Uma empresa apostando alto para ter a chance de recuperar terreno no mercado. Essa foi a Microsoft na E3 2017: na noite deste domingo, 11, a empresa revelou um novo modelo do Xbox One, o Xbox One X, e trouxe mais de 40 jogos – 22 deles, exclusivos para as suas plataformas – na tentativa de se tornar atraente aos jogadores.
Mais que uma estratégia, é uma questão de sobrevivência: estimativas do mercado dão conta de que o Xbox One, em suas várias versões, tem menos da metade dos 60 milhões de unidades vendidas do PlayStation 4.
Previsto para 7 de novembro, o novo Xbox One X vai custar US$ 499 nos EUA – o videogame ainda não tem data prevista para chegar ao Brasil. Menor videogame da família Xbox, o novo console terá alta performance para suportar jogos e vídeos em resolução 4K (Ultra HD), mas terá compatibilidade com os games e acessórios do atual videogame. Segundo a Microsoft, mais de 30 jogos já lançados – incluindo títulos como The Witcher, Forza e Halo – vão ganhar atualizações para ficarem "mais bonitos" com aresolução 4K e o "poder gráfico" do Xbox One X.
Games. No entanto, consoles não se vendem sozinhos – e a Microsoft sabe disso. Por isso, a companhia de Redmond trouxe títulos próprios e de empresas parceiras à conferência.
O principal destaque ficou por conta de Assassin's Creed: Origins, novo game da série da Ubisoft: ambientado no Egito da época do Império Romano, o jogo vai mostrar a origem da seita dos assassinos, os protagonistas da saga. Provavelmente, mais detalhes do jogo serão revelados na segunda-feira, 12, às 17h, quando acontece a conferência da Ubisoft.
Outros dois bons momentos de empresas parceiras ficaram com Anthem, o novo jogo em mundo aberto da Bioware, e Sombras da Guerra, game da Warner inspirado no universo de O Senhor dos Aneis. Além disso, a Square Enix trouxe ao evento da Microsoft o anúncio de Life is Strange: Before the Storm, espécie de sequência de um dos melhores jogos de 2015.
E3 2017: conheça os principais games anunciados na feira
Entre os títulos exclusivos da empresa, alguns títulos esperados finalmente deram as caras. É o caso de Cuphead e Tacoma – dois games indie exclusivos para o Xbox anunciados em 2015 –, que saem respectivamente em setembro e agosto. O primeiro é um jogo de plataforma com visual de desenho animado dos anos 40, enquanto o segundo, feito pelos criadores de Gone Home, é um game de suspense ambientado em uma nave espacial. Outro título que tem boas chances de atrair os jogadores é Forza Motorsport 7, novo game de uma das principais séries de corrida da atualidade.
Uma decepção foi o anúncio de que Sea of Thieves, game de piratas feito pela Rare (de Banjo Kazooie e Battletoads) foi adiado para 2018. Para o ano que vem, também ficou o game de zumbis State of Decay 2. Em contrapartida, bem vindo o anúncio de que Player Unknown's Battlegrounds, sensação dos PCs que emula o espírito de filmes como Jogos Vorazes, será um exclusivo do Xbox One e sai até o final do ano. Para os fãs de desenhos japoneses, vale ainda ressaltar DragonBall FighterZ, game de luta inspirado na animação estrelada por Goku e Gohan.
Nostalgia. Por fim, mas não menos importante, ficou o anúncio de que o Xbox One agora também terá compatibilidade com os jogos do primeiro Xbox, lançado em 2001. Isso significa que jogos como Crimson Skies poderão ser jogados nos videogames atuais – a partir do fim do ano.
Abaixo, veja como foi a conferência da Microsoft ao vivo.