Sócio da Startse. Escreve mensalmente às terças

Opinião|Taylor Swift é uma das personalidades mais inovadoras da música


Empreitadas da artista demonstram sua capacidade de inovar além de cantar

Por Mauricio Benvenutti

Taylor Swift anunciou shows no Brasil. Mas além de ser uma das artistas mais talentosas da nossa geração, você sabia que ela é considerada uma das personalidades mais inovadoras da indústria da música? Muitas das suas iniciativas desafiam esse segmento e redefinem os padrões dele.

Veja, ela tem uma capacidade incrível de perceber o valor que há em escalar o “inscalável”. Certo dia, alguém tuitou: “Taylor, venha ao meu chá de panela e cante para mim”. Semanas depois, ela foi e cantou para quem estava lá. As horas que Taylor investiu para fazer isso não têm retorno, considerando o valor que ela cobra pelo seu tempo. Porém, é na amplificação de realizar algo que não se espera de artistas como ela onde o retorno aparece. Não é à toa que sua base de fãs – chamada Swifties – é uma das mais engajadas da internet.

continua após a publicidade
Taylor Swift é considerada uma das personalidades mais inovadoras da indústria da música Foto: Sarah Yenesel/EFE/EPA

Em 2014, Taylor confrontou Spotify e Apple por causa do baixo valor repassado aos criadores em suas plataformas de streaming. Quando a Apple, por exemplo, decidiu não pagar os artistas durante o período de degustação gratuita do seu streaming, Taylor disse: “Não pedimos iPhones grátis; por favor, não peça nossa música sem nenhuma compensação.” No dia seguinte, a Apple mudou de decisão. Boa parte das vitórias conquistas pelos músicos nessas batalhas da era digital são atribuídas a ela. Isso lhe rendeu uma capa na revista Bloomberg da época com a manchete. “Taylor Swift é a indústria da música”.

Em 2017, com mais de 100 milhões de seguidores, ela apagou todo o conteúdo das suas redes sociais. Seu site oficial ficou 100% preto e sua presença online “desapareceu”. Nos dias seguintes, Taylor lançou a letra de uma nova música. Depois, o clipe dessa música – que se tornou o mais assistido 24 horas após um lançamento. E na sequência, o novo álbum em si, chamado “Reputation”. Uma das consequências desse sumiço foi simplesmente quebrar o recorde dos Rolling Stones para a turnê americana de maior bilheteria da história.

continua após a publicidade

Já em 2022, as 13 músicas do seu álbum “Midnights” foram lançadas à meia-noite. Mais tarde, às 3 da madrugada, ela surpreendeu os fãs com mais 7 músicas inéditas. Resultado: nas 24 horas seguintes, “Midnights” se tornou o álbum mais escutado e Taylor Swift a artista com mais streams em um único dia no Spotify.

Para coroar essas e outras atitudes ousadas, ela recém recebeu o Innovator Award pelo impacto causado na cultura pop global. E uma das frases do seu discurso é bem típica dos empreendedores: “você tem que se permitir falhar”.

Taylor Swift anunciou shows no Brasil. Mas além de ser uma das artistas mais talentosas da nossa geração, você sabia que ela é considerada uma das personalidades mais inovadoras da indústria da música? Muitas das suas iniciativas desafiam esse segmento e redefinem os padrões dele.

Veja, ela tem uma capacidade incrível de perceber o valor que há em escalar o “inscalável”. Certo dia, alguém tuitou: “Taylor, venha ao meu chá de panela e cante para mim”. Semanas depois, ela foi e cantou para quem estava lá. As horas que Taylor investiu para fazer isso não têm retorno, considerando o valor que ela cobra pelo seu tempo. Porém, é na amplificação de realizar algo que não se espera de artistas como ela onde o retorno aparece. Não é à toa que sua base de fãs – chamada Swifties – é uma das mais engajadas da internet.

Taylor Swift é considerada uma das personalidades mais inovadoras da indústria da música Foto: Sarah Yenesel/EFE/EPA

Em 2014, Taylor confrontou Spotify e Apple por causa do baixo valor repassado aos criadores em suas plataformas de streaming. Quando a Apple, por exemplo, decidiu não pagar os artistas durante o período de degustação gratuita do seu streaming, Taylor disse: “Não pedimos iPhones grátis; por favor, não peça nossa música sem nenhuma compensação.” No dia seguinte, a Apple mudou de decisão. Boa parte das vitórias conquistas pelos músicos nessas batalhas da era digital são atribuídas a ela. Isso lhe rendeu uma capa na revista Bloomberg da época com a manchete. “Taylor Swift é a indústria da música”.

Em 2017, com mais de 100 milhões de seguidores, ela apagou todo o conteúdo das suas redes sociais. Seu site oficial ficou 100% preto e sua presença online “desapareceu”. Nos dias seguintes, Taylor lançou a letra de uma nova música. Depois, o clipe dessa música – que se tornou o mais assistido 24 horas após um lançamento. E na sequência, o novo álbum em si, chamado “Reputation”. Uma das consequências desse sumiço foi simplesmente quebrar o recorde dos Rolling Stones para a turnê americana de maior bilheteria da história.

Já em 2022, as 13 músicas do seu álbum “Midnights” foram lançadas à meia-noite. Mais tarde, às 3 da madrugada, ela surpreendeu os fãs com mais 7 músicas inéditas. Resultado: nas 24 horas seguintes, “Midnights” se tornou o álbum mais escutado e Taylor Swift a artista com mais streams em um único dia no Spotify.

Para coroar essas e outras atitudes ousadas, ela recém recebeu o Innovator Award pelo impacto causado na cultura pop global. E uma das frases do seu discurso é bem típica dos empreendedores: “você tem que se permitir falhar”.

Taylor Swift anunciou shows no Brasil. Mas além de ser uma das artistas mais talentosas da nossa geração, você sabia que ela é considerada uma das personalidades mais inovadoras da indústria da música? Muitas das suas iniciativas desafiam esse segmento e redefinem os padrões dele.

Veja, ela tem uma capacidade incrível de perceber o valor que há em escalar o “inscalável”. Certo dia, alguém tuitou: “Taylor, venha ao meu chá de panela e cante para mim”. Semanas depois, ela foi e cantou para quem estava lá. As horas que Taylor investiu para fazer isso não têm retorno, considerando o valor que ela cobra pelo seu tempo. Porém, é na amplificação de realizar algo que não se espera de artistas como ela onde o retorno aparece. Não é à toa que sua base de fãs – chamada Swifties – é uma das mais engajadas da internet.

Taylor Swift é considerada uma das personalidades mais inovadoras da indústria da música Foto: Sarah Yenesel/EFE/EPA

Em 2014, Taylor confrontou Spotify e Apple por causa do baixo valor repassado aos criadores em suas plataformas de streaming. Quando a Apple, por exemplo, decidiu não pagar os artistas durante o período de degustação gratuita do seu streaming, Taylor disse: “Não pedimos iPhones grátis; por favor, não peça nossa música sem nenhuma compensação.” No dia seguinte, a Apple mudou de decisão. Boa parte das vitórias conquistas pelos músicos nessas batalhas da era digital são atribuídas a ela. Isso lhe rendeu uma capa na revista Bloomberg da época com a manchete. “Taylor Swift é a indústria da música”.

Em 2017, com mais de 100 milhões de seguidores, ela apagou todo o conteúdo das suas redes sociais. Seu site oficial ficou 100% preto e sua presença online “desapareceu”. Nos dias seguintes, Taylor lançou a letra de uma nova música. Depois, o clipe dessa música – que se tornou o mais assistido 24 horas após um lançamento. E na sequência, o novo álbum em si, chamado “Reputation”. Uma das consequências desse sumiço foi simplesmente quebrar o recorde dos Rolling Stones para a turnê americana de maior bilheteria da história.

Já em 2022, as 13 músicas do seu álbum “Midnights” foram lançadas à meia-noite. Mais tarde, às 3 da madrugada, ela surpreendeu os fãs com mais 7 músicas inéditas. Resultado: nas 24 horas seguintes, “Midnights” se tornou o álbum mais escutado e Taylor Swift a artista com mais streams em um único dia no Spotify.

Para coroar essas e outras atitudes ousadas, ela recém recebeu o Innovator Award pelo impacto causado na cultura pop global. E uma das frases do seu discurso é bem típica dos empreendedores: “você tem que se permitir falhar”.

Tudo Sobre
Opinião por Mauricio Benvenutti

Sócio da plataforma para startups Startse

Atualizamos nossa política de cookies

Ao utilizar nossos serviços, você aceita a política de monitoramento de cookies.