Dezessete anos após o lançamento do primeiro iPhone, os celulares da Apple vão ganhar uma função há muito requisitada pelos usuários: a gravação de chamadas. Se, anteriormente, essa funcionalidade estava disponível apenas por meio de aplicativos de terceiros, agora, ela virá embutida com o novo iOS, sistema operacional da empresa, de acordo com os sites Android Authority e Mac Rumors.
A Apple lançou na segunda-feira, 29, o iOS 18.1 em sua versão beta para alguns donos do iPhone 15 Pro. Além do recurso de gravação de chamadas, ele vem ainda com algumas ferramentas da Apple Intelligence, plataforma de inteligência artificial da companhia.
No canto superior esquerdo da tela de chamada, o usuário poderá visualizar o botão de gravação de chamada. Quando acionado, haverá um aviso sonoro informando que a ligação está sendo gravada, de forma que todos os interlocutores podem ter ciência do acionamento dessa funcionalidade.
Encerrada a chamada, a gravação é automaticamente salva no aplicativo Notas, juntamente com uma transcrição de tudo que foi dito. Dessa forma, será possível não apenas ouvir novamente a ligação, mas também ler o texto correspondente àquilo que foi gravado.
A gravação da chamada em si não exige o acionamento de funções da Apple Intelligence para funcionar, o que significa que essas ferramentas podem estar inativas durante a chamada sem nenhum prejuízo. No entanto, a transcrição da gravação exige, sim, o uso da plataforma de inteligência artificial da Apple.
Leia mais
É importante notar que o iOS 18.1 está atualmente disponível apenas para os usuários de iPhone 15 Pro e iPhone 15 Pro Max inscritos no programa de desenvolvedores da Apple. Nas próximas semanas, pessoas de outros grupos devem se deparar com a disponibilidade do iOS 18.1 em sua versão beta.
Já para os demais, o iOS finalizado deve chegar entre os meses de setembro e outubro. Dessa forma, os donos dos aparelhos citados, junto com os compradores do então novo iPhone 16, terão acesso aos recursos de gravação e transcrição de chamadas.