A Apple anunciou a “Apple Intelligence”, seu novo conjunto de recursos de inteligência artificial (IA) que vai fazer parte de diversos aplicativos dentro do ecossistema iPhone, iPad e Mac, em uma tentativa de alcançar o mercado da tecnologia que já está estabelecido com outras empresas de tecnologia nos últimos dois anos. A novidade foi revelada durante a conferência anual Worldwide Developers Conference (WWDC) 2024, realizada na sede da empresa em Cupertino, Califórnia.
A Apple Intelligence promete trazer funcionalidades como gerenciamento de notificações, escrita automática de textos, resumos de e-mails e mensagens, além de integração entre aplicativos para realizar ações como reproduzir um podcast enviado por um contato. A empresa garante que todos os recursos de IA respeitarão a privacidade dos usuários, com processamento no próprio dispositivo e armazenamento em nuvem privada, sem acesso aos dados por parte da Apple.
Veja evento
Os modelos compatíveis com a IA são:
- iPhone 15 Pro
- iPhone 15 Pro Max
- iPad Pro (à partir de 2021, chip M1 e posteriores)
- iPad Air (à partir de 2022, chip M1 e posteriores)
- MacBook Air (à partir de 2020, chip M1 e posteriores)
- Macbook Pro (à partir de 2020, chip M1 e posteriores)
- iMac (à partir de 2021, chip M1 e posteriores)
- Mac mini (à partir de 2020, chip M1 e posteriores)
- Mac Studio (à partir de 2022, chip M1 e posteriores)
- Mac Pro (2023, chip M2 Ultra)
Na WWDC 2024, a Apple também anunciou uma parceria com a OpenAI para integrar o ChatGPT em seus aplicativos, incluindo a Siri. A assistente virtual poderá consultar o ChatGPT para fornecer respostas mais completas e personalizadas aos usuários, que poderão optar por utilizar ou não o recurso - nos apps, será usado o GPT-4o, modelo de linguagem mais atual da dona do chatbot.
Leia também
Além da Siri, a integração com o ChatGPT estará presente em outros aplicativos, como o Notas, permitindo gerar textos a partir de comandos. Para utilizar as ferramentas, não será necessário realizar cadastro em nenhuma plataforma da OpenAI, já que o recurso estará implementado dentro dos próprios aplicativos da Apple.
Apesar de ser processado em nuvem, as ferramentas com ChatGPT vão estar disponíveis apenas nos dispositivos compatíveis com Apple Intelligence.