A Apple disponibilizou o iOS 17.5, atualização do sistema operacional que traz novos recursos para usuários do iPhone. Disponível para download em modelos a partir do iPhone XR, essa versão adiciona recursos de rastreamento e maior autonomia aos usuários, especialmente europeus, que poderão baixar aplicativos diretamente de sites de desenvolvedores.
Uma das principais novidades da atualização são os alertas para rastreadores de terceiros, permitindo a detecção e desativação de dispositivos de rastreamento desconhecidos, além das próprias AirTags, da Apple (detectáveis desde o iOS 14.5).
Você receberá uma notificação “[Item] encontrado se movendo com você” se um dispositivo rastreador Bluetooth desconhecido, de qualquer fabricante, for detectado em sua pessoa. Em seguida, você poderá acionar um ruído e/ou desativar o rastreador em questão.
Outra adição é a função Estado de Reparo, que permite aos usuários rastrearem seus iPhones durante o processo de reparo. Anteriormente, os usuários que enviavam seus dispositivos para reparo eram solicitados a desativar o app de rastreamento Buscar, como forma de confirmação de posse do dispositivo.
Leia Também:
Os outros recursos são exclusivos de regiões de fora do Brasil. Um deles são atualizações para assinantes dos EUA e Canadá do Apple News Plus, o serviço premium de notícias da Apple. O iOS 17.5 adiciona um novo jogo de combinação de palavras diário chamado Quartiles. Além disso, agora também é possível usar o Apple News Plus em modo offline.
A maior novidade, para quem mora na Europa, é a possibilidade de download de aplicativos a partir de websites, sem a necessidade de acesso a uma app store, da Apple ou terceiros. A medida é produto da nova legislação europeia Lei de Mercados Digitais (DMA), que reduziu o poder de controle da Apple, aumentou a competição entre as gigantes de tecnologia e abriu oportunidades para empresas pequenas. O iOS 17.4 já havia introduzido aos europeus a possibilidade de baixar aplicativos de lojas terceirizadas, que não fossem a própria App Store, da Apple.