Programa tenta popularizar buscador Bing entre estudantes, com uma versão sem publicidade para ser usada em escolas
SÃO FRANCISCO – A rivalidade de longa data entre a Microsoft Corp. e Google Inc. está se transformando em uma briga de escola. A Microsoftabriu na quarta-feira, 21, uma nova frente contra o provedor líder de pesquisas do mundo, pilotando uma oferta sem anúncios para usuários educacionais do Bing, o motor de busca que durante anos rastejou atrás do Google.
A Microsoft, que incluiu o distrito unificado de escolas de Los Angeles e escolas públicas de Atlanta, entre outros distritos escolares, oferece o Bing como uma alternativa em um momento de crescente preocupação pública sobre a forma como as empresas de internet estão seguindo cada movimento de seus usuários para direcionar os anúncios que exibe.
Como parte do programa, a Microsoft também vai oferecer tablets Surface gratuitos e materiais didáticos para o ensino de jovens sobre o uso da internet.
Stefan Weitz, diretor de pesquisa da Microsoft, disse que o programa irá ajudar a expor jovens usuários a produtos Microsoft. “Esperamos que demonstremos a qualidade do Bing para professores e alunos e também pais, e uma vez que eles vejam quão bom ele é, esperamos ver uma maior utilização fora das escolas também”, disse Weitz.
O Bing, com 18 % da quota de mercado de busca, corre por muitos anos atrás do Google, com 67%, segundo dados da ComScore, apesar de um esforço agressivo para diminuir essa diferença.
/ REUTERS