Xbox 360 e PS3 se mantêm populares nos emergentes


Videogames lançados há mais de uma década ainda fazem parte da estratégia para games como Fifa e Just Dance

Por Bruno Capelas
Just Dance 2019 terá funk brasileiro em catálogo Foto: Ubisoft

Enquanto muita gente já começa a pensar em como pode ser a próxima geração de videogames, uma parte dos jogadores ainda está olhando no retrovisor: consoles como PlayStation 3, Wii e Xbox 360, lançados há mais de uma década, ainda são populares em algumas partes do mundo e vão receber novos jogos lançados na E3 em breve.

É o caso do game de futebol Fifa 19, da EA, que terá versões para PS3 e Xbox 360, e Just Dance 2019, da Ubisoft, que levará hits de Maroon 5 e do funk brasileiro para o Wii e o Xbox 360.

continua após a publicidade

Não se trata, porém, de um fetiche pelo passado. “Há muita gente nos países emergentes que ainda jogam na geração antiga. Enquanto houver apetite, vamos continuar oferecendo”, diz Matt Booty, diretor criativo do jogo de futebol da EA.

O Brasil é um desses mercados: segundo dados da Pesquisa Game Brasil, feita pela produtora Sioux Interactive e pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) em maio deste ano, o Xbox 360 ainda é o videogame mais popular do País – mesmo tendo sido lançado em 2005.

Nada menos que 32% dos quase 3 mil entrevistados pela pesquisa disseram ter o Xbox 360 em casa. Ele é seguido de perto pelo PlayStation 3 e pelo PlayStation 2. Já dispositivos da geração atual, como PS4 e Xbox One, só aparecem na quarta e na quinta posição do ranking.

continua após a publicidade

“Estamos atrasados na base instalada, seja pela falta de investimento da indústria ou pela fragilidade da economia”, diz o professor da ESPM, Guilherme Camargo.

Para Bertrand Chaverot, vice-presidente da Ubisoft na América Latina, o baixo poder aquisitivo na região também favorece os “veteranos” – títulos para PS3 e Xbox 360 costumam ter preço R$ 50 abaixo das versões para consoles atuais. “Nem todos os jogadores tem uma ‘mesada’ que suporta a compra de um videogame de última geração”, diz o executivo. E reforça: “2018 é o último ano que lançamos Just Dance para os consoles antigos.”

A Konami, que lançou o jogo de futebol Pro Evolution Soccer para PS3 e Xbox 360 até o ano passado, desistiu das plataformas antigas nesse ano. “Preferimos focar nosso time para desenvolver um jogo melhor para a geração atual”, explica Lennart Bobzien, gerente de marca de PES para o mercado europeu. “Sei que na América Latina o game ainda vendia bem, mas infelizmente temos de dar o próximo passo.”

continua após a publicidade

Para o professor de comunicação digital da PUC-RS, André Pase, o público que continua no passado não está interessado em se atualizar. “São pessoas que não precisam mudar de plataforma para ter só uma nuance nova de uma diversão que já conhecem”, afirma. 

E3 2018: veja os games anunciados na feira de Los Angeles

1 | 49

Assassin's Creed: Odyssey

Foto: Ubisoft
2 | 49

The Last of Us 2

Foto: Sony
3 | 49

Super Smash Bros.

Foto: Nintendo
4 | 49

FIFA 19

Foto: EA
5 | 49

Cyberpunk 2077

Foto: CD Projekt Red
6 | 49

Gears of War 5

Foto: Microsoft
7 | 49

Spider-Man

Foto: Sony
8 | 49

Starlink: Battle for Atlas

Foto: Ubisoft
9 | 49

Mario Tennis Aces

Foto: Nintendo
10 | 49

The Elder Scrolls VI

Foto: Bethesda
11 | 49

Kingdom Hearts III

Foto: SquareEnix
12 | 49

Pokémon Let's Go Pikachu

Foto: Nintendo
13 | 49

Ori and the Will of the Wisps

Foto: Microsoft
14 | 49

The Crew 2

Foto: Ubisoft
15 | 49

Overcooked 2

Foto: Nintendo
16 | 49

The Awesome Adventures of Captain Spirit

Foto: Square Enix
17 | 49

Battlefield V

Foto: EA
18 | 49

Super Mario Party

Foto: Nintendo
19 | 49

Control

Foto: Remedy
20 | 49

Just Cause 4

Foto: Square Enix
21 | 49

Trials Rising

Foto: Ubisoft
22 | 49

Death Stranding

Foto: Sony
23 | 49

Command and Conquer: RIvals

Foto: EA
24 | 49

Shadow of the Tomb Raider

Foto: Square Enix
25 | 49

Resident Evil 2 Remake

Foto: Capcom
26 | 49

Wolfenstein: Youngblood

Foto: Bethesda
27 | 49

Battletoads

Foto: Microsoft
28 | 49

Jump Force

Foto: Microsoft
29 | 49

The Division 2

Foto: Ubisoft
30 | 49

Ghost of Tsushima

Foto: Sony
31 | 49

Unravel 2

Foto: EA
32 | 49

Forza Horizon 4

Foto: Microsoft
33 | 49

Anthem

Foto: EA
34 | 49

The Elder Scrolls: Blades

Foto: Bethesda
35 | 49

Sea of Solitude

Foto: EA
36 | 49

We Happy Few

Foto: Microsoft
37 | 49

Devil May Cry 5

Foto: Microsoft
38 | 49

Sekiro: Shadows Die Twice

Foto: FromSoftware
39 | 49

Halo: Infinite

Foto: Microsoft
40 | 49

Tunic

Foto: Microsoft
41 | 49

Doom Eternal

Foto: Bethesda
42 | 49

Gears POP e Gears Tactics

Foto: Microsoft
43 | 49

Session

Foto: Microsoft
44 | 49

Dying Light 2

Foto: Techland
45 | 49

Skull and Bones

Foto: Ubisoft
46 | 49

Rage 2

Foto: Bethesda
47 | 49

Fallout 76

Foto: Bethesda
48 | 49

Beyond Good and Evil 2

Foto: Ubisoft
49 | 49

Just Dance 2019

Foto: Ubisoft
Just Dance 2019 terá funk brasileiro em catálogo Foto: Ubisoft

Enquanto muita gente já começa a pensar em como pode ser a próxima geração de videogames, uma parte dos jogadores ainda está olhando no retrovisor: consoles como PlayStation 3, Wii e Xbox 360, lançados há mais de uma década, ainda são populares em algumas partes do mundo e vão receber novos jogos lançados na E3 em breve.

É o caso do game de futebol Fifa 19, da EA, que terá versões para PS3 e Xbox 360, e Just Dance 2019, da Ubisoft, que levará hits de Maroon 5 e do funk brasileiro para o Wii e o Xbox 360.

Não se trata, porém, de um fetiche pelo passado. “Há muita gente nos países emergentes que ainda jogam na geração antiga. Enquanto houver apetite, vamos continuar oferecendo”, diz Matt Booty, diretor criativo do jogo de futebol da EA.

O Brasil é um desses mercados: segundo dados da Pesquisa Game Brasil, feita pela produtora Sioux Interactive e pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) em maio deste ano, o Xbox 360 ainda é o videogame mais popular do País – mesmo tendo sido lançado em 2005.

Nada menos que 32% dos quase 3 mil entrevistados pela pesquisa disseram ter o Xbox 360 em casa. Ele é seguido de perto pelo PlayStation 3 e pelo PlayStation 2. Já dispositivos da geração atual, como PS4 e Xbox One, só aparecem na quarta e na quinta posição do ranking.

“Estamos atrasados na base instalada, seja pela falta de investimento da indústria ou pela fragilidade da economia”, diz o professor da ESPM, Guilherme Camargo.

Para Bertrand Chaverot, vice-presidente da Ubisoft na América Latina, o baixo poder aquisitivo na região também favorece os “veteranos” – títulos para PS3 e Xbox 360 costumam ter preço R$ 50 abaixo das versões para consoles atuais. “Nem todos os jogadores tem uma ‘mesada’ que suporta a compra de um videogame de última geração”, diz o executivo. E reforça: “2018 é o último ano que lançamos Just Dance para os consoles antigos.”

A Konami, que lançou o jogo de futebol Pro Evolution Soccer para PS3 e Xbox 360 até o ano passado, desistiu das plataformas antigas nesse ano. “Preferimos focar nosso time para desenvolver um jogo melhor para a geração atual”, explica Lennart Bobzien, gerente de marca de PES para o mercado europeu. “Sei que na América Latina o game ainda vendia bem, mas infelizmente temos de dar o próximo passo.”

Para o professor de comunicação digital da PUC-RS, André Pase, o público que continua no passado não está interessado em se atualizar. “São pessoas que não precisam mudar de plataforma para ter só uma nuance nova de uma diversão que já conhecem”, afirma. 

E3 2018: veja os games anunciados na feira de Los Angeles

1 | 49

Assassin's Creed: Odyssey

Foto: Ubisoft
2 | 49

The Last of Us 2

Foto: Sony
3 | 49

Super Smash Bros.

Foto: Nintendo
4 | 49

FIFA 19

Foto: EA
5 | 49

Cyberpunk 2077

Foto: CD Projekt Red
6 | 49

Gears of War 5

Foto: Microsoft
7 | 49

Spider-Man

Foto: Sony
8 | 49

Starlink: Battle for Atlas

Foto: Ubisoft
9 | 49

Mario Tennis Aces

Foto: Nintendo
10 | 49

The Elder Scrolls VI

Foto: Bethesda
11 | 49

Kingdom Hearts III

Foto: SquareEnix
12 | 49

Pokémon Let's Go Pikachu

Foto: Nintendo
13 | 49

Ori and the Will of the Wisps

Foto: Microsoft
14 | 49

The Crew 2

Foto: Ubisoft
15 | 49

Overcooked 2

Foto: Nintendo
16 | 49

The Awesome Adventures of Captain Spirit

Foto: Square Enix
17 | 49

Battlefield V

Foto: EA
18 | 49

Super Mario Party

Foto: Nintendo
19 | 49

Control

Foto: Remedy
20 | 49

Just Cause 4

Foto: Square Enix
21 | 49

Trials Rising

Foto: Ubisoft
22 | 49

Death Stranding

Foto: Sony
23 | 49

Command and Conquer: RIvals

Foto: EA
24 | 49

Shadow of the Tomb Raider

Foto: Square Enix
25 | 49

Resident Evil 2 Remake

Foto: Capcom
26 | 49

Wolfenstein: Youngblood

Foto: Bethesda
27 | 49

Battletoads

Foto: Microsoft
28 | 49

Jump Force

Foto: Microsoft
29 | 49

The Division 2

Foto: Ubisoft
30 | 49

Ghost of Tsushima

Foto: Sony
31 | 49

Unravel 2

Foto: EA
32 | 49

Forza Horizon 4

Foto: Microsoft
33 | 49

Anthem

Foto: EA
34 | 49

The Elder Scrolls: Blades

Foto: Bethesda
35 | 49

Sea of Solitude

Foto: EA
36 | 49

We Happy Few

Foto: Microsoft
37 | 49

Devil May Cry 5

Foto: Microsoft
38 | 49

Sekiro: Shadows Die Twice

Foto: FromSoftware
39 | 49

Halo: Infinite

Foto: Microsoft
40 | 49

Tunic

Foto: Microsoft
41 | 49

Doom Eternal

Foto: Bethesda
42 | 49

Gears POP e Gears Tactics

Foto: Microsoft
43 | 49

Session

Foto: Microsoft
44 | 49

Dying Light 2

Foto: Techland
45 | 49

Skull and Bones

Foto: Ubisoft
46 | 49

Rage 2

Foto: Bethesda
47 | 49

Fallout 76

Foto: Bethesda
48 | 49

Beyond Good and Evil 2

Foto: Ubisoft
49 | 49

Just Dance 2019

Foto: Ubisoft
Just Dance 2019 terá funk brasileiro em catálogo Foto: Ubisoft

Enquanto muita gente já começa a pensar em como pode ser a próxima geração de videogames, uma parte dos jogadores ainda está olhando no retrovisor: consoles como PlayStation 3, Wii e Xbox 360, lançados há mais de uma década, ainda são populares em algumas partes do mundo e vão receber novos jogos lançados na E3 em breve.

É o caso do game de futebol Fifa 19, da EA, que terá versões para PS3 e Xbox 360, e Just Dance 2019, da Ubisoft, que levará hits de Maroon 5 e do funk brasileiro para o Wii e o Xbox 360.

Não se trata, porém, de um fetiche pelo passado. “Há muita gente nos países emergentes que ainda jogam na geração antiga. Enquanto houver apetite, vamos continuar oferecendo”, diz Matt Booty, diretor criativo do jogo de futebol da EA.

O Brasil é um desses mercados: segundo dados da Pesquisa Game Brasil, feita pela produtora Sioux Interactive e pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) em maio deste ano, o Xbox 360 ainda é o videogame mais popular do País – mesmo tendo sido lançado em 2005.

Nada menos que 32% dos quase 3 mil entrevistados pela pesquisa disseram ter o Xbox 360 em casa. Ele é seguido de perto pelo PlayStation 3 e pelo PlayStation 2. Já dispositivos da geração atual, como PS4 e Xbox One, só aparecem na quarta e na quinta posição do ranking.

“Estamos atrasados na base instalada, seja pela falta de investimento da indústria ou pela fragilidade da economia”, diz o professor da ESPM, Guilherme Camargo.

Para Bertrand Chaverot, vice-presidente da Ubisoft na América Latina, o baixo poder aquisitivo na região também favorece os “veteranos” – títulos para PS3 e Xbox 360 costumam ter preço R$ 50 abaixo das versões para consoles atuais. “Nem todos os jogadores tem uma ‘mesada’ que suporta a compra de um videogame de última geração”, diz o executivo. E reforça: “2018 é o último ano que lançamos Just Dance para os consoles antigos.”

A Konami, que lançou o jogo de futebol Pro Evolution Soccer para PS3 e Xbox 360 até o ano passado, desistiu das plataformas antigas nesse ano. “Preferimos focar nosso time para desenvolver um jogo melhor para a geração atual”, explica Lennart Bobzien, gerente de marca de PES para o mercado europeu. “Sei que na América Latina o game ainda vendia bem, mas infelizmente temos de dar o próximo passo.”

Para o professor de comunicação digital da PUC-RS, André Pase, o público que continua no passado não está interessado em se atualizar. “São pessoas que não precisam mudar de plataforma para ter só uma nuance nova de uma diversão que já conhecem”, afirma. 

E3 2018: veja os games anunciados na feira de Los Angeles

1 | 49

Assassin's Creed: Odyssey

Foto: Ubisoft
2 | 49

The Last of Us 2

Foto: Sony
3 | 49

Super Smash Bros.

Foto: Nintendo
4 | 49

FIFA 19

Foto: EA
5 | 49

Cyberpunk 2077

Foto: CD Projekt Red
6 | 49

Gears of War 5

Foto: Microsoft
7 | 49

Spider-Man

Foto: Sony
8 | 49

Starlink: Battle for Atlas

Foto: Ubisoft
9 | 49

Mario Tennis Aces

Foto: Nintendo
10 | 49

The Elder Scrolls VI

Foto: Bethesda
11 | 49

Kingdom Hearts III

Foto: SquareEnix
12 | 49

Pokémon Let's Go Pikachu

Foto: Nintendo
13 | 49

Ori and the Will of the Wisps

Foto: Microsoft
14 | 49

The Crew 2

Foto: Ubisoft
15 | 49

Overcooked 2

Foto: Nintendo
16 | 49

The Awesome Adventures of Captain Spirit

Foto: Square Enix
17 | 49

Battlefield V

Foto: EA
18 | 49

Super Mario Party

Foto: Nintendo
19 | 49

Control

Foto: Remedy
20 | 49

Just Cause 4

Foto: Square Enix
21 | 49

Trials Rising

Foto: Ubisoft
22 | 49

Death Stranding

Foto: Sony
23 | 49

Command and Conquer: RIvals

Foto: EA
24 | 49

Shadow of the Tomb Raider

Foto: Square Enix
25 | 49

Resident Evil 2 Remake

Foto: Capcom
26 | 49

Wolfenstein: Youngblood

Foto: Bethesda
27 | 49

Battletoads

Foto: Microsoft
28 | 49

Jump Force

Foto: Microsoft
29 | 49

The Division 2

Foto: Ubisoft
30 | 49

Ghost of Tsushima

Foto: Sony
31 | 49

Unravel 2

Foto: EA
32 | 49

Forza Horizon 4

Foto: Microsoft
33 | 49

Anthem

Foto: EA
34 | 49

The Elder Scrolls: Blades

Foto: Bethesda
35 | 49

Sea of Solitude

Foto: EA
36 | 49

We Happy Few

Foto: Microsoft
37 | 49

Devil May Cry 5

Foto: Microsoft
38 | 49

Sekiro: Shadows Die Twice

Foto: FromSoftware
39 | 49

Halo: Infinite

Foto: Microsoft
40 | 49

Tunic

Foto: Microsoft
41 | 49

Doom Eternal

Foto: Bethesda
42 | 49

Gears POP e Gears Tactics

Foto: Microsoft
43 | 49

Session

Foto: Microsoft
44 | 49

Dying Light 2

Foto: Techland
45 | 49

Skull and Bones

Foto: Ubisoft
46 | 49

Rage 2

Foto: Bethesda
47 | 49

Fallout 76

Foto: Bethesda
48 | 49

Beyond Good and Evil 2

Foto: Ubisoft
49 | 49

Just Dance 2019

Foto: Ubisoft

Atualizamos nossa política de cookies

Ao utilizar nossos serviços, você aceita a política de monitoramento de cookies.