Nintendo mostra novo fôlego com o Switch


Empresa conseguiu vender mais de 3 milhões de unidades do híbrido de console e portátil em um mês; Nintendo diz não ter planos de voltar ao Brasil

Por Bruno Capelas
Mario é o carro-chefe da Nintendo; empresa não tem planos de voltar ao Brasil Foto: Mario Frederic/AFP

Um ano pode mudar muita coisa no mundo dos games: se na E3 de 2016 a Nintendo teve uma presença discreta, destacando apenas o novo game da série Zelda, este ano a empresa mostrou que “daqui para a frente, tudo vai ser diferente”.

Em uma apresentação curta, de 25 minutos, a empresa exibiu mais de dez jogos para o Switch, seu videogame atual. Entre eles, há títulos clássicos da companhia, como Mario, Pokémon, Yoshi e Metroid, prontos para convencer o consumidor de que o novo videogame da empresa é o melhor presente de Natal de 2017.

continua após a publicidade

“A Nintendo abriu a variedade de jogos e soube usar as grandes marcas que eles têm, como Mario e Pokémon”, avalia Guilherme Camargo, professor da ESPM. Lançado em março, o Switch é um videogame híbrido: ele pode ser jogado em casa, mas também na rua. Seu controle pode ser dividido ao meio para que dois jogadores joguem juntos. “Enquanto a Sony e a Microsoft olham para o público fanático por games e apostam em gráficos, a Nintendo se destaca em novas formas de interagir com o jogador”, explica Arthur Protasio, roteirista da produtora de games Fableware. “Quando a indústria diz ‘zig’, nós dizemos ‘zag’. Queremos trazer diversão”, explicou Reggie Fils-Aime, presidente da Nintendo of America, ao site Glixel, na E3.

A receita parece ter dado certo: em seu primeiro mês no mercado, o Switch vendeu cerca de 3 milhões de unidades. Nos EUA, onde é vendido a US$ 399, lojas online e o varejo tradicional têm dificuldade de manter o estoque do produto por causa da demanda dos jogadores. O cenário é completamente diferente do Wii U, antecessor do Switch, que vendeu 14 milhões de unidades em quatro anos no mercado, e sofreu com a baixa adesão de jogadores e de parceiros. Agora, é diferente: EA, Bethesda e Ubisoft terão jogos para o Switch até o final deste ano.

Para André Pase, professor da PUC-RS, com os anúncios feitos pela japonesa esta semana, a Nintendo mostra que está de volta à briga. “Ela não disputa mercado com Sony e Microsoft, mas corre por fora”, avalia.

continua após a publicidade

Brasil. Apesar do bom início do Switch, é cedo para apostar em ver a Nintendo de volta ao Brasil – a empresa abandonou sua operação local no início de 2015, no auge da crise do Wii U. Na E3, a empresa disse não ter planos de retornar ao País. 

E3 2017: conheça os principais games anunciados na feira

1 | 49

Homem-Aranha

Foto: Sony
2 | 49

FIFA 18

Foto: EA
3 | 49

Days Gone

Foto: Sony
4 | 49

Mario + Rabbids

Foto: Ubisoft
5 | 49

Shadow of the Colossus

Foto: Sony
6 | 49

Call of Duty: WWII

Foto: Sony
7 | 49

Super Mario Odyssey

Foto: Nintendo
8 | 49

Yoshi

Foto: Nintendo
9 | 49

Assassin's Creed: Origins

10 | 49

Metroid Prime 4

Foto: Nintendo
11 | 49

God of War

Foto: Sony
12 | 49

Madden NFL 18

Foto: EA
13 | 49

PES 2018

Foto: Konami
14 | 49

Pokémon RPG

Foto: Nintendo
15 | 49

Beyond Good and Evil 2

Foto: Ubisoft
16 | 49

Pokken Tournament DX

Foto: Nintendo
17 | 49

Kirby

Foto: Nintendo
18 | 49

Starlink

Foto: Ubisoft
19 | 49

Just Dance 2018

Foto: Ubisoft
20 | 49

NBA Live 18

Foto: EA
21 | 49

Marvel vs. Capcom: Infinite

Foto: Sony
22 | 49

Knack 2

Foto: Sony
23 | 49

Anthem

Foto: EA
24 | 49

LawBreakers

Foto: Cliffy Bleszinski
25 | 49

Detroit: Become Human

Foto: Sony
26 | 49

Fire Emblem Warriors

Foto: Nintendo
27 | 49

Need for Speed: Payback

Foto: EA
28 | 49

Xenoblade Chronicles 2

Foto: Nintendo
29 | 49

Star Wars Battlefront II

Foto: EA
30 | 49

Destiny 2

Foto: Activision
31 | 49

Terra-média: Sombras da Guerra

Foto: Warner
32 | 49

The Evil Within 2

Foto: Bethesda
33 | 49

Cuphead

Foto: Microsoft
34 | 49

Gran Turismo Sport

Foto: Sony
35 | 49

Skull and Bones

Foto: Ubisoft
36 | 49

Age of Empires: Definitive Edition

Foto: Microsoft
37 | 49

Wolfenstein II: The New Colossus

Foto: Bethesda
38 | 49

Far Cry 5

Foto: Ubisoft
39 | 49

South Park: A Fenda que Abunda Força

Foto: Ubisoft
40 | 49

Life is Strange: Before the Storm

Foto: Square Enix
41 | 49

Forza Motorsport 7

Foto: Microsoft
42 | 49

Metro Exodus

Foto: Microsoft
43 | 49

Tacoma

Foto: Microsoft
44 | 49

A Way Out

Foto: EA
45 | 49

Ori and the Will of the Wisps

Foto: Microsoft
46 | 49

Sea of Thieves

Foto: Microsoft
47 | 49

DragonBall FighterZ

Foto: Bandai Namco
48 | 49

Crackdown 3

Foto: Microsoft
49 | 49

Transference

Foto: Ubisoft
Mario é o carro-chefe da Nintendo; empresa não tem planos de voltar ao Brasil Foto: Mario Frederic/AFP

Um ano pode mudar muita coisa no mundo dos games: se na E3 de 2016 a Nintendo teve uma presença discreta, destacando apenas o novo game da série Zelda, este ano a empresa mostrou que “daqui para a frente, tudo vai ser diferente”.

Em uma apresentação curta, de 25 minutos, a empresa exibiu mais de dez jogos para o Switch, seu videogame atual. Entre eles, há títulos clássicos da companhia, como Mario, Pokémon, Yoshi e Metroid, prontos para convencer o consumidor de que o novo videogame da empresa é o melhor presente de Natal de 2017.

“A Nintendo abriu a variedade de jogos e soube usar as grandes marcas que eles têm, como Mario e Pokémon”, avalia Guilherme Camargo, professor da ESPM. Lançado em março, o Switch é um videogame híbrido: ele pode ser jogado em casa, mas também na rua. Seu controle pode ser dividido ao meio para que dois jogadores joguem juntos. “Enquanto a Sony e a Microsoft olham para o público fanático por games e apostam em gráficos, a Nintendo se destaca em novas formas de interagir com o jogador”, explica Arthur Protasio, roteirista da produtora de games Fableware. “Quando a indústria diz ‘zig’, nós dizemos ‘zag’. Queremos trazer diversão”, explicou Reggie Fils-Aime, presidente da Nintendo of America, ao site Glixel, na E3.

A receita parece ter dado certo: em seu primeiro mês no mercado, o Switch vendeu cerca de 3 milhões de unidades. Nos EUA, onde é vendido a US$ 399, lojas online e o varejo tradicional têm dificuldade de manter o estoque do produto por causa da demanda dos jogadores. O cenário é completamente diferente do Wii U, antecessor do Switch, que vendeu 14 milhões de unidades em quatro anos no mercado, e sofreu com a baixa adesão de jogadores e de parceiros. Agora, é diferente: EA, Bethesda e Ubisoft terão jogos para o Switch até o final deste ano.

Para André Pase, professor da PUC-RS, com os anúncios feitos pela japonesa esta semana, a Nintendo mostra que está de volta à briga. “Ela não disputa mercado com Sony e Microsoft, mas corre por fora”, avalia.

Brasil. Apesar do bom início do Switch, é cedo para apostar em ver a Nintendo de volta ao Brasil – a empresa abandonou sua operação local no início de 2015, no auge da crise do Wii U. Na E3, a empresa disse não ter planos de retornar ao País. 

E3 2017: conheça os principais games anunciados na feira

1 | 49

Homem-Aranha

Foto: Sony
2 | 49

FIFA 18

Foto: EA
3 | 49

Days Gone

Foto: Sony
4 | 49

Mario + Rabbids

Foto: Ubisoft
5 | 49

Shadow of the Colossus

Foto: Sony
6 | 49

Call of Duty: WWII

Foto: Sony
7 | 49

Super Mario Odyssey

Foto: Nintendo
8 | 49

Yoshi

Foto: Nintendo
9 | 49

Assassin's Creed: Origins

10 | 49

Metroid Prime 4

Foto: Nintendo
11 | 49

God of War

Foto: Sony
12 | 49

Madden NFL 18

Foto: EA
13 | 49

PES 2018

Foto: Konami
14 | 49

Pokémon RPG

Foto: Nintendo
15 | 49

Beyond Good and Evil 2

Foto: Ubisoft
16 | 49

Pokken Tournament DX

Foto: Nintendo
17 | 49

Kirby

Foto: Nintendo
18 | 49

Starlink

Foto: Ubisoft
19 | 49

Just Dance 2018

Foto: Ubisoft
20 | 49

NBA Live 18

Foto: EA
21 | 49

Marvel vs. Capcom: Infinite

Foto: Sony
22 | 49

Knack 2

Foto: Sony
23 | 49

Anthem

Foto: EA
24 | 49

LawBreakers

Foto: Cliffy Bleszinski
25 | 49

Detroit: Become Human

Foto: Sony
26 | 49

Fire Emblem Warriors

Foto: Nintendo
27 | 49

Need for Speed: Payback

Foto: EA
28 | 49

Xenoblade Chronicles 2

Foto: Nintendo
29 | 49

Star Wars Battlefront II

Foto: EA
30 | 49

Destiny 2

Foto: Activision
31 | 49

Terra-média: Sombras da Guerra

Foto: Warner
32 | 49

The Evil Within 2

Foto: Bethesda
33 | 49

Cuphead

Foto: Microsoft
34 | 49

Gran Turismo Sport

Foto: Sony
35 | 49

Skull and Bones

Foto: Ubisoft
36 | 49

Age of Empires: Definitive Edition

Foto: Microsoft
37 | 49

Wolfenstein II: The New Colossus

Foto: Bethesda
38 | 49

Far Cry 5

Foto: Ubisoft
39 | 49

South Park: A Fenda que Abunda Força

Foto: Ubisoft
40 | 49

Life is Strange: Before the Storm

Foto: Square Enix
41 | 49

Forza Motorsport 7

Foto: Microsoft
42 | 49

Metro Exodus

Foto: Microsoft
43 | 49

Tacoma

Foto: Microsoft
44 | 49

A Way Out

Foto: EA
45 | 49

Ori and the Will of the Wisps

Foto: Microsoft
46 | 49

Sea of Thieves

Foto: Microsoft
47 | 49

DragonBall FighterZ

Foto: Bandai Namco
48 | 49

Crackdown 3

Foto: Microsoft
49 | 49

Transference

Foto: Ubisoft
Mario é o carro-chefe da Nintendo; empresa não tem planos de voltar ao Brasil Foto: Mario Frederic/AFP

Um ano pode mudar muita coisa no mundo dos games: se na E3 de 2016 a Nintendo teve uma presença discreta, destacando apenas o novo game da série Zelda, este ano a empresa mostrou que “daqui para a frente, tudo vai ser diferente”.

Em uma apresentação curta, de 25 minutos, a empresa exibiu mais de dez jogos para o Switch, seu videogame atual. Entre eles, há títulos clássicos da companhia, como Mario, Pokémon, Yoshi e Metroid, prontos para convencer o consumidor de que o novo videogame da empresa é o melhor presente de Natal de 2017.

“A Nintendo abriu a variedade de jogos e soube usar as grandes marcas que eles têm, como Mario e Pokémon”, avalia Guilherme Camargo, professor da ESPM. Lançado em março, o Switch é um videogame híbrido: ele pode ser jogado em casa, mas também na rua. Seu controle pode ser dividido ao meio para que dois jogadores joguem juntos. “Enquanto a Sony e a Microsoft olham para o público fanático por games e apostam em gráficos, a Nintendo se destaca em novas formas de interagir com o jogador”, explica Arthur Protasio, roteirista da produtora de games Fableware. “Quando a indústria diz ‘zig’, nós dizemos ‘zag’. Queremos trazer diversão”, explicou Reggie Fils-Aime, presidente da Nintendo of America, ao site Glixel, na E3.

A receita parece ter dado certo: em seu primeiro mês no mercado, o Switch vendeu cerca de 3 milhões de unidades. Nos EUA, onde é vendido a US$ 399, lojas online e o varejo tradicional têm dificuldade de manter o estoque do produto por causa da demanda dos jogadores. O cenário é completamente diferente do Wii U, antecessor do Switch, que vendeu 14 milhões de unidades em quatro anos no mercado, e sofreu com a baixa adesão de jogadores e de parceiros. Agora, é diferente: EA, Bethesda e Ubisoft terão jogos para o Switch até o final deste ano.

Para André Pase, professor da PUC-RS, com os anúncios feitos pela japonesa esta semana, a Nintendo mostra que está de volta à briga. “Ela não disputa mercado com Sony e Microsoft, mas corre por fora”, avalia.

Brasil. Apesar do bom início do Switch, é cedo para apostar em ver a Nintendo de volta ao Brasil – a empresa abandonou sua operação local no início de 2015, no auge da crise do Wii U. Na E3, a empresa disse não ter planos de retornar ao País. 

E3 2017: conheça os principais games anunciados na feira

1 | 49

Homem-Aranha

Foto: Sony
2 | 49

FIFA 18

Foto: EA
3 | 49

Days Gone

Foto: Sony
4 | 49

Mario + Rabbids

Foto: Ubisoft
5 | 49

Shadow of the Colossus

Foto: Sony
6 | 49

Call of Duty: WWII

Foto: Sony
7 | 49

Super Mario Odyssey

Foto: Nintendo
8 | 49

Yoshi

Foto: Nintendo
9 | 49

Assassin's Creed: Origins

10 | 49

Metroid Prime 4

Foto: Nintendo
11 | 49

God of War

Foto: Sony
12 | 49

Madden NFL 18

Foto: EA
13 | 49

PES 2018

Foto: Konami
14 | 49

Pokémon RPG

Foto: Nintendo
15 | 49

Beyond Good and Evil 2

Foto: Ubisoft
16 | 49

Pokken Tournament DX

Foto: Nintendo
17 | 49

Kirby

Foto: Nintendo
18 | 49

Starlink

Foto: Ubisoft
19 | 49

Just Dance 2018

Foto: Ubisoft
20 | 49

NBA Live 18

Foto: EA
21 | 49

Marvel vs. Capcom: Infinite

Foto: Sony
22 | 49

Knack 2

Foto: Sony
23 | 49

Anthem

Foto: EA
24 | 49

LawBreakers

Foto: Cliffy Bleszinski
25 | 49

Detroit: Become Human

Foto: Sony
26 | 49

Fire Emblem Warriors

Foto: Nintendo
27 | 49

Need for Speed: Payback

Foto: EA
28 | 49

Xenoblade Chronicles 2

Foto: Nintendo
29 | 49

Star Wars Battlefront II

Foto: EA
30 | 49

Destiny 2

Foto: Activision
31 | 49

Terra-média: Sombras da Guerra

Foto: Warner
32 | 49

The Evil Within 2

Foto: Bethesda
33 | 49

Cuphead

Foto: Microsoft
34 | 49

Gran Turismo Sport

Foto: Sony
35 | 49

Skull and Bones

Foto: Ubisoft
36 | 49

Age of Empires: Definitive Edition

Foto: Microsoft
37 | 49

Wolfenstein II: The New Colossus

Foto: Bethesda
38 | 49

Far Cry 5

Foto: Ubisoft
39 | 49

South Park: A Fenda que Abunda Força

Foto: Ubisoft
40 | 49

Life is Strange: Before the Storm

Foto: Square Enix
41 | 49

Forza Motorsport 7

Foto: Microsoft
42 | 49

Metro Exodus

Foto: Microsoft
43 | 49

Tacoma

Foto: Microsoft
44 | 49

A Way Out

Foto: EA
45 | 49

Ori and the Will of the Wisps

Foto: Microsoft
46 | 49

Sea of Thieves

Foto: Microsoft
47 | 49

DragonBall FighterZ

Foto: Bandai Namco
48 | 49

Crackdown 3

Foto: Microsoft
49 | 49

Transference

Foto: Ubisoft
Mario é o carro-chefe da Nintendo; empresa não tem planos de voltar ao Brasil Foto: Mario Frederic/AFP

Um ano pode mudar muita coisa no mundo dos games: se na E3 de 2016 a Nintendo teve uma presença discreta, destacando apenas o novo game da série Zelda, este ano a empresa mostrou que “daqui para a frente, tudo vai ser diferente”.

Em uma apresentação curta, de 25 minutos, a empresa exibiu mais de dez jogos para o Switch, seu videogame atual. Entre eles, há títulos clássicos da companhia, como Mario, Pokémon, Yoshi e Metroid, prontos para convencer o consumidor de que o novo videogame da empresa é o melhor presente de Natal de 2017.

“A Nintendo abriu a variedade de jogos e soube usar as grandes marcas que eles têm, como Mario e Pokémon”, avalia Guilherme Camargo, professor da ESPM. Lançado em março, o Switch é um videogame híbrido: ele pode ser jogado em casa, mas também na rua. Seu controle pode ser dividido ao meio para que dois jogadores joguem juntos. “Enquanto a Sony e a Microsoft olham para o público fanático por games e apostam em gráficos, a Nintendo se destaca em novas formas de interagir com o jogador”, explica Arthur Protasio, roteirista da produtora de games Fableware. “Quando a indústria diz ‘zig’, nós dizemos ‘zag’. Queremos trazer diversão”, explicou Reggie Fils-Aime, presidente da Nintendo of America, ao site Glixel, na E3.

A receita parece ter dado certo: em seu primeiro mês no mercado, o Switch vendeu cerca de 3 milhões de unidades. Nos EUA, onde é vendido a US$ 399, lojas online e o varejo tradicional têm dificuldade de manter o estoque do produto por causa da demanda dos jogadores. O cenário é completamente diferente do Wii U, antecessor do Switch, que vendeu 14 milhões de unidades em quatro anos no mercado, e sofreu com a baixa adesão de jogadores e de parceiros. Agora, é diferente: EA, Bethesda e Ubisoft terão jogos para o Switch até o final deste ano.

Para André Pase, professor da PUC-RS, com os anúncios feitos pela japonesa esta semana, a Nintendo mostra que está de volta à briga. “Ela não disputa mercado com Sony e Microsoft, mas corre por fora”, avalia.

Brasil. Apesar do bom início do Switch, é cedo para apostar em ver a Nintendo de volta ao Brasil – a empresa abandonou sua operação local no início de 2015, no auge da crise do Wii U. Na E3, a empresa disse não ter planos de retornar ao País. 

E3 2017: conheça os principais games anunciados na feira

1 | 49

Homem-Aranha

Foto: Sony
2 | 49

FIFA 18

Foto: EA
3 | 49

Days Gone

Foto: Sony
4 | 49

Mario + Rabbids

Foto: Ubisoft
5 | 49

Shadow of the Colossus

Foto: Sony
6 | 49

Call of Duty: WWII

Foto: Sony
7 | 49

Super Mario Odyssey

Foto: Nintendo
8 | 49

Yoshi

Foto: Nintendo
9 | 49

Assassin's Creed: Origins

10 | 49

Metroid Prime 4

Foto: Nintendo
11 | 49

God of War

Foto: Sony
12 | 49

Madden NFL 18

Foto: EA
13 | 49

PES 2018

Foto: Konami
14 | 49

Pokémon RPG

Foto: Nintendo
15 | 49

Beyond Good and Evil 2

Foto: Ubisoft
16 | 49

Pokken Tournament DX

Foto: Nintendo
17 | 49

Kirby

Foto: Nintendo
18 | 49

Starlink

Foto: Ubisoft
19 | 49

Just Dance 2018

Foto: Ubisoft
20 | 49

NBA Live 18

Foto: EA
21 | 49

Marvel vs. Capcom: Infinite

Foto: Sony
22 | 49

Knack 2

Foto: Sony
23 | 49

Anthem

Foto: EA
24 | 49

LawBreakers

Foto: Cliffy Bleszinski
25 | 49

Detroit: Become Human

Foto: Sony
26 | 49

Fire Emblem Warriors

Foto: Nintendo
27 | 49

Need for Speed: Payback

Foto: EA
28 | 49

Xenoblade Chronicles 2

Foto: Nintendo
29 | 49

Star Wars Battlefront II

Foto: EA
30 | 49

Destiny 2

Foto: Activision
31 | 49

Terra-média: Sombras da Guerra

Foto: Warner
32 | 49

The Evil Within 2

Foto: Bethesda
33 | 49

Cuphead

Foto: Microsoft
34 | 49

Gran Turismo Sport

Foto: Sony
35 | 49

Skull and Bones

Foto: Ubisoft
36 | 49

Age of Empires: Definitive Edition

Foto: Microsoft
37 | 49

Wolfenstein II: The New Colossus

Foto: Bethesda
38 | 49

Far Cry 5

Foto: Ubisoft
39 | 49

South Park: A Fenda que Abunda Força

Foto: Ubisoft
40 | 49

Life is Strange: Before the Storm

Foto: Square Enix
41 | 49

Forza Motorsport 7

Foto: Microsoft
42 | 49

Metro Exodus

Foto: Microsoft
43 | 49

Tacoma

Foto: Microsoft
44 | 49

A Way Out

Foto: EA
45 | 49

Ori and the Will of the Wisps

Foto: Microsoft
46 | 49

Sea of Thieves

Foto: Microsoft
47 | 49

DragonBall FighterZ

Foto: Bandai Namco
48 | 49

Crackdown 3

Foto: Microsoft
49 | 49

Transference

Foto: Ubisoft

Atualizamos nossa política de cookies

Ao utilizar nossos serviços, você aceita a política de monitoramento de cookies.