R$ 1 a R$ 5, ou ao gosto do usuário – e parcerias de benefícios, como crédito para implementação de motor a gás natural e descontos em abastecimentos de combustível. 

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