iPad Pro tem chip inédito, tela renovada e preço de até R$ 31,5 mil; conheça novos tablets


Novos modelos de iPad foram lançados com processadores que vão poder suportar ferramentas de IA

Por Bruna Arimathea
Atualização:

A Apple renovou a sua linha de tablets na manhã desta terça-feira, 7, durante o evento Let Loose. A companhia apresentou a nova versão do iPad Pro, linha mais potente e cara da marca, além de apresentar melhorias para o iPad Air e mostrar novas versões do teclado Magic Keyboard e da caneta Apple Pencil. Com preços que começam em R$ 7 mil, o modelo mais potente dos iPads lançados nesta terça pode chegar a R$ 31,5 mil, com 2 TB de armazenamento. Reveja o evento aqui:

O evento gerou expectativas desde o anúncio pela possibilidade de revelar ferramentas de IA da Apple nos iPads - ou, pelo menos, oferecer uma pista do que poderá ser visto na conferencia de desenvolvedores da marca, a Worldwide Developers Conference (WWDC), que acontece em junho.

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Era esperado, também, que os novos lançamentos ajudassem a empolgar o mercado de iPads novamente: no último relatório financeiro da Apple, o segmento de tablets da empresa teve uma queda de 17% na receita de vendas na comparação anual.

iPad Pro

O iPad Pro surgiu com bordas menores nas telas e, de acordo com a Apple, é o produto mais fino já fabricado marca. O aparelho também tem dois tamanhos, 11 polegadas e 13 polegadas, assim como o iPad Air, e chega nas cores prata e cinza.

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É a primeira vez que a tela do iPad Pro chega a 13 polegadas - antes era 12,9 polegadas. A versão de 11 polegadas tem 5.3 mm de espessura, enquanto o modelo de 13 polegadas possui 5.1mm - o que o torna mais fino do que o iPod Nano, lançado pela empresa em 2005.

Novo iPad Pro tem painel e processador renovados Foto: Apple/Reprodução

Uma das principais novidades é que a companhia trocou a composição do painel, usando uma tecnologia chamada Tandem Oled, que usa dois paneis de Oled sobrepostos para turbinar a luminosidade. A tecnologia pode levar a um pico de até 1,6 mil nits de brilho, fazendo com que as cores e a definição das imagens seja mais nítida e tenha mais qualidade. É a primeira vez que a companhia adota painéis de Oled em seus tablets, um tipo de tela que a companhia batizou de Ultra Retina XDR. Até aqui, as telas eram de LCD.

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A empresa também deu um salto no processamento do iPad Pro: do chip M2, o aparelho passa a ter o processador M4, lançado pela Apple no evento. O M4 é o chip mais avançado da Apple até o momento e usa tecnologia de 3 nanômetros de segunda geração. Ele tem 4 núcleos de performance, 6 núcleos de eficiência e 10 núcleos de GPU.

O chip também tem o neural engine, dedicado a processamento de atividades de IA, por exemplo. De acordo com a Apple, o M4 pode oferecer 4 vezes mais eficiencia do que o chip M2.

A câmera traseira permanece de 12 MP, além do radar de profundidade LiDAR e um flash adaptativo. Já a câmera frontal foi movida para a lateral para ficar no topo do modo horizontal, como se fosse uma câmera de notebook. A apple também afirmou que o iPad Pro usa IA para identificar e escanear documentos.

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As opções de armazenamento começam em 256 GB e passam pelas versões de 512 GB, 1 TB e 2 TB. O usuário também pode escolher, na hora da compra, uma opção de tela personalizada, chamada “vidro nano-texture”. Essa tela oferece um efeito mais opaco, como uma cobertura de película mate, ao invés da tela brilhante de vidro tradicional.

“A partir de um processo preciso de gravação em escala nanométrica, o vidro nano-texture mantém a qualidade e o contraste da imagem enquanto dispersa a luz ambiente para reduzir ainda mais o reflexo”, afirmou a Apple sobre o novo acabamento.

Quem quiser o novo aparelho, porém, precisa estar preparado para desembolsar uma pequena bolada. Na versão de 11 polegadas, o modelo mais simples, com armazenamento de 256 GB, tela de vidro convencional e Wi-Fi, o produto sai por R$ 13 mil. A configuração mais potente do aparelho, com 13 polegadas, 2 TB de armazenamento, tela de vidro nano-texture e Wi-Fi+ chip de conexão, sai por R$ 31,5 mil.

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iPad Air chega em novo tamanho

A primeira novidade anunciada pela Apple no evento desta terça foi o iPad Air. Apesar de ofuscado pela versão Pro, o aparelho trouxe uma atualização importante: é a primeira vez que chega ao mercado em dois tamanhos - 11 e 13 polegadas, com a tela maior sendo novidade na linha. Será possível encontrar quatro cores, seguindo a linha colorida de tons pasteis que a empresa adotou nos últimos anos: azul, rosa, bege e cinza.

A câmera foi reposicionada para ser acomodada no modo horizontal, como se fosse um notebook, o que já acontece no iPad 10ª geração, por exemplo. O tablet ganhou também o chip M2, o que garante 50% de performance em relação ao M1. O M2 é o mesmo processador presente nos Macbooks da empresa lançados em 2022.

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O aparelho está disponível nas opções de armazenamento de 128 GB, 256 GB, 512 GB e 1 TB e, diferente da versão Pro, não tem a opção da tela de vidro nano-texture. Assim, o modelo mais simples do iPad Air, com 11 polegadas, 128 GB de armazenamento e Wi-Fi sai por R$ 7 mil. Já a configuração mais avançada possível, com 13 polegadas, 1 TB de armazenamento e Wi-Fi + chip de conexão fica por R$ 17,1 mil.

Novo teclado e caneta

Um novo Magic Keyboard para iPad Pro também foi anunciado. Com poucas mudanças, o aparelho ganhou novas teclas para se aproximar de um teclado de Macbook. Além de uma nova fileira de botões de função, o acessório também ficou mais fino em relação ao modelo anterior, lançado em 2020.

O novo teclado também tem corpo em alumínio, que permite uma sensação mais agradável ao utilizar o aparelho junto com o iPad. O Magic Keyboard para iPad Pro (M4), como está sendo identificado, não é compatível com outros modelos de tablet da Apple, apenas com as versões lançadas nesta terça.

Disponível nas cores preto e prata, o teclado para o iPad Pro de 11 polegadas custa R$ 3,3 mil e a versão para 13 polegadas sai por R$ 3,8 mil.

Novo Magic Keyboard aproxima tablet do Macbook  Foto: Apple/Reprodução

Já o Apple Pencil ganhou uma versão Pro, com um sensor na ponta da caneta que pode ter comandos personalizados. Semelhante ao que acontece nos AirPods, é possível clicar ou segurar no dispositivo para mudar o comando - no exemplo da empresa, foi possível mudar o pincel de escrita, as cores das canetas e até o tipo de iluminação de uma ilustração apenas utilizando o comando da ponta do Apple Pencil.

Ainda, uma resposta tátil é emitida sempre que o usuário utilizar a função, para indicar a mudança de movimento. A nova caneta é ligeiramente mais comprida que o modelo mais recente da companhia californiana, o Apple Pencil 2ª geração, lançada em 2023 e também é compatível com os modelos de iPad Air.

Novo Apple Pencil  Foto: Apple/Reprodução

O dispositivo também tem uma configuração para ser encontrada pelo Find My, aplicativo da Apple de monitoramento de objetos - o app é o mesmo usado na configuração da AirTag e de aviso de localização de outros dispositivos da empresa.

Ainda sem previsão de início das vendas, o Apple Pencil Pro já está no site da empresa e vai chegar ao mercado brasileiro por R$ 1,5 mil.

A Apple renovou a sua linha de tablets na manhã desta terça-feira, 7, durante o evento Let Loose. A companhia apresentou a nova versão do iPad Pro, linha mais potente e cara da marca, além de apresentar melhorias para o iPad Air e mostrar novas versões do teclado Magic Keyboard e da caneta Apple Pencil. Com preços que começam em R$ 7 mil, o modelo mais potente dos iPads lançados nesta terça pode chegar a R$ 31,5 mil, com 2 TB de armazenamento. Reveja o evento aqui:

O evento gerou expectativas desde o anúncio pela possibilidade de revelar ferramentas de IA da Apple nos iPads - ou, pelo menos, oferecer uma pista do que poderá ser visto na conferencia de desenvolvedores da marca, a Worldwide Developers Conference (WWDC), que acontece em junho.

Era esperado, também, que os novos lançamentos ajudassem a empolgar o mercado de iPads novamente: no último relatório financeiro da Apple, o segmento de tablets da empresa teve uma queda de 17% na receita de vendas na comparação anual.

iPad Pro

O iPad Pro surgiu com bordas menores nas telas e, de acordo com a Apple, é o produto mais fino já fabricado marca. O aparelho também tem dois tamanhos, 11 polegadas e 13 polegadas, assim como o iPad Air, e chega nas cores prata e cinza.

É a primeira vez que a tela do iPad Pro chega a 13 polegadas - antes era 12,9 polegadas. A versão de 11 polegadas tem 5.3 mm de espessura, enquanto o modelo de 13 polegadas possui 5.1mm - o que o torna mais fino do que o iPod Nano, lançado pela empresa em 2005.

Novo iPad Pro tem painel e processador renovados Foto: Apple/Reprodução

Uma das principais novidades é que a companhia trocou a composição do painel, usando uma tecnologia chamada Tandem Oled, que usa dois paneis de Oled sobrepostos para turbinar a luminosidade. A tecnologia pode levar a um pico de até 1,6 mil nits de brilho, fazendo com que as cores e a definição das imagens seja mais nítida e tenha mais qualidade. É a primeira vez que a companhia adota painéis de Oled em seus tablets, um tipo de tela que a companhia batizou de Ultra Retina XDR. Até aqui, as telas eram de LCD.

A empresa também deu um salto no processamento do iPad Pro: do chip M2, o aparelho passa a ter o processador M4, lançado pela Apple no evento. O M4 é o chip mais avançado da Apple até o momento e usa tecnologia de 3 nanômetros de segunda geração. Ele tem 4 núcleos de performance, 6 núcleos de eficiência e 10 núcleos de GPU.

O chip também tem o neural engine, dedicado a processamento de atividades de IA, por exemplo. De acordo com a Apple, o M4 pode oferecer 4 vezes mais eficiencia do que o chip M2.

A câmera traseira permanece de 12 MP, além do radar de profundidade LiDAR e um flash adaptativo. Já a câmera frontal foi movida para a lateral para ficar no topo do modo horizontal, como se fosse uma câmera de notebook. A apple também afirmou que o iPad Pro usa IA para identificar e escanear documentos.

As opções de armazenamento começam em 256 GB e passam pelas versões de 512 GB, 1 TB e 2 TB. O usuário também pode escolher, na hora da compra, uma opção de tela personalizada, chamada “vidro nano-texture”. Essa tela oferece um efeito mais opaco, como uma cobertura de película mate, ao invés da tela brilhante de vidro tradicional.

“A partir de um processo preciso de gravação em escala nanométrica, o vidro nano-texture mantém a qualidade e o contraste da imagem enquanto dispersa a luz ambiente para reduzir ainda mais o reflexo”, afirmou a Apple sobre o novo acabamento.

Quem quiser o novo aparelho, porém, precisa estar preparado para desembolsar uma pequena bolada. Na versão de 11 polegadas, o modelo mais simples, com armazenamento de 256 GB, tela de vidro convencional e Wi-Fi, o produto sai por R$ 13 mil. A configuração mais potente do aparelho, com 13 polegadas, 2 TB de armazenamento, tela de vidro nano-texture e Wi-Fi+ chip de conexão, sai por R$ 31,5 mil.

iPad Air chega em novo tamanho

A primeira novidade anunciada pela Apple no evento desta terça foi o iPad Air. Apesar de ofuscado pela versão Pro, o aparelho trouxe uma atualização importante: é a primeira vez que chega ao mercado em dois tamanhos - 11 e 13 polegadas, com a tela maior sendo novidade na linha. Será possível encontrar quatro cores, seguindo a linha colorida de tons pasteis que a empresa adotou nos últimos anos: azul, rosa, bege e cinza.

A câmera foi reposicionada para ser acomodada no modo horizontal, como se fosse um notebook, o que já acontece no iPad 10ª geração, por exemplo. O tablet ganhou também o chip M2, o que garante 50% de performance em relação ao M1. O M2 é o mesmo processador presente nos Macbooks da empresa lançados em 2022.

O aparelho está disponível nas opções de armazenamento de 128 GB, 256 GB, 512 GB e 1 TB e, diferente da versão Pro, não tem a opção da tela de vidro nano-texture. Assim, o modelo mais simples do iPad Air, com 11 polegadas, 128 GB de armazenamento e Wi-Fi sai por R$ 7 mil. Já a configuração mais avançada possível, com 13 polegadas, 1 TB de armazenamento e Wi-Fi + chip de conexão fica por R$ 17,1 mil.

Novo teclado e caneta

Um novo Magic Keyboard para iPad Pro também foi anunciado. Com poucas mudanças, o aparelho ganhou novas teclas para se aproximar de um teclado de Macbook. Além de uma nova fileira de botões de função, o acessório também ficou mais fino em relação ao modelo anterior, lançado em 2020.

O novo teclado também tem corpo em alumínio, que permite uma sensação mais agradável ao utilizar o aparelho junto com o iPad. O Magic Keyboard para iPad Pro (M4), como está sendo identificado, não é compatível com outros modelos de tablet da Apple, apenas com as versões lançadas nesta terça.

Disponível nas cores preto e prata, o teclado para o iPad Pro de 11 polegadas custa R$ 3,3 mil e a versão para 13 polegadas sai por R$ 3,8 mil.

Novo Magic Keyboard aproxima tablet do Macbook  Foto: Apple/Reprodução

Já o Apple Pencil ganhou uma versão Pro, com um sensor na ponta da caneta que pode ter comandos personalizados. Semelhante ao que acontece nos AirPods, é possível clicar ou segurar no dispositivo para mudar o comando - no exemplo da empresa, foi possível mudar o pincel de escrita, as cores das canetas e até o tipo de iluminação de uma ilustração apenas utilizando o comando da ponta do Apple Pencil.

Ainda, uma resposta tátil é emitida sempre que o usuário utilizar a função, para indicar a mudança de movimento. A nova caneta é ligeiramente mais comprida que o modelo mais recente da companhia californiana, o Apple Pencil 2ª geração, lançada em 2023 e também é compatível com os modelos de iPad Air.

Novo Apple Pencil  Foto: Apple/Reprodução

O dispositivo também tem uma configuração para ser encontrada pelo Find My, aplicativo da Apple de monitoramento de objetos - o app é o mesmo usado na configuração da AirTag e de aviso de localização de outros dispositivos da empresa.

Ainda sem previsão de início das vendas, o Apple Pencil Pro já está no site da empresa e vai chegar ao mercado brasileiro por R$ 1,5 mil.

A Apple renovou a sua linha de tablets na manhã desta terça-feira, 7, durante o evento Let Loose. A companhia apresentou a nova versão do iPad Pro, linha mais potente e cara da marca, além de apresentar melhorias para o iPad Air e mostrar novas versões do teclado Magic Keyboard e da caneta Apple Pencil. Com preços que começam em R$ 7 mil, o modelo mais potente dos iPads lançados nesta terça pode chegar a R$ 31,5 mil, com 2 TB de armazenamento. Reveja o evento aqui:

O evento gerou expectativas desde o anúncio pela possibilidade de revelar ferramentas de IA da Apple nos iPads - ou, pelo menos, oferecer uma pista do que poderá ser visto na conferencia de desenvolvedores da marca, a Worldwide Developers Conference (WWDC), que acontece em junho.

Era esperado, também, que os novos lançamentos ajudassem a empolgar o mercado de iPads novamente: no último relatório financeiro da Apple, o segmento de tablets da empresa teve uma queda de 17% na receita de vendas na comparação anual.

iPad Pro

O iPad Pro surgiu com bordas menores nas telas e, de acordo com a Apple, é o produto mais fino já fabricado marca. O aparelho também tem dois tamanhos, 11 polegadas e 13 polegadas, assim como o iPad Air, e chega nas cores prata e cinza.

É a primeira vez que a tela do iPad Pro chega a 13 polegadas - antes era 12,9 polegadas. A versão de 11 polegadas tem 5.3 mm de espessura, enquanto o modelo de 13 polegadas possui 5.1mm - o que o torna mais fino do que o iPod Nano, lançado pela empresa em 2005.

Novo iPad Pro tem painel e processador renovados Foto: Apple/Reprodução

Uma das principais novidades é que a companhia trocou a composição do painel, usando uma tecnologia chamada Tandem Oled, que usa dois paneis de Oled sobrepostos para turbinar a luminosidade. A tecnologia pode levar a um pico de até 1,6 mil nits de brilho, fazendo com que as cores e a definição das imagens seja mais nítida e tenha mais qualidade. É a primeira vez que a companhia adota painéis de Oled em seus tablets, um tipo de tela que a companhia batizou de Ultra Retina XDR. Até aqui, as telas eram de LCD.

A empresa também deu um salto no processamento do iPad Pro: do chip M2, o aparelho passa a ter o processador M4, lançado pela Apple no evento. O M4 é o chip mais avançado da Apple até o momento e usa tecnologia de 3 nanômetros de segunda geração. Ele tem 4 núcleos de performance, 6 núcleos de eficiência e 10 núcleos de GPU.

O chip também tem o neural engine, dedicado a processamento de atividades de IA, por exemplo. De acordo com a Apple, o M4 pode oferecer 4 vezes mais eficiencia do que o chip M2.

A câmera traseira permanece de 12 MP, além do radar de profundidade LiDAR e um flash adaptativo. Já a câmera frontal foi movida para a lateral para ficar no topo do modo horizontal, como se fosse uma câmera de notebook. A apple também afirmou que o iPad Pro usa IA para identificar e escanear documentos.

As opções de armazenamento começam em 256 GB e passam pelas versões de 512 GB, 1 TB e 2 TB. O usuário também pode escolher, na hora da compra, uma opção de tela personalizada, chamada “vidro nano-texture”. Essa tela oferece um efeito mais opaco, como uma cobertura de película mate, ao invés da tela brilhante de vidro tradicional.

“A partir de um processo preciso de gravação em escala nanométrica, o vidro nano-texture mantém a qualidade e o contraste da imagem enquanto dispersa a luz ambiente para reduzir ainda mais o reflexo”, afirmou a Apple sobre o novo acabamento.

Quem quiser o novo aparelho, porém, precisa estar preparado para desembolsar uma pequena bolada. Na versão de 11 polegadas, o modelo mais simples, com armazenamento de 256 GB, tela de vidro convencional e Wi-Fi, o produto sai por R$ 13 mil. A configuração mais potente do aparelho, com 13 polegadas, 2 TB de armazenamento, tela de vidro nano-texture e Wi-Fi+ chip de conexão, sai por R$ 31,5 mil.

iPad Air chega em novo tamanho

A primeira novidade anunciada pela Apple no evento desta terça foi o iPad Air. Apesar de ofuscado pela versão Pro, o aparelho trouxe uma atualização importante: é a primeira vez que chega ao mercado em dois tamanhos - 11 e 13 polegadas, com a tela maior sendo novidade na linha. Será possível encontrar quatro cores, seguindo a linha colorida de tons pasteis que a empresa adotou nos últimos anos: azul, rosa, bege e cinza.

A câmera foi reposicionada para ser acomodada no modo horizontal, como se fosse um notebook, o que já acontece no iPad 10ª geração, por exemplo. O tablet ganhou também o chip M2, o que garante 50% de performance em relação ao M1. O M2 é o mesmo processador presente nos Macbooks da empresa lançados em 2022.

O aparelho está disponível nas opções de armazenamento de 128 GB, 256 GB, 512 GB e 1 TB e, diferente da versão Pro, não tem a opção da tela de vidro nano-texture. Assim, o modelo mais simples do iPad Air, com 11 polegadas, 128 GB de armazenamento e Wi-Fi sai por R$ 7 mil. Já a configuração mais avançada possível, com 13 polegadas, 1 TB de armazenamento e Wi-Fi + chip de conexão fica por R$ 17,1 mil.

Novo teclado e caneta

Um novo Magic Keyboard para iPad Pro também foi anunciado. Com poucas mudanças, o aparelho ganhou novas teclas para se aproximar de um teclado de Macbook. Além de uma nova fileira de botões de função, o acessório também ficou mais fino em relação ao modelo anterior, lançado em 2020.

O novo teclado também tem corpo em alumínio, que permite uma sensação mais agradável ao utilizar o aparelho junto com o iPad. O Magic Keyboard para iPad Pro (M4), como está sendo identificado, não é compatível com outros modelos de tablet da Apple, apenas com as versões lançadas nesta terça.

Disponível nas cores preto e prata, o teclado para o iPad Pro de 11 polegadas custa R$ 3,3 mil e a versão para 13 polegadas sai por R$ 3,8 mil.

Novo Magic Keyboard aproxima tablet do Macbook  Foto: Apple/Reprodução

Já o Apple Pencil ganhou uma versão Pro, com um sensor na ponta da caneta que pode ter comandos personalizados. Semelhante ao que acontece nos AirPods, é possível clicar ou segurar no dispositivo para mudar o comando - no exemplo da empresa, foi possível mudar o pincel de escrita, as cores das canetas e até o tipo de iluminação de uma ilustração apenas utilizando o comando da ponta do Apple Pencil.

Ainda, uma resposta tátil é emitida sempre que o usuário utilizar a função, para indicar a mudança de movimento. A nova caneta é ligeiramente mais comprida que o modelo mais recente da companhia californiana, o Apple Pencil 2ª geração, lançada em 2023 e também é compatível com os modelos de iPad Air.

Novo Apple Pencil  Foto: Apple/Reprodução

O dispositivo também tem uma configuração para ser encontrada pelo Find My, aplicativo da Apple de monitoramento de objetos - o app é o mesmo usado na configuração da AirTag e de aviso de localização de outros dispositivos da empresa.

Ainda sem previsão de início das vendas, o Apple Pencil Pro já está no site da empresa e vai chegar ao mercado brasileiro por R$ 1,5 mil.

A Apple renovou a sua linha de tablets na manhã desta terça-feira, 7, durante o evento Let Loose. A companhia apresentou a nova versão do iPad Pro, linha mais potente e cara da marca, além de apresentar melhorias para o iPad Air e mostrar novas versões do teclado Magic Keyboard e da caneta Apple Pencil. Com preços que começam em R$ 7 mil, o modelo mais potente dos iPads lançados nesta terça pode chegar a R$ 31,5 mil, com 2 TB de armazenamento. Reveja o evento aqui:

O evento gerou expectativas desde o anúncio pela possibilidade de revelar ferramentas de IA da Apple nos iPads - ou, pelo menos, oferecer uma pista do que poderá ser visto na conferencia de desenvolvedores da marca, a Worldwide Developers Conference (WWDC), que acontece em junho.

Era esperado, também, que os novos lançamentos ajudassem a empolgar o mercado de iPads novamente: no último relatório financeiro da Apple, o segmento de tablets da empresa teve uma queda de 17% na receita de vendas na comparação anual.

iPad Pro

O iPad Pro surgiu com bordas menores nas telas e, de acordo com a Apple, é o produto mais fino já fabricado marca. O aparelho também tem dois tamanhos, 11 polegadas e 13 polegadas, assim como o iPad Air, e chega nas cores prata e cinza.

É a primeira vez que a tela do iPad Pro chega a 13 polegadas - antes era 12,9 polegadas. A versão de 11 polegadas tem 5.3 mm de espessura, enquanto o modelo de 13 polegadas possui 5.1mm - o que o torna mais fino do que o iPod Nano, lançado pela empresa em 2005.

Novo iPad Pro tem painel e processador renovados Foto: Apple/Reprodução

Uma das principais novidades é que a companhia trocou a composição do painel, usando uma tecnologia chamada Tandem Oled, que usa dois paneis de Oled sobrepostos para turbinar a luminosidade. A tecnologia pode levar a um pico de até 1,6 mil nits de brilho, fazendo com que as cores e a definição das imagens seja mais nítida e tenha mais qualidade. É a primeira vez que a companhia adota painéis de Oled em seus tablets, um tipo de tela que a companhia batizou de Ultra Retina XDR. Até aqui, as telas eram de LCD.

A empresa também deu um salto no processamento do iPad Pro: do chip M2, o aparelho passa a ter o processador M4, lançado pela Apple no evento. O M4 é o chip mais avançado da Apple até o momento e usa tecnologia de 3 nanômetros de segunda geração. Ele tem 4 núcleos de performance, 6 núcleos de eficiência e 10 núcleos de GPU.

O chip também tem o neural engine, dedicado a processamento de atividades de IA, por exemplo. De acordo com a Apple, o M4 pode oferecer 4 vezes mais eficiencia do que o chip M2.

A câmera traseira permanece de 12 MP, além do radar de profundidade LiDAR e um flash adaptativo. Já a câmera frontal foi movida para a lateral para ficar no topo do modo horizontal, como se fosse uma câmera de notebook. A apple também afirmou que o iPad Pro usa IA para identificar e escanear documentos.

As opções de armazenamento começam em 256 GB e passam pelas versões de 512 GB, 1 TB e 2 TB. O usuário também pode escolher, na hora da compra, uma opção de tela personalizada, chamada “vidro nano-texture”. Essa tela oferece um efeito mais opaco, como uma cobertura de película mate, ao invés da tela brilhante de vidro tradicional.

“A partir de um processo preciso de gravação em escala nanométrica, o vidro nano-texture mantém a qualidade e o contraste da imagem enquanto dispersa a luz ambiente para reduzir ainda mais o reflexo”, afirmou a Apple sobre o novo acabamento.

Quem quiser o novo aparelho, porém, precisa estar preparado para desembolsar uma pequena bolada. Na versão de 11 polegadas, o modelo mais simples, com armazenamento de 256 GB, tela de vidro convencional e Wi-Fi, o produto sai por R$ 13 mil. A configuração mais potente do aparelho, com 13 polegadas, 2 TB de armazenamento, tela de vidro nano-texture e Wi-Fi+ chip de conexão, sai por R$ 31,5 mil.

iPad Air chega em novo tamanho

A primeira novidade anunciada pela Apple no evento desta terça foi o iPad Air. Apesar de ofuscado pela versão Pro, o aparelho trouxe uma atualização importante: é a primeira vez que chega ao mercado em dois tamanhos - 11 e 13 polegadas, com a tela maior sendo novidade na linha. Será possível encontrar quatro cores, seguindo a linha colorida de tons pasteis que a empresa adotou nos últimos anos: azul, rosa, bege e cinza.

A câmera foi reposicionada para ser acomodada no modo horizontal, como se fosse um notebook, o que já acontece no iPad 10ª geração, por exemplo. O tablet ganhou também o chip M2, o que garante 50% de performance em relação ao M1. O M2 é o mesmo processador presente nos Macbooks da empresa lançados em 2022.

O aparelho está disponível nas opções de armazenamento de 128 GB, 256 GB, 512 GB e 1 TB e, diferente da versão Pro, não tem a opção da tela de vidro nano-texture. Assim, o modelo mais simples do iPad Air, com 11 polegadas, 128 GB de armazenamento e Wi-Fi sai por R$ 7 mil. Já a configuração mais avançada possível, com 13 polegadas, 1 TB de armazenamento e Wi-Fi + chip de conexão fica por R$ 17,1 mil.

Novo teclado e caneta

Um novo Magic Keyboard para iPad Pro também foi anunciado. Com poucas mudanças, o aparelho ganhou novas teclas para se aproximar de um teclado de Macbook. Além de uma nova fileira de botões de função, o acessório também ficou mais fino em relação ao modelo anterior, lançado em 2020.

O novo teclado também tem corpo em alumínio, que permite uma sensação mais agradável ao utilizar o aparelho junto com o iPad. O Magic Keyboard para iPad Pro (M4), como está sendo identificado, não é compatível com outros modelos de tablet da Apple, apenas com as versões lançadas nesta terça.

Disponível nas cores preto e prata, o teclado para o iPad Pro de 11 polegadas custa R$ 3,3 mil e a versão para 13 polegadas sai por R$ 3,8 mil.

Novo Magic Keyboard aproxima tablet do Macbook  Foto: Apple/Reprodução

Já o Apple Pencil ganhou uma versão Pro, com um sensor na ponta da caneta que pode ter comandos personalizados. Semelhante ao que acontece nos AirPods, é possível clicar ou segurar no dispositivo para mudar o comando - no exemplo da empresa, foi possível mudar o pincel de escrita, as cores das canetas e até o tipo de iluminação de uma ilustração apenas utilizando o comando da ponta do Apple Pencil.

Ainda, uma resposta tátil é emitida sempre que o usuário utilizar a função, para indicar a mudança de movimento. A nova caneta é ligeiramente mais comprida que o modelo mais recente da companhia californiana, o Apple Pencil 2ª geração, lançada em 2023 e também é compatível com os modelos de iPad Air.

Novo Apple Pencil  Foto: Apple/Reprodução

O dispositivo também tem uma configuração para ser encontrada pelo Find My, aplicativo da Apple de monitoramento de objetos - o app é o mesmo usado na configuração da AirTag e de aviso de localização de outros dispositivos da empresa.

Ainda sem previsão de início das vendas, o Apple Pencil Pro já está no site da empresa e vai chegar ao mercado brasileiro por R$ 1,5 mil.

A Apple renovou a sua linha de tablets na manhã desta terça-feira, 7, durante o evento Let Loose. A companhia apresentou a nova versão do iPad Pro, linha mais potente e cara da marca, além de apresentar melhorias para o iPad Air e mostrar novas versões do teclado Magic Keyboard e da caneta Apple Pencil. Com preços que começam em R$ 7 mil, o modelo mais potente dos iPads lançados nesta terça pode chegar a R$ 31,5 mil, com 2 TB de armazenamento. Reveja o evento aqui:

O evento gerou expectativas desde o anúncio pela possibilidade de revelar ferramentas de IA da Apple nos iPads - ou, pelo menos, oferecer uma pista do que poderá ser visto na conferencia de desenvolvedores da marca, a Worldwide Developers Conference (WWDC), que acontece em junho.

Era esperado, também, que os novos lançamentos ajudassem a empolgar o mercado de iPads novamente: no último relatório financeiro da Apple, o segmento de tablets da empresa teve uma queda de 17% na receita de vendas na comparação anual.

iPad Pro

O iPad Pro surgiu com bordas menores nas telas e, de acordo com a Apple, é o produto mais fino já fabricado marca. O aparelho também tem dois tamanhos, 11 polegadas e 13 polegadas, assim como o iPad Air, e chega nas cores prata e cinza.

É a primeira vez que a tela do iPad Pro chega a 13 polegadas - antes era 12,9 polegadas. A versão de 11 polegadas tem 5.3 mm de espessura, enquanto o modelo de 13 polegadas possui 5.1mm - o que o torna mais fino do que o iPod Nano, lançado pela empresa em 2005.

Novo iPad Pro tem painel e processador renovados Foto: Apple/Reprodução

Uma das principais novidades é que a companhia trocou a composição do painel, usando uma tecnologia chamada Tandem Oled, que usa dois paneis de Oled sobrepostos para turbinar a luminosidade. A tecnologia pode levar a um pico de até 1,6 mil nits de brilho, fazendo com que as cores e a definição das imagens seja mais nítida e tenha mais qualidade. É a primeira vez que a companhia adota painéis de Oled em seus tablets, um tipo de tela que a companhia batizou de Ultra Retina XDR. Até aqui, as telas eram de LCD.

A empresa também deu um salto no processamento do iPad Pro: do chip M2, o aparelho passa a ter o processador M4, lançado pela Apple no evento. O M4 é o chip mais avançado da Apple até o momento e usa tecnologia de 3 nanômetros de segunda geração. Ele tem 4 núcleos de performance, 6 núcleos de eficiência e 10 núcleos de GPU.

O chip também tem o neural engine, dedicado a processamento de atividades de IA, por exemplo. De acordo com a Apple, o M4 pode oferecer 4 vezes mais eficiencia do que o chip M2.

A câmera traseira permanece de 12 MP, além do radar de profundidade LiDAR e um flash adaptativo. Já a câmera frontal foi movida para a lateral para ficar no topo do modo horizontal, como se fosse uma câmera de notebook. A apple também afirmou que o iPad Pro usa IA para identificar e escanear documentos.

As opções de armazenamento começam em 256 GB e passam pelas versões de 512 GB, 1 TB e 2 TB. O usuário também pode escolher, na hora da compra, uma opção de tela personalizada, chamada “vidro nano-texture”. Essa tela oferece um efeito mais opaco, como uma cobertura de película mate, ao invés da tela brilhante de vidro tradicional.

“A partir de um processo preciso de gravação em escala nanométrica, o vidro nano-texture mantém a qualidade e o contraste da imagem enquanto dispersa a luz ambiente para reduzir ainda mais o reflexo”, afirmou a Apple sobre o novo acabamento.

Quem quiser o novo aparelho, porém, precisa estar preparado para desembolsar uma pequena bolada. Na versão de 11 polegadas, o modelo mais simples, com armazenamento de 256 GB, tela de vidro convencional e Wi-Fi, o produto sai por R$ 13 mil. A configuração mais potente do aparelho, com 13 polegadas, 2 TB de armazenamento, tela de vidro nano-texture e Wi-Fi+ chip de conexão, sai por R$ 31,5 mil.

iPad Air chega em novo tamanho

A primeira novidade anunciada pela Apple no evento desta terça foi o iPad Air. Apesar de ofuscado pela versão Pro, o aparelho trouxe uma atualização importante: é a primeira vez que chega ao mercado em dois tamanhos - 11 e 13 polegadas, com a tela maior sendo novidade na linha. Será possível encontrar quatro cores, seguindo a linha colorida de tons pasteis que a empresa adotou nos últimos anos: azul, rosa, bege e cinza.

A câmera foi reposicionada para ser acomodada no modo horizontal, como se fosse um notebook, o que já acontece no iPad 10ª geração, por exemplo. O tablet ganhou também o chip M2, o que garante 50% de performance em relação ao M1. O M2 é o mesmo processador presente nos Macbooks da empresa lançados em 2022.

O aparelho está disponível nas opções de armazenamento de 128 GB, 256 GB, 512 GB e 1 TB e, diferente da versão Pro, não tem a opção da tela de vidro nano-texture. Assim, o modelo mais simples do iPad Air, com 11 polegadas, 128 GB de armazenamento e Wi-Fi sai por R$ 7 mil. Já a configuração mais avançada possível, com 13 polegadas, 1 TB de armazenamento e Wi-Fi + chip de conexão fica por R$ 17,1 mil.

Novo teclado e caneta

Um novo Magic Keyboard para iPad Pro também foi anunciado. Com poucas mudanças, o aparelho ganhou novas teclas para se aproximar de um teclado de Macbook. Além de uma nova fileira de botões de função, o acessório também ficou mais fino em relação ao modelo anterior, lançado em 2020.

O novo teclado também tem corpo em alumínio, que permite uma sensação mais agradável ao utilizar o aparelho junto com o iPad. O Magic Keyboard para iPad Pro (M4), como está sendo identificado, não é compatível com outros modelos de tablet da Apple, apenas com as versões lançadas nesta terça.

Disponível nas cores preto e prata, o teclado para o iPad Pro de 11 polegadas custa R$ 3,3 mil e a versão para 13 polegadas sai por R$ 3,8 mil.

Novo Magic Keyboard aproxima tablet do Macbook  Foto: Apple/Reprodução

Já o Apple Pencil ganhou uma versão Pro, com um sensor na ponta da caneta que pode ter comandos personalizados. Semelhante ao que acontece nos AirPods, é possível clicar ou segurar no dispositivo para mudar o comando - no exemplo da empresa, foi possível mudar o pincel de escrita, as cores das canetas e até o tipo de iluminação de uma ilustração apenas utilizando o comando da ponta do Apple Pencil.

Ainda, uma resposta tátil é emitida sempre que o usuário utilizar a função, para indicar a mudança de movimento. A nova caneta é ligeiramente mais comprida que o modelo mais recente da companhia californiana, o Apple Pencil 2ª geração, lançada em 2023 e também é compatível com os modelos de iPad Air.

Novo Apple Pencil  Foto: Apple/Reprodução

O dispositivo também tem uma configuração para ser encontrada pelo Find My, aplicativo da Apple de monitoramento de objetos - o app é o mesmo usado na configuração da AirTag e de aviso de localização de outros dispositivos da empresa.

Ainda sem previsão de início das vendas, o Apple Pencil Pro já está no site da empresa e vai chegar ao mercado brasileiro por R$ 1,5 mil.

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