Na Bluesky, a start-up de mídia social que tem adicionado 1 milhão de usuários por dia desde que o proprietário do X, Elon Musk, venceu a aposta total no presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, os 20 funcionários em tempo integral da empresa têm se esforçado para manter o site moderado e seus servidores funcionando.
Não é a única empresa que tem corrido atrás do relógio. A Meta, gigante das redes sociais por trás do Facebook e Instagram, lançou uma série de testes, ajustes e novas funcionalidades na última semana para o seu próprio concorrente em desenvolvimento do X, chamado Threads. Vários deles parecem projetados para afastar a ameaça que o Bluesky representa ao seu status como a principal alternativa para pessoas desencantadas com o X.
“A corrida para substituir o Twitter acelerou,” disse Jasmine Enberg, vice-presidente e analista principal na eMarketer, uma firma de pesquisa de mercado. “O Threads tornou-se o lar de facto de muitos usuários deslocados do X, mas o surgimento de novos usuários no Bluesky após a eleição intensificou a competição.”
“Apesar de a base de usuários da BlueSky ainda ser apenas uma fração da Threads”, ela acrescentou, “a Meta claramente a vê como uma ameaça em potencial.”
A Meta, maior participante do setor, está se movendo rapidamente para reagir à plataforma novata, adaptando-se ao incorporar recursos populares, como já fez no passado com rivais como Snapchat e TikTok.
O Threads agora promoveu feeds personalizados ao estilo BlueSky, que dão aos usuários mais controle, e ajustou o algoritmo principal para destacar mais publicações de pessoas que você segue. O recurso ecoa a abordagem da BlueSky de incentivar os usuários a criar seus próprios feeds e se inscrever em feeds criados por outros. Isso inclui muitos que fornecem notícias em tempo real e comentários sobre política — um domínio que Threads tentou minimizar.
Embora o Threads permaneça a alternativa ao X mais popular, tendo acumulado 275 milhões de inscrições desde seu lançamento em julho de 2023, o BlueSky está em ascensão: cresceu de cerca de 13 milhões de usuários para 22 milhões em pouco mais de duas semanas. A onda de adesões conferiu à plataforma um impulso e um burburinho que raramente startups de mídia social alcançam em uma indústria dominada na última década pela Meta e por um punhado de outros pesos pesados do setor.
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O crescimento explosivo levou a interrupções do serviço no início desta semana, que a Bluesky disse na quinta-feira, 21, ter resolvido. Lançada como uma cisão do Twitter sob o antigo diretor-executivo Jack Dorsey, a empresa desde então cortou laços com o bilionário e agora é majoritariamente de propriedade de seus empregados, incluindo o CEO de 33 anos, Jay Graber.
A Meta tomou nota. Nos últimos 10 dias, a empresa promoveu o próprio crescimento ao mesmo tempo que anunciou ajustes no Threads que espelham características-chave da Bluesky.
O recurso de “feeds personalizados” que o Threads anunciou na quarta-feira, 20, permite que os usuários alternem facilmente entre seu feed principal e feeds especiais construídos em torno de tópicos ou pessoas de interesse. Isso ecoa a abordagem da Bluesky de incentivar os usuários a criarem seus próprios feeds e assinarem feeds criados por outros.
“Este é o tipo de competição e inovação que tem faltado nas redes sociais na última década, porque o progresso tem sido retido dentro dos gigantes da tecnologia”, destacou a Bluesky em sua conta oficial no Threads.
Na quinta-feira, 21, o chefe do Instagram e Threads, Adam Mosseri, disse que o aplicativo mudou o algoritmo que determina o que os usuários veem em seus feeds para “priorizar conteúdo de pessoas que você segue”. Isso também faz com que o Threads seja mais parecido com o Bluesky e menos com o Instagram Reels ou TikTok, que oferecem recomendações personalizadas de conteúdo compartilhado principalmente por estranhos.
As ações da Meta para se antecipar ao Bluesky vêm de um manual familiar. Em 2016, o Instagram lançou o Stories, posts efêmeros que desaparecem após 24 horas, depois que um recurso similar se tornou popular entre os usuários do Snapchat. Em 2020, a empresa introduziu o Reels, um produto de vídeo de curta duração projetado para competir com a popularidade ascendente do rival TikTok.
Os órgãos de fiscalização antitruste há muito acusam a Meta de confiar em uma estratégia de “copiar-adquirir-eliminar” para se defender de forma injusta dos rivais e consolidar sua dominância nas mídias sociais. Um juiz federal decidiu no início deste mês que uma ação movida pelo governo dos EUA para forçar a Meta a se desfazer do Instagram e do WhatsApp pode ir a julgamento.
Neste caso, porém, tanto a Meta quanto a Bluesky ainda estão perseguindo o grande X. Embora a empresa tenha recusado a comentar ou compartilhar métricas de usuários, Musk disse no X, na quinta-feira, 21, que ele “continua atingindo novos recordes de uso, porque (a plataforma) é de longe o lugar mais interessante na Internet.”
Questionado se os últimos movimentos do Threads foram inspirados pelo sucesso do Bluesky, o porta-voz da Meta, Seine Kim, disse: “Nós regularmente lançamos novas funcionalidades e atualizações no Threads — dezenas nos últimos meses — para apoiar os agora mais de 275 milhões de usuários do Threads. E continuaremos a compartilhar mais à medida que trabalhamos para servir essa comunidade crescente.”
O Instagram desempenhou um papel crucial no crescimento do Threads, convidando seus mais de 2 bilhões de usuários a se inscreverem no Threads e a seguir automaticamente as mesmas contas que seguem no Instagram. Mas, na semana passada, Mosseri disse que o Threads não importará mais as conexões do Instagram dos usuários, dizendo que testes internos mostraram que as pessoas preferem construir novas comunidades no Threads.
O recente crescimento do Bluesky lembra o sucesso inicial do Threads, que a Meta criou no ano passado com uma pequena equipe focada em engenharia de menos de 60 pessoas em menos de sete meses. O aplicativo atraiu mais de 100 milhões de usuários em seus primeiros cinco dias, incluindo celebridades e políticos conhecidos.
Bhaskar Chakravorti, decano de negócios globais na Escola Fletcher da Universidade de Tufts, disse que o aumento do Bluesky pode ser visto em parte como uma resposta à eleição de Trump, comparando-o ao surgimento de sites conservadores como o Truth Social após a vitória de Joe Biden em 2020.
“A plataforma mais utilizada para expressão política, X, oscilou tanto na direção pró-Trump que cria uma profunda necessidade não atendida, que está sendo preenchida pelo Bluesky, Threads, LinkedIn, TikTok e outros,” ele disse.
O X não respondeu a um pedido de comentário.
David Carroll, professor associado na Escola de Design Parsons, disse que tem sido “revigorante observar como novos participantes podem competir com os incumbentes,” mesmo que isso signifique “que não há mais uma única plataforma dominante de feed” que se apresenta como uma praça pública.
Cristiano Lima-Strong contribuiu para esta reportagem.
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Distribuído por The Washington Post.