Em vez de pagar por cada jogo, uma assinatura mensal com uma biblioteca selecionada de títulos. Essa é a ideia do Xbox Game Pass, serviço de assinatura que a Microsoft lançará nos Estados Unidos no dia 1º de junho. A assinatura mensal custa US$ 10 e dá acesso a uma biblioteca de mais de 100 títulos – entre eles, jogos como Halo 5 e Gears of War 3.
Anunciado em fevereiro pela empresa, o serviço também dará aos assinantes desconto na compra de jogos da biblioteca. Enquanto o usuário assinar o Game Pass, ele terá acesso aos títulos da coleção – quando a assinatura for encerrada, os jogos também somem de sua biblioteca.
Segundo a Microsoft, o serviço ganhará novos títulos com o tempo. "Queremos garantir uma diversidade de experiências, gêneros e classificações etárias para nossos jogadores". Quem já assina a Xbox Live Gold, serviço da Microsoft que dá acesso a partidas online, no entanto, poderá testar o serviço a partir de hoje. Ainda não há previsão, porém, para a chegada do Xbox Game Pass ao Brasil.
A rival Sony já tem um serviço parecido desde 2014, o PlayStation Now. A diferença, no entanto, é que o PS Now funciona por streaming dos games diretamente da internet, necessitando que o jogador esteja conectado à rede.