Quais as agências que mais investiram em compra de mídia e espaço publicitário; veja ranking


Levantamento tem dados de 336 agências do País; investimento em espaços publicitários cresceu 10,4% em 2023, aponta o Fórum de Autorregulação do Mercado Publicitário, o Cenp-Meios

Por Wesley Gonsalves
Atualização:

O Fórum de Autorregulação do Mercado Publicitário, o Cenp-Meios, divulgou na quarta-feira, 24, o ranking das agências que mais investiram em compra de mídia e espaço publicitário em 2023. Com um crescimento de 10,4% nos aportes publicitários, na comparação ante ao ano anterior, nomes como Mediabrands, Betc Havas e Artplan encabeçam o topo da lista das companhias que mais compraram espaço de mídia em veículos nacionais ao longo do ano.

O ranking das agências de publicidade tem como base o investimento em mídia e classifica as agências, mas não traz o investimento isolado de cada uma das marcas. Para mensurar os dados, a entidade conta com o apoio da consultoria KPMG ao analisar as informações que são enviadas pelas 336 agências do mercado doméstico afiliadas ao fórum.

Levantamento é feito pelo Fórum de Autorregulação a cada dois anos e usa como base informações anonimizadas de 336 agências do País Foto: terovesalainen - stock.adobe.com / terovesalainen - stock.adobe.com
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Conforme adiantou o Estadão, o mercado publicitário investiu aproximadamente R$ 23,4 bilhões na compra de espaço de mídia e anúncios, em 2023 - um crescimento nominal (sem descontar a inflação do período) de aproximadamente 10,4% em comparação aos R$ 21,2 bilhões transacionados em 2022.

Depois de um movimento de concentração de compra de mídia para as agências do The Interpublic Group of Companies (IPG), a Mediabrands alcançou a primeira posição do ranking e desbancou a então primeira colocada na última edição do levantamento, a agência Betc Havas, que agora ocupa a segunda colocação da lista. “É importante ressaltar que, diferentemente dos dados aferidos em 2022, houve agora uma integração das informações coletadas das agências Mediabrands e Mullen Lowe, que passaram a atuar como uma única operação, Mediabrands”, comenta o Cenp, em nota.

Para Ariel Bergamo, que chegou recentemente à cadeira de CEO da companhia, o resultado da agência dentro do ranking do Fórum reforça o desafio de guiar a empresa em um caminho de crescimento financeiro. “Essa conquista é um reconhecimento da força de dados da agência, tão crucial hoje, atrelada ao full specialist e ao mesmo tempo revela a transformação do nosso mercado, que vem valorizando justamente isso, nomes que são muito fortes em mídia”, afirma. “Eu já considerava esse momento como o mais desafiador da minha carreira e essa conquista aumenta o desafio ao mesmo tempo que me motiva ainda mais”, complementa.

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Ainda em relação às movimentações de fusões do setor no ano passado, o ranking do Cenp computou os resultados das agências VMLY&R e Wunderman Thompson como empresas separadas, haja vista que oficialização da união das duas marcas foi informada pelo grupo WPP no segundo semestre de 2023 e unificado a partir de janeiro deste ano. “O ranking de agências do Cenp-Meios é uma fotografia do mercado publicitário e, como tal, retrata ano a ano as movimentações tendo como ponto de partida as oscilações referentes aos investimentos em mídia”, afirma a diretora executiva do Cenp-Meios, Regina Augusto.

De acordo com a entidade que autorregula o mercado publicitário brasileiro, o ranking Cenp-Meios reúne apenas as agências que autorizaram sua entrada na lista, que enviam mensalmente dados totalizados das agências, sem indicar informações sobre o cliente ou veículo escolhido. “O ranking é uma contribuição importante do Cenp ao mercado, pois reflete a constante transformação pela qual passa nossa indústria,” afirma Salles Neto, coordenador do comitê técnico de métricas e indicadores (CTMI) do Cenp.

Na segunda posição do ranking, o fundador e CEO da Betc Havas, Erh Ray, comemorou a presença no topo da lista das companhias com maiores investimentos em mídia do País. “Estamos muito felizes em mais uma vez estar entre as maiores agências do País. Uma posição tão relevante e consistente no ranking, nesses últimos anos, reforça a eficiência e excelência do trabalho que realizamos todos os dias para os nossos clientes,” diz.

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Logo em seguida, encerrando o pódio das agências, o sócio-presidente da Artplan, Antônio Fadiga, comentou que resultado serve como impulsão para manter foco nos negócios de olho a um horizonte de crescimento. “Esta posição nos motiva mas não nos guia. Mas é claro que comemoramos, pois é um trabalho em conjunto entre cliente e agência, na busca do melhor resultado de negócios.”

Veja o ranking completo das agências.

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  1. Mediabrands (Reprise Digital + Mullen Lowe)
  2. Betcv Havas
  3. Artplan
  4. Wmccann
  5. EssenceMediaCom (ex- Blinks Essence)
  6. Galeria
  7. Almap BBDO
  8. Africa DDB
  9. Publicis Brasil
  10. VMLY&R
  11. Ogilvy & Mather Brasil
  12. Talent Marcel
  13. Wunderman Thompson
  14. Leo Burnett Tailor Made
  15. DPZ
  16. Suno United Creators
  17. Lew’Lara\TBWA
  18. Propeg Comunicação
  19. Agência WE
  20. FBIZ

O Fórum de Autorregulação do Mercado Publicitário, o Cenp-Meios, divulgou na quarta-feira, 24, o ranking das agências que mais investiram em compra de mídia e espaço publicitário em 2023. Com um crescimento de 10,4% nos aportes publicitários, na comparação ante ao ano anterior, nomes como Mediabrands, Betc Havas e Artplan encabeçam o topo da lista das companhias que mais compraram espaço de mídia em veículos nacionais ao longo do ano.

O ranking das agências de publicidade tem como base o investimento em mídia e classifica as agências, mas não traz o investimento isolado de cada uma das marcas. Para mensurar os dados, a entidade conta com o apoio da consultoria KPMG ao analisar as informações que são enviadas pelas 336 agências do mercado doméstico afiliadas ao fórum.

Levantamento é feito pelo Fórum de Autorregulação a cada dois anos e usa como base informações anonimizadas de 336 agências do País Foto: terovesalainen - stock.adobe.com / terovesalainen - stock.adobe.com

Conforme adiantou o Estadão, o mercado publicitário investiu aproximadamente R$ 23,4 bilhões na compra de espaço de mídia e anúncios, em 2023 - um crescimento nominal (sem descontar a inflação do período) de aproximadamente 10,4% em comparação aos R$ 21,2 bilhões transacionados em 2022.

Depois de um movimento de concentração de compra de mídia para as agências do The Interpublic Group of Companies (IPG), a Mediabrands alcançou a primeira posição do ranking e desbancou a então primeira colocada na última edição do levantamento, a agência Betc Havas, que agora ocupa a segunda colocação da lista. “É importante ressaltar que, diferentemente dos dados aferidos em 2022, houve agora uma integração das informações coletadas das agências Mediabrands e Mullen Lowe, que passaram a atuar como uma única operação, Mediabrands”, comenta o Cenp, em nota.

Para Ariel Bergamo, que chegou recentemente à cadeira de CEO da companhia, o resultado da agência dentro do ranking do Fórum reforça o desafio de guiar a empresa em um caminho de crescimento financeiro. “Essa conquista é um reconhecimento da força de dados da agência, tão crucial hoje, atrelada ao full specialist e ao mesmo tempo revela a transformação do nosso mercado, que vem valorizando justamente isso, nomes que são muito fortes em mídia”, afirma. “Eu já considerava esse momento como o mais desafiador da minha carreira e essa conquista aumenta o desafio ao mesmo tempo que me motiva ainda mais”, complementa.

Ainda em relação às movimentações de fusões do setor no ano passado, o ranking do Cenp computou os resultados das agências VMLY&R e Wunderman Thompson como empresas separadas, haja vista que oficialização da união das duas marcas foi informada pelo grupo WPP no segundo semestre de 2023 e unificado a partir de janeiro deste ano. “O ranking de agências do Cenp-Meios é uma fotografia do mercado publicitário e, como tal, retrata ano a ano as movimentações tendo como ponto de partida as oscilações referentes aos investimentos em mídia”, afirma a diretora executiva do Cenp-Meios, Regina Augusto.

De acordo com a entidade que autorregula o mercado publicitário brasileiro, o ranking Cenp-Meios reúne apenas as agências que autorizaram sua entrada na lista, que enviam mensalmente dados totalizados das agências, sem indicar informações sobre o cliente ou veículo escolhido. “O ranking é uma contribuição importante do Cenp ao mercado, pois reflete a constante transformação pela qual passa nossa indústria,” afirma Salles Neto, coordenador do comitê técnico de métricas e indicadores (CTMI) do Cenp.

Na segunda posição do ranking, o fundador e CEO da Betc Havas, Erh Ray, comemorou a presença no topo da lista das companhias com maiores investimentos em mídia do País. “Estamos muito felizes em mais uma vez estar entre as maiores agências do País. Uma posição tão relevante e consistente no ranking, nesses últimos anos, reforça a eficiência e excelência do trabalho que realizamos todos os dias para os nossos clientes,” diz.

Logo em seguida, encerrando o pódio das agências, o sócio-presidente da Artplan, Antônio Fadiga, comentou que resultado serve como impulsão para manter foco nos negócios de olho a um horizonte de crescimento. “Esta posição nos motiva mas não nos guia. Mas é claro que comemoramos, pois é um trabalho em conjunto entre cliente e agência, na busca do melhor resultado de negócios.”

Veja o ranking completo das agências.

  1. Mediabrands (Reprise Digital + Mullen Lowe)
  2. Betcv Havas
  3. Artplan
  4. Wmccann
  5. EssenceMediaCom (ex- Blinks Essence)
  6. Galeria
  7. Almap BBDO
  8. Africa DDB
  9. Publicis Brasil
  10. VMLY&R
  11. Ogilvy & Mather Brasil
  12. Talent Marcel
  13. Wunderman Thompson
  14. Leo Burnett Tailor Made
  15. DPZ
  16. Suno United Creators
  17. Lew’Lara\TBWA
  18. Propeg Comunicação
  19. Agência WE
  20. FBIZ

O Fórum de Autorregulação do Mercado Publicitário, o Cenp-Meios, divulgou na quarta-feira, 24, o ranking das agências que mais investiram em compra de mídia e espaço publicitário em 2023. Com um crescimento de 10,4% nos aportes publicitários, na comparação ante ao ano anterior, nomes como Mediabrands, Betc Havas e Artplan encabeçam o topo da lista das companhias que mais compraram espaço de mídia em veículos nacionais ao longo do ano.

O ranking das agências de publicidade tem como base o investimento em mídia e classifica as agências, mas não traz o investimento isolado de cada uma das marcas. Para mensurar os dados, a entidade conta com o apoio da consultoria KPMG ao analisar as informações que são enviadas pelas 336 agências do mercado doméstico afiliadas ao fórum.

Levantamento é feito pelo Fórum de Autorregulação a cada dois anos e usa como base informações anonimizadas de 336 agências do País Foto: terovesalainen - stock.adobe.com / terovesalainen - stock.adobe.com

Conforme adiantou o Estadão, o mercado publicitário investiu aproximadamente R$ 23,4 bilhões na compra de espaço de mídia e anúncios, em 2023 - um crescimento nominal (sem descontar a inflação do período) de aproximadamente 10,4% em comparação aos R$ 21,2 bilhões transacionados em 2022.

Depois de um movimento de concentração de compra de mídia para as agências do The Interpublic Group of Companies (IPG), a Mediabrands alcançou a primeira posição do ranking e desbancou a então primeira colocada na última edição do levantamento, a agência Betc Havas, que agora ocupa a segunda colocação da lista. “É importante ressaltar que, diferentemente dos dados aferidos em 2022, houve agora uma integração das informações coletadas das agências Mediabrands e Mullen Lowe, que passaram a atuar como uma única operação, Mediabrands”, comenta o Cenp, em nota.

Para Ariel Bergamo, que chegou recentemente à cadeira de CEO da companhia, o resultado da agência dentro do ranking do Fórum reforça o desafio de guiar a empresa em um caminho de crescimento financeiro. “Essa conquista é um reconhecimento da força de dados da agência, tão crucial hoje, atrelada ao full specialist e ao mesmo tempo revela a transformação do nosso mercado, que vem valorizando justamente isso, nomes que são muito fortes em mídia”, afirma. “Eu já considerava esse momento como o mais desafiador da minha carreira e essa conquista aumenta o desafio ao mesmo tempo que me motiva ainda mais”, complementa.

Ainda em relação às movimentações de fusões do setor no ano passado, o ranking do Cenp computou os resultados das agências VMLY&R e Wunderman Thompson como empresas separadas, haja vista que oficialização da união das duas marcas foi informada pelo grupo WPP no segundo semestre de 2023 e unificado a partir de janeiro deste ano. “O ranking de agências do Cenp-Meios é uma fotografia do mercado publicitário e, como tal, retrata ano a ano as movimentações tendo como ponto de partida as oscilações referentes aos investimentos em mídia”, afirma a diretora executiva do Cenp-Meios, Regina Augusto.

De acordo com a entidade que autorregula o mercado publicitário brasileiro, o ranking Cenp-Meios reúne apenas as agências que autorizaram sua entrada na lista, que enviam mensalmente dados totalizados das agências, sem indicar informações sobre o cliente ou veículo escolhido. “O ranking é uma contribuição importante do Cenp ao mercado, pois reflete a constante transformação pela qual passa nossa indústria,” afirma Salles Neto, coordenador do comitê técnico de métricas e indicadores (CTMI) do Cenp.

Na segunda posição do ranking, o fundador e CEO da Betc Havas, Erh Ray, comemorou a presença no topo da lista das companhias com maiores investimentos em mídia do País. “Estamos muito felizes em mais uma vez estar entre as maiores agências do País. Uma posição tão relevante e consistente no ranking, nesses últimos anos, reforça a eficiência e excelência do trabalho que realizamos todos os dias para os nossos clientes,” diz.

Logo em seguida, encerrando o pódio das agências, o sócio-presidente da Artplan, Antônio Fadiga, comentou que resultado serve como impulsão para manter foco nos negócios de olho a um horizonte de crescimento. “Esta posição nos motiva mas não nos guia. Mas é claro que comemoramos, pois é um trabalho em conjunto entre cliente e agência, na busca do melhor resultado de negócios.”

Veja o ranking completo das agências.

  1. Mediabrands (Reprise Digital + Mullen Lowe)
  2. Betcv Havas
  3. Artplan
  4. Wmccann
  5. EssenceMediaCom (ex- Blinks Essence)
  6. Galeria
  7. Almap BBDO
  8. Africa DDB
  9. Publicis Brasil
  10. VMLY&R
  11. Ogilvy & Mather Brasil
  12. Talent Marcel
  13. Wunderman Thompson
  14. Leo Burnett Tailor Made
  15. DPZ
  16. Suno United Creators
  17. Lew’Lara\TBWA
  18. Propeg Comunicação
  19. Agência WE
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