O WhatsApp parece estar, cada vez mais, se aproximando de um superapp, e algumas novidades podem fazer esse movimento caminhar depressa. Um novo teste com o mensageiro de Mark Zuckerberg sugere que o app vai ter a opção de compartilhar arquivos sem precisar adicionar contatos, apenas pela proximidade de aparelhos, informou o site especializado WaBetainfo.
De acordo com o teste, identificado em uma versão beta do aplicativo, a ideia é que a ferramenta - chamada People Nearby (pessoas próximas, em tradução literal) - funcione como os recursos “Quick Share”, do Android, ou o “AirDrop”, da Apple. Assim, o usuário poderia compartilhar fotos, vídeos, áudios e documentos com um aparelho fisicamente próximo, sem que seja necessário salvar um contato ou enviar os arquivos dentro de uma conversa.
Os testes observados pelo WaBetainfo ainda revelam que todo o compartilhamento será feito com criptografia de ponta a ponta e via rede local dos celulares, ou seja, não haverá conexão de dados durante o processo.
Além disso, para que a operação seja feita, será necessário que todos os usuários permitam o compartilhamento e estejam acessando a mesma tela do WhatsApp - que será adicionada ao menu do app caso a ferramenta seja lançada. No compartilhamento, caso o contato não esteja na agenda do usuário, o número de telefone não ficará visível.
O site ainda informou que para fazer o compartilhamento, a conta do WhatsApp deve ter a permissão do celular para acessar informações como fotos, documentos e localização, além de estar visível para que possa ser encontrado por outros usuários. É possível, porém, desativar todas essas configurações direto no aplicativo.
Leia também
A empresa não confirmou quando a ferramenta deve ser lançada ou se será disponibilizada para os usuários.
Compartilhamento de canais
Um outro recurso observado pelo WaBetainfo em testes no WhatsApp pode facilitar o encaminhamento de mensagens em canais no app. De acordo com o site, um botão específico para repassar publicações nesses espaços para outros usuários foi adicionado logo abaixo da caixa de texto.
Isso significa que não será necessário percorrer o caminho tradicional para encaminhar uma publicação: atualmente, é preciso clicar na mensagem, selecionar a opção de encaminhar e escolher o contato.
Se for disponibilizado, os usuários poderão usar o recurso apenas clicando no ícone de suas setas abaixo da mensagem de um canal. O recurso, embora não confirmado pelo WhatsApp, pode gerar discussões: a ferramenta pode ser um retorno à facilidade de repassar conteúdos com desinformação e fake news em ano eleitoral em diversas partes do mundo.
Por aqui, em 2018, o WhatsApp reconheceu que o app foi utilizado para disparo de mensagens em massa para eleitores em todo País por empresas de marketing, o que configurou crime pelo uso de CPFs e agências estrangeiras no processo.
Desde então, a empresa foi obrigada a tomar medidas como bloquear contas inautênticas ou criminosas e reduzir o alcance do compartilhamento de mensagens no app.