Como identificar se um produto ou serviço está indo bem? Se faz sentido investir mais recursos nele? Vou lhe contar algo que aprendi no Vale do Silício há alguns anos e que vi novamente em Nova York na semana passada durante a NRF, um dos maiores eventos de varejo do mundo. É um método simples, mas que ajuda.
Quem é familiarizado com a indústria de diamantes conhece os 4 “Cs”: corte, cor, claridade e carat (peso). A combinação dessas características é usada para determinar a atratividade e o valor de uma pedra.
Da mesma forma, se você pretende criar algo, físico ou digital, é vital encontrar uma forma de avaliar a aceitação da sua criação. Para isso, existe uma técnica chamada de 3 “Rs”. Ela é usada para mensurar o grau de envolvimento das pessoas com um produto ou serviço recém-lançado.
RECONHECIMENTO. O primeiro “R” verifica se um público realmente reconhece uma determinada proposta de valor. Ele indica se os potenciais clientes entenderam a razão pela qual a sua solução existe e se eles estão dispostos a pagar o preço que você estabeleceu. O que valida essas hipóteses é o ato da compra. Ou seja, quando um indivíduo adquire algo de você, ele intuitivamente se identifica com o problema que você resolve e acha justo ser cobrado por isso.
REPETIÇÃO. Comprar é diferente de gostar. As pessoas podem entender a sua proposta de valor e pagar por ela. Mas até aqui, não há garantia de satisfação. Lembre-se das vezes que você comprou algo e se decepcionou. Por algum motivo, a sensação desejada não estava lá. Quando isso ocorre, você não compra de novo. O segundo “R” revela se as pessoas gostaram do que usaram. Ao repetir uma compra, o consumidor inconscientemente dá uma “curtida” na experiência que teve e estabelece um elo de confiança com a sua solução.
RECOMENDAÇÃO. O último “R” é a chave para identificar se um produto caiu nas graças do mercado. Além de reconhecer a sua proposta de valor e comprá-la repetidas vezes, os clientes também podem começar a recomendá-la espontaneamente. Se isso acontecer, caro leitor ou leitora, você tem algo especial nas mãos. Nada é mais poderoso do que o bom e velho boca a boca, agora potencializado pela tecnologia.
Assim, a técnica dos 3 “Rs” ajuda a identificar a atratividade de um produto ou serviço. Ao gerar reconhecimento, repetição e recomendação para algo, você transforma clientes em advogados da sua marca, cria defensores do seu negócio e produz uma legião de replicadores do que você faz e acredita.