Aquisição da britânica Deep Mind evidencia atenção que área vem ganhando das empresas grandes de tecnologia
SÃO PAULO – O Google anunciou no domingo,que fez acordo para comprar a companhia de inteligência artificial britânica DeepMind Technologies. Estimativas colocaram o preço da transação em US$ 500 milhões.
Um porta-voz do Google não comentou sobre o preço e representantes da DeepMind não puderam ser contatados de imediato.
Fundada em Londres em 2012 por Demis Hassabis, que já foi jogador de xadrez prodígio na infância, Shane Legg, pesquisador, e Jaan Tallinn, desenvolvedor do Skype e Kazaa, a Deepmind usa algoritmos de aprendizado geral para aplicações como simulações, comércio eletrônico e jogos.
O Google, que está trabalhando em projetos que incluem carros autonômos e robôs, se voltou nos últimos anos para o campo da inteligência artificial. Outras empresas, como Facebook, Yahoo e IBM também têm voltado suas atenções para esta área, em especial o “deep learning” (“aprendizado profundo”), onde máquinas aprendem de maneira complexa, em diferentes níveis.
Em 2012, a companhia contratou Ray Kurzweil, considerado um dos principais nomes da inteligência artificial e em maio anunciou uma parceria com a agência espacial norte-americana (Nasa) e com várias universidades para lançar o Quantum Artificial Inteligence Lab.
/ com Reuters