A Nintendo anunciou nesta terça-feira, 12, que atingiu a marca de 10 milhões de unidades vendidas de seu novo videogame, o Nintendo Switch. Só nos últimos dois meses, o console vendeu 2,5 milhões de unidades – o último dado de vendas, divulgado em setembro pela empresa, dava conta de que 7,6 milhões de aparelhos tinham sido vendidos.
Lançado em março, o console tem feito sucesso por borrar a fronteira entre videogames portáteis e de mesa, e por conta de grandes jogos como Super Mario Odyssey e The Legend of Zelda: Breath of the Wild – na semana passada, o game venceu o prêmio de Jogo do Ano no The Game Awards, premiação que é considerada o Oscar dos games.
Hoje, os dois jogos, bem como o relançamento Mario Kart 8 Deluxe, estão nas mãos de pelo menos 50% dos donos de um Switch. "Isso nos ajuda muito a vender o console", disse o vice-presidente de operações da Nintendo nos Estados Unidos, Reggie Fils-Aime.
Os 15 melhores jogos do Nintendo Switch
"A demanda tem sido grande e estamos fazendo nosso melhor para atendê-la da melhor forma durante a época de compras de fim de ano", afirmou em comunicado à imprensa Reggie Fils-Aime. Nos EUA, o Switch é vendido por US$ 299 – aqui no Brasil, ele pode ser encontrado no varejo informal por preços a partir de R$ 1,5 mil.
Com as boas vendas, o Switch tem tudo para bater as vendas totais de seu antecessor, o Wii U, apenas em seu primeiro ano no mercado. Lançado em 2012, o Wii U vendeu apenas 13,6 milhões de unidades em quatro anos e meio nas lojas – a expectativa da Nintendo com o Switch é de vender 14 milhões de consoles até março de 2018.
O aparelho, porém, precisa ainda de um empurrão nas vendas se quiser superar o maior sucesso da história da japonesa: o Wii, lançado em 2006 e com mais de 100 milhões de unidades vendidas. Para isso, a empresa tem acelerado seus anúncios de jogos para 2018: entre eles, haverá novos games de clássicas séries, como Yoshi, Metroid, Pokémon, Bayonetta e Kirby, além de jogos de outras empresas como Wolfenstein II: The New Colossus e Mega Man 11.