Um relatório do Morgan Stanley Dean Witter fez com que as ações do portal Yahoo! caíssem ontem 15%, chegando a US$ 41,69, o valor mais baixo de negociação em dois anos. O estudo, produzido pela analista de Internet Mary Meeker, indica que a companhia pode ter problemas para atingir as metas de faturamento. Meeker disse que o faturamento estimado pelo Yahoo! indica uma taxa de crescimento mais lenta da companhia no quatro trimestre de 2000 e, possivelmente, no primeiro semestre de 2001. A analista também acredita que o modelo de negócios da empresa, concentrada basicamente em faturamento com publicidade, "é muito arriscada". Além de ter provocado uma queda de 15% nas ações da companhia, o relatório de Meeker também provou que o Yahoo! não está livre dos mesmos problemas que assolam outras empresas "pontocom". Em junho, o Lehman Brother apontou que a publicidade é responsável por cerca de 80% da receita da empresa. Muito dos anunciantes do Yahoo! são empresas de Internet, que atravessam uma fase difícil e precisam reduzir custos ou até mesmo encerrar as operações. Analistas esperam que a companhia gere receitas de US$ 315 milhões no quatro trimestre, segundo o First Call/Thomson Financial. Para os dois primeiros trimestres fiscais de 2001, a expectativa é de receitas de US$ 321 milhões e US$ 346 milhões, respectivamente.