LAS VEGAS - Inteligência artificial (IA) em todos os eletrônicos possíveis: essa foi a proposta mostrada pela LG, a primeira empresa a abrir a Consumers Electronics Show (CES) em 2025. A apresentação da sul-coreana foi recheada de integração de dispositivos e comandos de IA, e deu o pontapé inicial nas novidades da feira.
Para este ano, a empresa continua apostando no seu próprio conceito de “AI”, batizada de “Affectionate Intelligence”, e trouxe a tecnologia em basicamente todos os produtos mostrados na apresentação desta segunda-feira, 6. Desde máquinas de lavar roupas - com ciclos baseados em IA - até assistentes pessoais que podem entender quando o usuário está em perigo, por exemplo.
A apresentação começou com dispositivos conectados que identificam características do ambiente: um umidificador de ar que percebeu que o tempo estava mais seco e ajustou a climatização da cozinha, um robozinho que pode tomar conta do pet e uma assistente virtual que dá bom dia e recomenda, com base na previsão do tempo, que você saia de casa com um guarda-chuva.
A máquina de lavar Washtower é um exemplo do que a empresa pretende fazer com a inteligência aplicada a setores menos óbvios da casa. Com sensores especializados, o aparelho pode identificar o tipo do tecido colocado na máquina de lavar e programar o melhor ciclo para limpar a peça de roupa sem danificá-la.
Leia Também:
Para os carros, a LG anunciou uma IA que pode ser integrada com sensores e câmeras. A ideia é entender o ecossistema do veículo naquele momento, desde os batimentos cardíacos do motorista, o reconhecimento por vídeo do espaço e um sensor que pode captar o que acontece do lado de fora do carro.
Segundo a empresa, isso pode fazer com que a IA avise o usuário se ele esqueceu a caneca de café, por exemplo, ou se prefere fazer uma parada no caminho para desviar de um acidente.
Uma das novidades mais aguardadas, porém, ficou por conta das TVs. A LG integrou uma IA que pode interagir com voz com o usuário, permitindo que ajustes possam ser feitos na imagem e som dos conteúdos. A companhia anunciou uma parceria com a Microsoft, o que colocará o assistente Copilot nos televisores. Além disso, as duas empresas se comprometeram a trabalharem juntas em data centers ao redor do mundo.
As TVs da LG contarão também com um processador de IA próprio, chamado LG Alpha AI, que permite que os comandos sejam processados e exercitados pela IA diretamente na tv. Com isso, os aparelhos podem usar o processamento de linguagem natural nos grandes modelos de linguagem (LLMs) para refinar respostas e entender melhor comandos.
Na apresentação, o usuário utilizava o próprio controle da TV para dar comandos de voz. Ao descrever um filme - sem citar seu nome - o usuário pode navegar em opções que se encaixavam no seu pedido ou mesmo encontrar um programa exato.
* A repórter viajou a convite da Consumer Technology Association (CTA), organizadora da CES